Como parte de sua agenda ESG, Aviva investe no uso de energia solar

softelec
Aviva não é apenas o novo nome do Grupo Rio Quente, mas uma nova empresa que nasceu para transformar a indústria do turismo no Brasil.
Aviva não é apenas o novo nome do Grupo Rio Quente, mas uma nova empresa que nasceu para transformar a indústria do turismo no Brasil.

Imagem: Divulgação | Em Rio Quente Resorts (GO), empresa conta com uma usina de energia fotovoltaica, que em 2022 gerou 1.8Mw de energia solar.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do parque aquático Hot Park e dos destinos Rio Quente Resorts (GO) e Costa do Sauípe (BA), com o objetivo de promover a segurança energética, estimular o desenvolvimento econômico e reduzir o impacto ambiental, conta com uma usina de energia fotovoltaica instalada para atender parte da demanda de energia dos hotéis do complexo localizado em Goiás. Nos hotéis, são também utilizados painéis solares para o aquecimento da água do chuveiro e nos estacionamentos de carros para a iluminação noturna.

Há, ainda, carrinhos elétricos para o transporte de clientes, além de bicicletas para atender à demanda das pessoas colaboradoras. Desde 2016, a empresa utiliza, em Rio Quente, energia incentivada e estabelecida pelo Governo, para estimular a expansão de geradores de fontes renováveis.

“Estamos comprometidos em realizar ações e mudanças que levem a diminuição das emissões de gases de efeito estufa em nossos processos.  Por isso, investimos R$ 4,5 milhões na instalação da usina fotovoltaica em Rio Quente (GO) para atender a demanda de energia dos nossos hotéis. Neste contexto, buscamos assumir um papel de protagonistas das mudanças que queremos ver no mundo, colaborando com um planeta melhor para as pessoas e para a natureza”, comenta Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

A usina fotovoltaica está em funcionamento desde 2021. Ela ocupa uma área de 18 mil m2, contando com 3.600 placas que captam o calor e transformam em energia, que é repassada para a distribuidora de energia da região.

A energia captada é suficiente para suportar 25% do consumo do complexo ou ainda, em equivalência, abastecer 690 residências populares por dia.

A utilização de energia limpa e renovável tem crescido bastante ao redor do mundo. A preocupação com questões ambientais, principalmente a emissão de gases do efeito estufa, é um dos fatores que incentivam essa prática. Segundo a ONU, em seu relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, estima-se que o aquecimento global pode, até o final do século, ser o responsável pela morte de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas.

Especialmente para energia solar, até novembro de 2022, no Brasil, a utilização dessa modalidade aumentou em 59,4%. No mesmo ano, a soma das capacidades de grandes usinas e sistemas próprios em telhados e outras instalações alcançou 22 gigawatts (GW), equivalendo a 10,8% da matriz energética do país. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Sobre a Aviva

A Aviva já nasceu gigante, com o propósito de promover experiências únicas e momentos inesquecíveis. A plataforma de entretenimento detentora do Rio Quente, Costa do Sauípe e Hot Park tem em seu DNA o objetivo de fazer famílias felizes em paraísos integrados à natureza, oferecendo hospitalidade, gastronomia, lazer e diversão.

O Rio Quente Parques e Resorts tem seis hotéis cercados de natureza e é abastecido por fontes de águas quentes, assim como o parque aquático Hot Park, eleito um dos melhores parques do mundo que conta com mais de 15 atrações radicais em 55 mil m².

O complexo Costa do Sauípe inclui quatro hotéis all-inclusive à beira-mar que refletem a beleza e a cultura da Bahia, além de área temática e gastronomia de qualidade. A Aviva foi precursora no modelo de timeshare no Brasil e, por meio do Aviva Vacation Club oferece serviços exclusivos em seus destinos. Para mais informações, acesse 

Site Oficial: https://aviva.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!