Empresa de Santa Catarina implanta sistema de osmose reversa

softelec

Por Ângela Schreiber para o canal Ambiental Mercantil Notícias

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Os operadores da Cetric Sul foram treinados pela LTM Brasil.

A gestão de resíduos industriais e comerciais da Cetric Sul, empresa do Grupo Cetric, conta agora com a tecnologia de osmose reversa. Os colaboradores responsáveis pela operação do sistema foram treinados por Marcelo Viegas, supervisor comercial e operacional da LTM Brasil.

            O treinamento básico aconteceu no mês passado na matriz em Chapecó (SC). Foram 25 horas de aula teórica e 40 horas de aula prática para ensinar a operação da nova unidade de tratamento por osmose reversa.

Foto: LTM Brasil ministrando treinamento na Cetric – junho/2020.

            “Apesar do sistema ser todo automatizado, ele requer um treinamento básico para operá-lo. Após a unidade ser montada e posta em marcha, preparamos o treinamento com foco nos operadores”, explicou Marcelo, complementando que existiam muitas dúvidas sobre os princípios do processo de osmose reversa.

            Ainda de acordo com o coordenador, tudo tem que estar em conformidade com a Resolução N°430/11 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em que a prioridade de lançamento de efluentes é o nitrogênio amoniacal até 20mg/L.

            O Art. 16 da Resolução N°430/11 diz que “Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam às condições e padrões previstos neste artigo, resguardadas outras exigências cabíveis”. A Tabela I do inciso II mostra que o valor máximo de nitrogênio amoniacal total é de 20,0mg/L N.

Marcelo explicou o que é a tecnologia implantada na Cetric Sul.

“A osmose reversa é um caso específico de separação de substâncias contidas em um líquido, por meio da utilização de membranas. É um processo físico. Ao aplicar uma pressão superior à pressão osmótica no líquido mais concentrado, as moléculas de água são forçadas a atravessar a membrana no sentido inverso ao da osmose natural. Esse processo é chamado de osmose reversa”.

Foto: líquido tratado por Osmose Reversa – Treinamento LTM / Cetric.

Segundo o site www.infoescola.com, as principais aplicações da osmose reversa acontecem na dessalinização, geração de energia e biotecnologia, fabricação de alguns tipos de bebidas, agropecuária e na saúde (principalmente hemodiálise).

            No município de Ariquemes (RO), os pacientes com Covid-19 que apresentam problemas renais já respiram aliviados, graças a um aparelho de osmose reversa entregue à prefeitura no dia 18 de junho. O equipamento, que será usado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro de Afecções Respiratórias (CAR), terá o aluguel custeado pelo Lions Clube Canaã.

O diretor do CAR, Mauro Lopes Filho, explicou que os pacientes com necessidade de diálise não precisam mais de transferência para a capital. As informações estão no portal www.rondoniadinamica.com.

            Como coordenador técnico e comercial da LTM, Marcelo sente muito orgulho em ver a aplicação da osmose reversa em áreas tão diversas. Segundo ele, a pandemia de coronavírus aumentou a demanda de conversações que levem à aquisição de unidades.

            “Ela [osmose reversa] tem a característica de barrar até vírus e bactérias. O novo marco do saneamento básico no Brasil e mais esta pandemia fizeram as empresas e indústrias ver o efluente com outros olhos”.  

Foto: sistema de Osmose Reversa implantado na Cetric.

O novo marco legal do saneamento básico a que se refere Marcelo foi aprovado pelo Senado no dia 24 de junho, após quase dois anos de discussão no Congresso. Baseado na Medida Provisória (MP) 868/2018, o Projeto de Lei (PL) 4.162/2019 foi aprovado em sessão remota por 65 votos a 13 e sem nenhuma abstenção.

            Segundo a Agência Senado, o marco determina que, até 2033, 90% da população brasileira tenha acesso ao tratamento e à coleta de esgoto e 99% tenha acesso à água potável.

