Arteris e Enel X concluem instalação de usina de energia solar em praça de pedágio da BR-101/RJ

softelec

Imagem: Divulgação | Empreendimento localizado em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, conta com 507 painéis solares e capacidade de gerar 172,9 KWp de energia

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias, e a Enel X, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, acabam de concluir a instalação de uma usina solar de minigeração distribuída em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O projeto instalado no km 123,7, pista sul, da BR-101/RJ, vai gerar energia elétrica para o abastecimento de toda a praça de pedágio. 

A usina construída pela Enel X conta com 507 painéis solares e uma capacidade de 172,9 KWp.

A energia fotovoltaica gerada pelo projeto permitirá o abastecimento total das instalações e faz parte dos pilares de sustentabilidade da companhia, com foco no melhor aproveitamento e gestão dos recursos ambientais, além da economia em energia elétrica

“A usina solar representa nosso compromisso com o conceito ESG, ou seja, envolvendo as dimensões ambientais, sociais e de governança do projeto, ponderando, inclusive, a análise econômica. Ter energia limpa permite ampliar nosso cuidado com o meio ambiente, contribuindo para o uso de fontes renováveis. Trabalhamos com responsabilidade e com foco na geração de valor compartilhado”, explica Luiz Eduardo Ritzmann, superintendente de tecnologia da Arteris. 

De acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2020, a capacidade instalada de projetos solares saltou 64% ante 2019. Atualmente, as usinas solares de grande porte são a sétima maior fonte de geração de energia do país. A Enel X vem ampliando o processo de transformação energética em todo o País, na busca por fontes alternativas e sistemas mais sustentáveis. A empresa conta com uma carteira de 92 projetos de geração distribuída já concluídos e com mais três em desenvolvimento.  

A energia solar fotovoltaica vive um momento de crescimento nos últimos anos e, mesmo no cenário atual de pandemia, conseguimos enxergar o quanto essa fonte de energia limpa, renovável e competitiva tem se destacado no mercado”, comenta Leandro Abreu, Responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil. 

Geração distribuída 

A Enel X, por meio da linha de negócios e-Industries, oferece o serviço de geração distribuída para empresas, permitindo que geradores privados realizem a troca da energia produzida com a rede elétrica. Por meio do negócio e outras soluções integradas em energia, é possível reduzir a conta de energia em até 90% e contribuir para a sustentabilidade do sistema elétrico ao utilizar uma fonte renovável de energia, auxiliando clientes comerciais e industriais na jornada da transição energética. Após a instalação, a economia é imediata e os painéis duram por mais de 25 anos. 

Sobre a Enel X 

Enel X é a linha de negócios global da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores onde a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. A empresa é líder global no setor de soluções de energia avançada, gerenciando serviços como 6 GW de capacidade de resposta da demanda em nível global e 124 MW de capacidade de armazenamento de energia em todo o mundo, bem como um player líder no setor de mobilidade elétrica, com cerca de 175 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos em todo o mundo. A inovação e a sustentabilidade estão no centro da estratégia da Enel X desde o seu início, com a economia circular sendo a combinação perfeita desses dois elementos, aplicada em muitos dos produtos e serviços da Enel X. No Brasil, a companhia está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades. Site: https://www.enelx.com/br/pt

Sobre a Arteris 

A Arteris é uma empresa especializada em gestão de rodovias que administra 3.200 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, conectando pessoas e dinamizando o transporte de cargas entre alguns dos mais importantes eixos econômicos do País. É responsável pela operação de cinco concessões federais: Fernão Dias, Fluminense, Litoral Sul, Planalto Sul e Régis Bittencourt. Site: https://www.arteris.com.br

Crédito:
Imprensa | Enel X

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4937 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!