Últimas notícias

O “pescador de nuvens”​ CLOUDFISHER: usando de forma inteligente os recursos disponíveis na natureza, para produzir água potável!

Esta tecnologia “made in Germany”  é apaixonante por vários motivos: pela simplicidade e pela função transformadora de vidas, com um nome um tanto poético, mas que faz jus: CLOUDFISHER (O pescador de nuvens!). Em 2014, ainda não haviam produtos para serem comercializados. Todo o desenvolvimento servia somente para atender aos projetos sociais da Fundação da Água da Alemanha (em alemão, Deutsche Wasser Stiftung).

A história do CLOUDFISHER é mais ou menos assim: um designer industrial alemão, no seu aniversário de 50 anos, sentindo-se grato por ter atingido seus objetivos profissionais, quis “dar” um presente para a humanidade (ao invés de receber um presente. Ouvi esta história da boca do próprio criador do CLOUDFISHER, o Sr. Peter Trautwein).

Existem pessoas neste mundo que pertencem a um outro plano e fazem a existência valer a pena: Peter Trautwein doou e doa seu know how e tempo para produzir água potável em regiões áridas e sem esperança.

Além de ter desenvolvido o CLOUDFISHER, ele doou os direitos de patente para a Fundação da Água, que teve como patrono o arquiteto super ecológico Friedensreich Hundertwasser (1928-2000) e atualmente, o Dalai Lama.

Juntando a experiência e know how de designer industrial, engajamento social e uma fundação sem fins lucrativos: a gente só pode tirar chapéu! Tudo isso para transformar vidas em áreas áridas e sem recursos hídricos. Levar mais qualidade da vida das pessoas, melhorar a agricultura e até, através desta agricultura, melhorar o rendimento familiar.

Desde então, já realizaram projetos na Tanzânia, Eritréia, Califórnia e agora em 2017 e 2018, estão instalando o maior do mundo, no Marrocos.

Quem diria, uma realidade no Marrocos: 31 Cloudfisher instalados, 1700m2 de superfície de rede, captação de 22 litros/m2 de água potável, 37,4 qbm de água/névoa por dia. A maior plataforma de captura de névoa em água potável do mundo.

Cloudfisher se tornou um objeto de pesquisa com apoio da Universidade de Munique. Isto porque, a qualidade da estrutura e da rede sempre foram questões consideradas importantes. Ventos fortes podem danificar a rede e interromper a produção da água, afetando as pessoas que dependem desta fonte e dispõem de poucos recursos para sua manutenção. Por isso, a rede do Cloudfisher está na sua 8. versão, hoje o que chamam de rede 3D: mais resistente, para capturar muito mais gotas e produzir maior volume de água potável.

Entre 2017 e 2018, um total de 14 aldeias nos vales em torno de Boutmezguida, no Marrocos serão abastecidas com água potável. Cerca de 800 habitantes terão acesso a até 18 litros de aguá por dia, em relação a 8 litros no passado.

Devido a grande procura, o Peter Trauwein abriu uma empresa LTDA para a comercialização do CLOUDFISHER, entretanto toda a renda é convertida para os projetos sociais da Fundação da Água. A empresa se chama AQUALONIS GmbH.

Existem critérios que devem ser considerados para a instalação. O primeiro passo, antes da instalação de um projeto para coletar névoa, é o de recolher dados. Para tanto, isto leva um certo tempo: o local desejado tem de ser avaliado. Através do acompanhamento diário dos dados meteorológicos: velocidades e direções do vento, humidade relativa e temperatura, precipitação e quantidades de água recolhidas, pode-se decidir se o local é apropriado para a instalação do sistema Cloudfisher para produção de água, assim como, para decidir a melhor forma de alinhamento dos coletores (instalação física).

Possibilidades de uso no Brasil?
Onde há névoa e vento, há água potável. Penso na região do Rio Doce, em Minas Gerais. Será que seria uma solução para esta região, que hoje sofre com a falta de água potável? Deixo a pergunta para os especialistas…

Mais informações aqui: http://ambientalmercantil.com/aqualonis/CloudFisher%20Pro+Mini_PTBR.pdf http://ambientalmercantil.com/captacao-de-agua/cloadfisher-mini-e-pro.html

 

Simone Horvatin,
Desenvolvimento
de mercados

SUPPLYgoGREEN
Spreading green technologies for a clean world
https://www.supplygogreen.com/

E-mail de contato: EMAIL

LANÇAMENTO OFICIAL DO CLOUDFISHER NO BRASIL NO EVENTO AMBIENTAL MERCANTIL EXPOBAHIA 2017. VOCÊ AINDA NÃO CONFIRMOU SUA PRESENÇA? DESCONTOS PARA INSCRIÇÕES ANTECIPADAS.

Views All Time
Views All Time
1113
Views Today
Views Today
1