            “A atual crise sanitária, causada pela pandemia da Covid-19 torna ainda mais urgentes as mudanças propostas, na medida em que evidenciou, com muita clareza, a vulnerabilidade das pessoas que não dispõem de acesso à água potável, esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos. Enquanto órgãos de saúde pública de referência no plano internacional e no Brasil recomendam que se lavem as mãos com frequência, para evitar a contaminação com o coronavírus, temos 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada”, disse o relator do projeto, Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

            A Agência Nacional de Águas (ANA) será a responsável pelas normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico. O canal de notícias ambientais Ambiental Mercantil traz a lista completa das atribuições da ANA.

            Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) disse:

“O novo marco legal do saneamento básico modernizará o setor de maior atraso da infraestrutura nacional e permitirá o aumento dos investimentos nas redes de coleta e tratamento de esgoto e de abastecimento de água. Essa é uma condição imprescindível para que o Brasil caminhe na direção de universalizar os serviços de saneamento”.

            O projeto, que prevê maior participação da iniciativa privada, segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Consciência ambiental

Assim como a LTM, a Cetric tem a intenção de tratar melhor os resíduos líquidos. Segundo o engenheiro químico Diego Molinet, o treinamento da LTM representa um marco para a matriz e a unidade de tratamento de efluentes.

            “É o pontapé inicial para um sistema de tratamento de efluentes industriais, referência para a região em que se encontra a empresa e as demais regiões do país que a empresa atende, por se tratar do que há de mais moderno e eficaz no tratamento de resíduos líquidos”, disse ele.

            A Região Oeste de Santa Catarina, onde está localizada a matriz da Cetric, é um dos principais polos econômicos do estado e abriga indústrias de segmentos variados. O Grupo Cetric tem representantes em toda a Região Sul do país e nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

            Segundo Diego, a implantação da osmose reversa segue a política da Cetric, que procura utilizar o melhor e mais eficaz método de tratamento e destinação de resíduos.

            “Outro fato que fez a empresa optar pelo sistema é o objetivo de usar o efluente tratado em todos os outros processos que executa, demonstrando ainda mais nosso zelo para com o meio ambiente e a busca pela sustentabilidade”.

Foto: lagoa de de água purificada (permeado), instalação da Cetric.

Promover internamente a conscientização ambiental, atender a legislação vigente e prevenir a poluição, garantindo o tratamento e a disposição final dos resíduos são alguns dos princípios da política ambiental da Cetric.  

Seguindo a linha sustentável o Grupo Cetric desenvolveu, em conjunto com uma empresa de software, o Cetrimob. O aplicativo reduz o consumo de papel, agiliza os procedimentos e registra os dados do gerador, do transportador e do próprio resíduo, durante o processo de coleta.

“O app gera uma rastreabilidade do processo de destinação de cada resíduo”.

O Cetrimob assumiu um papel fundamental durante a pandemia.

“Por ser totalmente digital facilitou muito os cuidados, pois o contato entre gerador, transportador e destinador são mínimos para a troca de informações, e o equipamento é de fácil higienização”.

A tecnologia tem sido cada vez mais usada neste período. De acordo com matéria da Revista Globo Rural, o uso de aplicativos que conectam caminhoneiros e embarcadores cresceu durante a pandemia. Em Palhoça, na Grande Florianópolis, o aplicativo Smart Business está ajudando um novo modelo de coworking a funcionar. As informações estão no portal de notícias G1.

Existe ainda o medo de contaminação. Alguns estabelecimentos dos setores de alimentação e vestuário deixaram de aceitar dinheiro como forma de pagamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as notas passam por diversas mãos e podem disseminar o coronavírus. As informações estão no portal www.economia.ig.com.br.

Ação social

            A preocupação da Cetric vai além da sustentabilidade. Desde 2016 a matriz da empresa apoia o Projeto Empresa Solidária do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina), incentivando a doação de sangue. Segundo Diego, o ritmo continuou o mesmo durante a pandemia, observando sempre o período entre uma doação e outra.

