Confira dicas de como evitar impactos ao meio ambiente no uso de eletroeletrônicos e eletrodomésticos

softelec

Imagem: Divulgação | Consumir apenas o necessário e buscar por informação são algumas das ações recomendas pela ABREE

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2023 – O uso da tecnologia no nosso dia a dia segue crescendo. Constantemente, surgem novos modelos de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos com designs e funções inovadoras, que colaboram positivamente nas atividades diárias, seja no trabalho, estudo ou lazer. Entretanto, a Organização das Nações Unidas (ONU), alerta que 97% dos resíduos eletroeletrônicos da América Latina não são descartados de forma correta. Pensando nisso, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – recomenda a todos os consumidores que realizem o descarte ambientalmente adequado dos equipamentos em final de vida útil em pontos de recebimento especializados.

“Grande parte da população ainda não tem consciência da importância do descarte adequado desses produtos. Muitas pessoas jogam os eletroeletrônicos no lixo comum ou guardam em casa. Esses hábitos geram enormes danos ao meio ambiente, pois esses produtos podem conter substâncias tóxicas, que quando são manuseadas de forma incorreta representam uma ameaça à sociedade. Portanto, é essencial informar e conscientizar os consumidores sobre a importância deste processo conhecido como logística reversa”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente executivo da ABREE.

A logística reversa é o processo que garante que o produto descartado pelo consumidor seja levado a instalações que realização a sua descaracterização e transformação em matéria-prima reciclada, permitindo que esse material seja reinserido em novos ciclos produtivos. Assim evita-se a perda estimada pela ONU de US$ 1,7 bilhão em matérias-primas que estão presentes nesses equipamentos, como televisores, notebooks, entre outros.

Considerando esses aspectos, o presidente executivo da ABREE destaca algumas dicas que podem ajudar a evitar os impactos do uso de eletroeletrônicos e eletrodomésticos se aplicados no cotidiano dos consumidores, para contribuir com a saúde humana e ambiental.

Confira abaixo:

  • Consuma apenas o necessário: analisar as necessidades antes de realizar as compras pode reduzir consideravelmente os impactos ao meio ambiente, muitas vezes os consumidores agem por impulso e compram produtos que nem precisam no momento. Reduza o consumo sempre que possível e busque alternativas de reuso dos produtos;
  • Procure produtos mais sustentáveis: uma alternativa na hora de escolher quais produtos comprar é priorizar empresas que possuam processos e componentes mais sustentáveis, o que gera assim um menor impacto ambiental. Recuse a oferta de produtos que não sejam sustentáveis;
  • Diminua o consumo de energia: evite manter os equipamentos ligados quando não estão em uso, sempre que possível. É uma forma de economizar nas despesas de casa, além de contribuir para o meio ambiente;
  • Busque por informação: outro ponto fundamental é buscar por informação, isso pode colaborar de diversas formas, seja para encontrar empresas e entidades que possuem práticas sustentáveis ou até mesmo tirar dúvidas sobre o processo de descarte correto. Repense os critérios que usa para adquirir novos produtos e considere fabricantes e produtos mais sustentáveis;
  • Faça a destinação ambientalmente correta: a realização do descarte consciente de produtos possibilita a Reciclagem. Busque pelo local correto para realizar o descarte dos produtos, para isso, basta acessar o site da ABREE (https://abree.org.br/pontos-de-recebimento), digitar o CEP e o produto a ser descartado para encontrar o ponto de recebimento mais próximo. A entidade disponibiliza mais de 4,7 mil pontos de recebimento em todo país, dando atendimento a mais de 1,4 municípios.

Praticar os 5Rs da sustentabilidade destacados acima (Repensar, Recusar, Reduzir, Reusar e Reciclar) não é difícil e contribui para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

Sobre a ABREE

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 58 associados que representam 189 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.

Para mais informações, acesse http://abree.org.br/.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!