Feam conclui fase de capacitações para elaboração do Plano Estadual de Ação Climática

softelec

Imagem: Pixabay

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) deu mais um passo na consolidação do Plano Estadual de Ação Climática. Foi finalizada, em fevereiro, a fase de capacitações do projeto, que busca desenvolver estratégias de adaptação às mudanças climáticas, bem como neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Estado até 2050. O plano tem conclusão prevista para novembro deste ano.

O ciclo de capacitações ocorreu nos dias 1, 2, 8 e 9 de fevereiro, sendo oferecido aos gestores e corpo técnico responsável pelo desenvolvimento do Inventário de Emissão de Gases de Efeitos Estufa de Minas Gerais. O documento, com lançamento previsto para o mês de junho, busca atualizar os dados relacionados à identificação e quantificação de fontes emissoras no Estado, atuando como instrumento de avaliação no processo de planejamento do Plano Estadual de Ação Climática.

No total, 20 representantes dos nove órgãos governamentais e da sociedade civil organizada que participam da elaboração do plano participaram dos cursos. As aulas foram ministradas remotamente pela Feam em parceria com o ICLEI América do Sul, rede global composta por mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável, entre eles Minas Gerais.

Durante a capacitação, foram abordados conceitos introdutórios sobre mudança do clima e acordos internacionais, principais diretrizes do Intergovernamental Painel on Climate Change (IPCC na sigla em inglês), identificação de fontes emissoras e coleta de dados para composição de inventários relacionados à emissão de gases.

Segundo Marina Lopes, consultora ambiental do ICLEI América do Sul e uma das responsáveis pelo ciclo de capacitações, o objetivo desta fase do projeto foi promover um nivelamento entre os diversos atores que participam da elaboração do plano.

“Como temos pessoas de diversos setores do governo e também da sociedade civil organizada, buscamos garantir que todos estejam alinhados com relação aos conhecimentos e dinâmicas de produção necessárias”, ressalta.

Participaram das quatro sessões de capacitação, representantes da Feam, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Desenvolvimento Econômico (Sede), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), empresas de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e de Assistência Técnica em Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

De acordo com o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Alessandro Campos, a construção do Plano Estadual de Ação Climática foi um dos compromissos firmados pelo Governo de Minas ao se tornar o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha global “Race To Zero, que busca zerar as emissões líquidas de GEE no planeta até 2050.

“O Plano Estadual de Ação Climática irá conduzir as diretrizes de atuação do Estado para gestão da agenda climática nos próximos anos, além de viabilizar o alcance das metas de sustentabilidade firmadas junto à comunidade internacional. Aliado a outros importantes instrumentos de gestão pública, como o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa de Minas Gerais, o plano irá guiar as ações do Estado na busca da resiliência necessária ao enfrentamento da crise climática global”, explica o coordenador.

A próxima etapa de desenvolvimento do projeto consiste na consolidação do Diagnóstico, quando será apresentando um levantamento das políticas públicas, planos e projetos desenvolvidos no Estado que apresentam alguma relação com a agenda climática. O documento encontra-se atualmente em uma versão preliminar, com finalização prevista para o próximo mês, após conclusão dos ciclos de avaliação.

Site oficial: http://www.feam.br/

Crédito:
Imprensa | ASCOM – Meio Ambiente Minas Gerais

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!