Procuradores do MPT conhecem modelo inovador de florestas renováveis da Aperam BioEnergia

softelec

Imagem: Arquivo Aperam – Procuradores do MPT conhecem produção na Aperam BioEnergia | Unidade de negócios no Vale do Jequitinhonha fornece carvão vegetal para a produção do Aço Verde Aperam, em Timóteo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – Convidados pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), Dr. Arlelio Lage, e a procuradora Dra. Mariana Lamego, puderam conhecer de perto as modernas instalações da Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha.

O principal objetivo da visita foi proporcionar aos procuradores uma experiência de campo das melhores práticas de produção de florestas e carvão vegetal adotadas pelas associadas da AMIF. A entidade tem uma parceria com o MPT-MG para combater as condições irregulares de trabalho na cadeia produtiva do carvão vegetal de florestas plantadas em Minas Gerais.

Procuradores do MPT conhecem produção na Aperam BioEnergia
Crédito: Arquivo Aperam

O diretor de Operações da Aperam BioEnergia, Edimar Cardoso, recebeu e apresentou aos procuradores, à presidente da AMIF, Adriana Maugeri, e ao advogado da Associação, Igor Braga, as operações e as atividades desenvolvidas no centro de pesquisa e melhoramento genético, nos viveiros de mudas, nas operações florestais e na produção de carvão vegetal. Além disso, o grupo conheceu projetos sociais apoiados pela empresa, com destaque para a produção de artesanato típico do Jequitinhonha feito por artesãs locais.

A presidente da AMIF, Adriana Maugeri, avalia que a visita colaborou para estreitar laços e fortalecer o relacionamento entre a AMIF e o MPT-MG.

Segundo ela, os procuradores viram de perto como as unidades de silvicultura da Aperam BioEnergia representam um novo modelo de produção na indústria de florestas, tão essencial para a economia de baixo carbono. Modelo esse que tem na segurança e no bem-estar dos colaboradores uma premissa indiscutível, levando a empresa a ser campeã, pelo terceiro ano seguido, do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar.

“Em visitas como essa compreendemos como é possível auxiliar os demais elos da cadeia de valor no aprimoramento de suas condições, especialmente relativas ao trabalho digno. A AMIF e o MPT-MG possuem propósitos semelhantes na promoção da dignidade e no bem-estar dos trabalhadores que fazem acontecer a nossa promissora agroindústria mineira”, destacou Adriana Maugeri.

Sobre a Aperam

A Aperam BioEnergia é a unidade de negócios da Aperam South America que produz e comercializa o carvão vegetal usado como combustível nos alto-fornos da siderúrgica de Timóteo (MG).

A BioEnergia também é uma produtora e comercializadora de tecnologia, mudas e sementes, a partir de suas florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais.

Primeira siderúrgica em seu segmento a obter o balanço carbono neutro no mundo, a Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores: liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano.

Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano. 

Site oficial: https://aperambioenergia.com.br/

Crédito:
Imprensa | Aperam

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5027 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!