Rastreador TrinaTracker tem eficiência comprovada no primeiro projeto mundial de transmissão de energia limpa de longa distância

Rastreador TrinaTracker tem eficiência comprovada no primeiro projeto mundial de transmissão de energia limpa de longa distância

Rastreadores fabricados pela TrinaTracker, unidade de negócios da Trina Solar líder nesse segmento de produto, comprovaram operação estável e eficiente, ao longo de um ano, num projeto de linha transmissão (LT) de energia em corrente contínua de Ultra Alta Tensão (UHV DC, em inglês) com ± 800 kV de potência, na província de Qinghai, na China.

Primeira LT de longa distância no mundo construída para transmitir exclusivamente energia renovável, estima-se que o empreendimento será capaz de transportar anualmente cerca de 40 bilhões de kWh para a China central.

Provedora de soluções integradas, a Trina Solar foi contratada pela State Grid Corporation of China (State Grid) como fornecedora exclusiva de módulos fotovoltaicos e rastreadores para a construção de um parque solar que, quando concluído, terá capacidade instalada de 2 GW. A primeira fase da usina, com 600 MW, foi conectada à LT da State Grid em setembro do ano passado.

Localizada a uma altitude média acima de 3.000 metros, a província de Qinghai apresenta características climáticas únicas, que se alternam rapidamente, como baixas temperaturas à noite, longas horas de forte radiação solar durante o dia, além de escassos e curtos períodos de chuva. A região, contudo, é sujeita ainda a vários fenômenos meteorológicos drásticos, incluindo secas, queda de granizo, geadas, umidade elevada, tempestades de neve e ventos fortes. Condições essas desafiadoras à operação eficiente de módulos fotovoltaicos e rastreadores.

A TrinaTracker, no entanto, conseguiu superar todos esses obstáculos e foi bem sucedida ao utilizar no projeto seus rastreadores Vanguard, especialmente desenvolvidos para ambientes naturais mais agressivos.

De alta resistência ao vento e à pressão da neve, entre outras características, o modelo Vanguard da TrinaTracker é adequado para uma ampla gama de cenários mais complexos e é a melhor opção do mercado para casos em que é preciso enfrentar condições severas que podem acelerar a corrosão dos equipamentos.

Os rastreadores da série Vanguard são projetados para operar com eficiência em todos os tipos de locais, que vão de desertos a planícies, colinas e planaltos, em uma larga variedade de aplicações, incluindo projetos agrícolas, estufas e piscicultura.

Divulgação

Após um ano de operação no projeto da State Grid, os rastreadores da série Vanguard provaram sua estabilidade, rigidez, compatibilidade e eficiência.

Além disso, o algoritmo inteligente Supertrack é capaz de otimizar dinamicamente o ângulo de rastreamento, contribuindo para um ganho de energia de até 8% acima do algoritmo astronômico tradicional.

“Em resposta à tendência de aumentar a potência e o formato dos módulos e diversificar os cenários de aplicação dos rastreadores, a Trina Solar se dedica a projetar rastreadores com base em ideias voltadas para o futuro. Também intensificaremos e otimizaremos as atualizações de tecnologia para reduzir ainda mais os custos do sistema e o LCOE (custo nivelado de energia, em inglês), em diversos ambientes e, assim, fornecer mais valor aos clientes”, destaca Jason Duan, chefe da unidade de negócios de rastreadores da Trina Solar. “Os locais de fabricação e a cadeia de suprimentos garantirão a produção de rastreadores da mais alta qualidade enquanto o ciclo de entrega é reduzido, garantindo que os clientes recebam o melhor serviço”, acrescentou.

Site oficial: https://www.trinasolar.com/en-glb/index

Crédito:
Imprensa | Trina Solar

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1401 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.