Casa integrada com a natureza tem 800 m² de telhados verdes que captam água da chuva

softelec
Lamartine Paisagismo ; Plantas e Jardins
Lamartine Paisagismo ; Plantas e Jardins

Imagem: divulgação | Inspire-se neste projeto que também explorou a iluminação natural, vidro como recurso de contato com a paisagem e artesanato da região

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A integração com a natureza foi uma prioridade neste projeto do escritório Arquitetura em 3, no litoral Sul de Alagoas. A casa de veraneio se destaca com 800 m² de telhados verdes que captam água da chuva, iluminação natural e vidro como recurso de visualização da paisagem.

“Os proprietários pediram uma casa que usasse materiais simples, com ambientes de convívio grandes e quartos para hóspedes. A proposta é que as pessoas se sintam à vontade, inclusive, andando descalças”, explica a arquiteta Beatriz Piatti, que assina o projeto com Rafaela Malta Piatti e Rosa Piatti.

Para garantir a ventilação e a luz natural, o projeto explorou claraboias e muxarabis.

“Esta é uma casa de praia com materiais de fácil manutenção, arte e artesanato locais. Já o paisagismo foi pensado para deixar o mar e o coqueiral como elementos principais”, diz a arquiteta.

O telhado verde foi executado por Lamartine Paisagismo e incorporado no projeto como alternativa para captar água da chuva e amenizar o calor da região.

“Integramos 70% das coberturas verdes para garantir conforto térmico, redução de uso de ar-condicionado e proporcionar uma visão agradável totalmente integrada ao paisagismo no andar superior”, acrescenta Beatriz.

Outra escolha foi o piso drenante instalado na entrada da residência. Segundo o engenheiro João Manuel Feijó, da Ecotelhado, produzido com material plástico reciclado no Brasil, o ecopavimento permite a passagem de pessoas e de carros na grama sem prejudicá-la, pois as raízes das plantas estão protegidas.

As arquitetas Beatriz Piatti, Rafaela Malta Piatti e Rosa Piatti desenharam ainda uma passarela que vai do jardim de entrada da casa, passa pelo hall e continua pelo jardim até chegar próximo do mar. Esse belo caminho foi pintado por Rosa Piatti, que também é artista plástica, e Ana Maia, sua irmã. Elas deram um toque artístico exclusivo.

Instagram: https://www.instagram.com/lamartinepaisagismo

Crédito:

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!