Empresa gaúcha inova com tecnologia alemã para limpeza mecanizada de usinas solares

softelec

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin, em colaboração a AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

  • Voltmais introduziu o equipamento alemão PVSPIN para limpeza mecanizada de módulos solares fotovoltaicos.
  • Como distribuidor autorizado, Júlio César Müller, CEO da Voltmais está credenciando revendedores.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2017 – De montagens industriais a módulos fotovoltaicos. Assim foi o começo da Voltmais, empresa situada em Estância Velha (RS), que monta e instala usinas de energia solar. A Voltmais também está iniciando a comercialização do PVSPIN, o qual é um sistema mecanizado para limpeza de painéis fotovoltaicos.

O diretor técnico da Voltmais, Júlio César Müller, contou que está envolvido com energia solar há mais de dez anos. Ao conhecer sistemas de biogás no estado do Mato Grosso, ficou um tanto frustrado com o desenvolvimento desta atividade nos centros urbanos. Pesquisou então literaturas alemãs e espanholas sobre energia solar, fez cursos e workshops.

Em junho de 2015, em companhia de mais 17 brasileiros, participou de treinamentos na Alemanha, num projeto do governo da Baviera.

“Foi muito proveitoso e espetacular” disse Júlio, que ficou encantado com a inovação, a tecnologia e a quantidade de implantação de energia solar.

A visita a Top Solar Team GmbH na Alemanha, fabricante do PVSPIN, aconteceu em outubro do ano passado, junto com Cibeli Monteverde. Engenheira civil na cidade de São Paulo, ela é parceira de Júlio no projeto de representação, comercialização e manutenção em áreas de grande geração solar no Brasil. Tanto a empresa brasileira Voltmais, quanto a empresa alemã Top Solar contaram desde o início com o total apoio de Simone Horvatin. Brasileira residente há 17 anos na Alemanha, é proprietária da empresa SUPPLYgoGREEN, cujo foco é servir os países da América Latina com tecnologias ambientais da Alemanha e Europa.

PVSPIN Equipamento alemão para limpeza de módulos solares fotovoltaicos
PVSPIN Equipamento alemão para
limpeza de módulos solares fotovoltaicos

Cibeli atua neste projeto como consultora de Júlio. A Voltmais terá, segundo a engenheira, uma divisão para tratar especificamente da representação/comercialização do equipamento PVSPIN, bem como prestação de serviço de manutenção e limpeza em grandes instalações de geração solar, o que vem sendo conhecido como fazendas de geração solar.

O equipamento PVSPIN é composto de escovas giratórias elétricas que limpam os módulos fotovoltaicos. Para o manuseio são necessárias duas pessoas, assim como a filtragem da água utilizada no processo, para evitar a presença de detritos e possíveis ranhuras das superfícies das placas. O primeiro equipamento PVSPIN acaba de embarcar para o Brasil, apesar das questões burocráticas enfrentadas.

Fazendo a diferença

A tecnologia, segundo ela, evita que alguém caminhe sobre os módulos fotovoltaicos.

“Você se coloca no ponto mais alto da instalação dos módulos. A máquina vem descendo mecanicamente, fazendo a limpeza com aspersão de água, e você não precisa caminhar em cima dos módulos. Este é o grande diferencial do equipamento de tecnologia alemã. No Brasil, as pessoas acham que fazer a limpeza é necessário. Tenho informações de que caminham em cima dos módulos, pela falta de equipamentos adequados. No Brasil as pessoas não têm ainda o conceito de maior preocupação com a manutenção de qualquer equipamento”.

Com especialização em gestão de energia, feita através de bolsa de estudo do governo do estado da Baviera no Brasil, Cibeli destaca que os alemães têm extremo cuidado com a manutenção dos equipamentos e instalações. Caminhar em cima de um módulo fotovoltaico, de acordo com ela, exerce uma pressão de peso.

“Esta atitude causa danos as chapas de vidro que compõem os módulos. Estes danos se transformam em fissuras no vidro, as quais diminuem a geração solar. Acaba-se obtendo uma produção de energia menor do que a projetada e instalada, o que gera uma ineficiência da instalação, traduzindo-se em prejuízo monetário.

Empolgado com esta parceria, o diretor técnico da Voltmais acredita muito no investimento desta tecnologia alemã. Na opinião dele, a questão da sustentabilidade no Brasil atinge não só a conscientização, mas também a necessidade. Mesmo com toda a instabilidade financeira e política no país, Cibeli acredita que PVSPIN terá grande aceitação por aqui.

“Acredito que vão acontecer negócios”. Em relação a participação na Ambiental Mercantil Expobahia 2017, evento que acontece de 23 a 25 de maio em Salvador, Júlio tem grandes expectativas.

Distribuidor no Brasil

A Voltmais Soluções Elétricas sustentáveis é a distribuidora autoriza no Brasil. Está credenciando revendedores. Para maiores informações, entrar em contato com vendas@voltmais.com.br ou julio@voltmais.com.br.

Site oficial: https://voltmais.com.br

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!