Multinacional transforma resíduos em novos recursos

softelec

A LTM Brasil utiliza osmose reversa no tratamento do chorume

A consciência ambiental torna-se, cada vez mais, necessária. É por isso que a LTM Brasil, multinacional que trata resíduos, oferece soluções para indústrias e prefeituras. Conforme consta no website da empresa, ela é pioneira no tratamento do chorume por osmose reversa.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Em entrevista por e-mail, o coordenador Marcelo Viegas Soares explicou que a osmose reversa, utilizada pela LTM para o tratamento do chorume, é um processo físico, onde as substâncias contidas em um líquido são separadas através da utilização de membranas. De cheiro típico e desagradável, o chorume é um caldo escuro e alcalino. Sua origem está na decomposição da matéria orgânica que é depositada nos aterros sanitários e grandes lixões.

Ainda de acordo com Marcelo, quando se aplica uma pressão superior à pressão osmótica – força contrária à osmose – no liquido mais concentrado, as moléculas de água são forçadas a atravessar a membrana no sentido inverso da osmose natural.

“Esse processo é chamado de osmose reversa. Dentro do sistema de osmose reversa, o processo ocorre com o líquido em movimento, fluindo sobre a superfície das membranas. O chorume vai sendo gradativamente concentrado enquanto percorre o interior do módulo”.

O coordenador explicou ainda que o chorume a ser tratado circula sobre a membrana de osmose.

“Já o permeado fluirá perpendicularmente, atravessando a membrana e posteriormente circulando pela camada drenante ao interior da membrana”.

Meio ambiente tratado com carinho

Para transformar o resíduo em um novo recurso, a LTM utiliza o método Osmose reversa que é derivado o permeado. O Permeado, segundo Marcelo, é armazenado em lagoas e posteriormente lançado ao meio ambiente atendendo aos parâmetros mais rígidos, exigidos pelas autoridades ambientais.

“Ou para uso interno no próprio aterro, para aguar plantas, limpeza de caminhões e carros e molhar as ruas internas do aterro”.

Nascido há 30 anos, o grupo LTM é uma multinacional que esta presente no mercado ambiental da América Latina, possui duas unidades na Argentina e quatro no Brasil. Adota o princípio da gestão integrada para transformar resíduos em recursos. Segundo o site da LTM Brasil, a empresa é pioneira em tratamento por osmose reversa e possui know how das melhores tecnologias para descontaminação do chorume. Marcelo acredita que é imprescindível ter conscientização ambiental nos dias de hoje.

“Não somente a LTM ter esta conscientização ambiental, mesmo se tratando do nosso negócio, mas toda a população, pois temos que tratar o nosso meio ambiente com mais carinho”.

Como todos os participantes da AMBIENTAL MERCANTIL EXPO BAHIA 2017, o coordenador também nutre grandes expectativas. “Esperamos que a feira nos traga bons resultados”. Além de mostrar o trabalho da LTM, Marcelo deseja conhecer novas tecnologias.

Marcelo Viegas Soares, Coordenador
ENTREVISTADO

 LTM BRASIL – CONTATO
Tel.:     (71) 3342-3333
Email: comercial@ltmbrasil.com.br
Website: www.ltmbrasil.com.br             
 

Por Angêla Schreiber, jornalista freelancer.
Com exclusividade para o CANAL DE NOTÍCIAS AMBIENTAL MERCANTIL.

A LTM BRASIL estará presente no evento AMBIENTAL MERCANTIL EXPOBAHIA2017

 

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!