Sucessos comprovados: Voith publica seu Relatório de Sustentabilidade 2021

softelec

Imagem: Divulgação

  • Autogeração de eletricidade dobra na comparação com o ano passado
  • Produtos da Voith já estão reduzindo mais emissões de CO2 do que produzem
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Heidenheim, Alemanha. O Grupo Voith acaba de publicar seu Relatório de Sustentabilidade 2021. Em sua 12ª edição, o relatório descreve a evolução da empresa em sua estratégia de sustentabilidade no ano fiscal 2020/21 e seus futuros desafios.

“Queremos fazer uma contribuição mensurável ao desenvolvimento sustentável da nossa sociedade e empresa. Para isso, todos os anos definimos metas ambiciosas e mensuráveis buscando melhorar o nosso desempenho,” explica o Dr. Toralf Haag, CEO do Grupo Voith. “Nossas maiores conquistas em descarbonização estão na fase operacional dos nossos produtos, isto é, durante o seu uso pelos nossos clientes. Todas as três Divisões do Grupo contribuem para a descarbonização de indústrias com seus produtos e serviços.”

Ações contínuas levam à neutralidade climática

No início deste ano, a Voith conquistou um grande marco em termos de sua própria sustentabilidade. Desde 1º de janeiro de 2022, a empresa opera de maneira climaticamente neutra em todas as suas unidades mundiais – o que faz da Voith uma pioneira no setor de engenharia industrial e mecânica. Isso só foi possível pela adoção de diversas medidas para o aumento de sua eficiência energética. Desde o ano fiscal de 2011/12, por exemplo, a Voith reduziu o seu consumo energético em cerca de 130 Gwh (ou quase um terço do seu consumo) por meio de medidas como o uso de LEDs, a modernização de prédios para torná-los mais energeticamente eficientes, e a recuperação de calor em processos fabris.

Ao longo dos próximos 25 anos, a Voith pretende reduzir o seu consumo de energia em pelo menos 2,5% ao ano.

Para alcançar o seu status de empresa climaticamente neutra até o início de 2022, a Voith também aumentou seu uso de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis no último ano fiscal.

Destacado como um objetivo no atual Relatório de Sustentabilidade, neste ano fiscal a empresa quase dobrou a proporção de eletricidade verde em sua matriz energética na comparação com o ano passado, aumentando-a para 87%.

Para isso, a Voith mudou seus critérios de compra de eletricidade: sempre que possível, toda eletricidade adquirida deverá ser proveniente de fontes 100% renováveis – preferivelmente de hidrelétricas e sem a participação de energia nuclear.

Na comparação com o ano anterior, a empresa também dobrou sua autogeração de eletricidade por fontes renováveis, aumentando-a para 6 GWh. Uma participação fundamental nessa conquista foi dada pelos novos projetos de geração solar realizados nas unidades da Voith na Áustria (Laakirchen, Frankenmarkt, Wimpassing e Sankt Georgen), nos Países Baixos (Twello) e na China (Xangai). No início deste ano fiscal, além das instalações fotovoltáicas existentes em Faridabad e Vadodara, um terceiro sistema entrou em operação na Índia, na cidade de Noida. Outros projetos de geração solar estão sendo planejados para as duas unidades alemãs de Kiel e Rutesheim. Até o final do ano fiscal de 2026/2027, o volume de autogeração elétrica por fontes renováveis nas unidades mundiais da Voith deverá aumentar para 16 GWh.

Entre os anos fiscais de 2016/17 e 2021/22, a Voith reduziu suas emissões de CO2 praticamente à metade, para 86.000 toneladas. Até o ano fiscal 2049/50, a Voith pretende minimizar suas compensações de CO2 com ainda mais autogeração e um menor consumo de energia proveniente de fontes fósseis.

Voith ajuda seus clientes a atingirem suas metas climáticas

Os produtos da Voith já estão reduzindo mais emissões de CO2 do que produzem durante sua operação. Essa afirmação foi confirmada por uma análise verificada pela TÜV sobre os produtos fabricados pela Voith em 2019/20 e seu potencial de uso. De acordo com o relatório, os produtos da Voith evitam quase 3 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano, comparado com os 2,2 milhões de toneladas que produzem. Os produtos para a geração regenerativa de energia têm uma participação fundamental nesse resultado. Isso se aplica particularmente aos componentes de usinas hidrelétricas, que emitem um volume mínimo de CO2. Outra contribuição fundamental veio da área de geradores eólicos, especialmente depois da recente aquisição do grupo austríaco Elin pela Voith.

Além disso, a Voith também está empenhada em conquistar sua descarbonização em outros setores. Na indústria papeleira, o foco da empresa está em tecnologias voltadas a uma produção de papel energeticamente eficiente e que conserva recursos. A Voith também está trabalhando intensamente no desenvolvimento de sistemas de acionamento alternativos para equipar soluções de mobilidade de baixas emissões nos setores ferroviário, rodoviário e marítimo.

Disponível em alemão e inglês, o último Relatório de Sustentabilidade da Voith pode ser baixado em formato PDF no site da Voith.

Baixar o Voith Sustainability Report 2021.

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 20.000 colaboradores, gera € 4,3 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

Site oficial: https://voith.com/

Crédito:
Imprensa | Grupo Voith

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!