SOLUÇÕES AMBIENTAIS PARA USINAS DE CONCRETO

softelec

O concreto é um importante insumo para nossa economia moderna sendo o produto mais consumido no mundo segundo estudos da ABCP. As usinas de concreto ou concreteiras instaladas no país produziram 51 milhões de m³ em 2012, participando diretamente do desenvolvimento econômico das regiões onde estão instaladas sendo distribuídas geograficamente por todo o Brasil, e essa produção vem aumentando.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O concreto é basicamente uma mistura de cimento, água e agregados podendo ainda ser adicionados aditivos. Essa mistura em diferentes dosagens e tecnologias em constante evolução proporcionando características diversificadas, possibilitando seu uso em construções de pontes, estradas, industrias, plataforma de petróleo e na construção de nossas casas.

O processo de produção do concreto nas concreteiras sem os devidos controles ambientais pode provocar impactos ambientais negativos, entre eles a contaminação do lençol freático e águas superficiais (rios e lagos). Ocorre ainda ao final do processo a geração de resíduos sólidos e a perda de matéria prima trazendo prejuízos as operações.

É na etapa da lavagem dos caminhões que são gerados os principais resíduos e efluentes líquidos no processo de produção do concreto e que precisam de tratamento e neutralização antes do seu reuso ou descarte.

A água contaminada com cimento, chamada de ÁGUA CINZA, não pode ser descartada devido as alterações química e de PH, sendo necessário o seu tratamento. Para o controle e tratamento das águas contaminada já existem no mercado inúmeras soluções, porém, demandam grandes custos de investimentos para a instalação e operação.

Para atender essa demanda a SUPPLYgoGREEN, empresa brasileira estabelecida em Munique, está introduzindo no Brasil a empresa alemã ecofrog GmbH fabricante de plantas pré-moldadas de alta eficiência e tecnologia alemã para o Brasil. Sobre a linha dos equipamentos, destacam-se:

  • Recicladores de Concreto,
  • Sistemas de Tratamento de Águas,
  • Filtro Presa para Drenagem de Lama de Cimento.

Esses equipamentos tem a vantagem de poder ser instalados em cimenteiras de diferentes portes: desde pequenas cimenteiras até maiores. Por serem modulares, traz vantagens ambientais e proporcionalmente financeira para o negócio.

Interessados podem contactar a empresa EPR CONSULTING no Brasil, parceira da SUPPLYgoGREEN da Alemanha, para novas tecnologias.

AUTOR CONTATO
tiago_autor Tiago Bueno Rodrigues
tiago.bueno@eprconsulting.com.br
+55 11 994391022
EPR – Environmental Pollution Remediation
http://www.eprconsulting.com.br/home

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Pela primeira vez no Brasil, ecofrog GmbH estará no evento AMBIENTAL MERCANTIL EXPOBAHIA 2017 para apresentar sua solução modular para reciclagem de cimenteiras. Participe! Vagas limitadas!

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5026 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!