            “A empresa se mantém focada em contribuir, incentivando e disponibilizando transporte periodicamente para seus colaboradores doarem sangue”.

            Criado com o objetivo de sensibilizar o segmento empresarial sobre a importância da doação de sangue, o Projeto Empresa Solidária quer multiplicar a ideia e envolver a comunidade. Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), as unidades de coleta do Hemosc receberam uma decoração especial entre os dias 15 e 22 de junho e deram um mimo aos doadores como forma de agradecimento.

Atualmente as doações de sangue são agendadas somente por telefone para evitar aglomerações. Os doadores devem ir preferencialmente sem acompanhantes e o uso de máscara é obrigatório. Todas as unidades do Hemosc contam com dispensadores de álcool 70 para higienizar as mãos. As informações estão no site www.hemosc.org.br.  

            O trabalho pelo meio ambiente conta ainda com uma parceria entre o Grupo Cetric e a Terras Alpha Uberlândia. Todos os resíduos da construção civil gerados pela empresa mineira serão reciclados pela Cetric Sudeste. É mais um marco, de acordo com Diego.

            “Ambas empresas mostram aos clientes a preocupação para com o meio ambiente, através de ações contínuas que buscam novas formas de destinação e reaproveitamento de materiais”.

            Cerâmicas, pedras, argamassa, concreto e restos de tijolos são alguns dos resíduos que a Cetric vai transformar em areia reciclada e devolver à Terras Alpha para reutilização em obras.

            Conforme matéria publicada pelo canal de notícias Ambiental Mercantil no dia 9 de junho, há um excelente trabalho sendo feito para o correto descarte e a reciclagem de resíduos da construção civil (RCC), mas existe também a falta de conscientização. O trabalho intenso com a comunidade e a construção de pontos de descarte não impedem que Betim, na Grande Belo Horizonte, continue enfrentando o descarte irregular de entulhos. As informações foram publicadas pelo portal G1.

            Na opinião de Diego, a grande maioria das empresas hoje enxerga os resíduos como uma fonte de renda e de corte de custos.

“Logo segregam muito bem seus resíduos, chegando até a empresa para destinação apenas materiais que não puderam ser aproveitados em outros processos”.

            Ainda de acordo com o engenheiro químico, a Cetric apenas atua como facilitadora, no que diz respeito à logística reversa.

            “Ou seja, auxilia seus clientes a transportar ou pré-processar seus resíduos recicláveis segregados, fazendo prensagem e trituração, entre outros processos, e posteriormente o transporte até recicladoras dos próprios clientes ou recicladoras terceirizadas, contratadas diretamente pelo gerador”.

SOBRE A LTM BRASIL

A LTM Brasil atua no mercado de tratamento de chorume, utilizando as melhores tecnologias para descontaminação deste efluente. A empresa vem consolidando a sua marca pelo uso da tecnologia de osmose reversa e gerencia plantas com aproveitamentos dos recursos, tratando passivos ambientais para qualquer tipo de resíduo. Suas cinco unidades operacionais tratam mais de 300 mil toneladas de resíduos por ano.
Site: www.ltmbrasil.com.br


SOBRE A CETRIC

As empresas do Grupo Cetric atuam na gestão de resíduos, utilizando o tratamento adequado. Um de seus grandes diferenciais é a frota e os equipamentos próprios. O sistema de geração de energia é a partir do biogás. Além do projeto Empresa Solidária, o grupo mantém a Escolinha de Futebol da Cetric, patrocina o app Moeda Verde e revitalizou, com outros parceiros, a biblioteca da Escola Básica Municipal Água Amarela.
Site: www.cetric.com.br

SOBRE OS ENTREVISTADOS

Marcelo Viegas trabalha na área de tratamento de efluentes desde o início dos anos 2000. Atualmente cursando engenharia ambiental. Ocupa o cargo de supervisor comercial e operacional da LTM Brasil há pouco mais de 7 anos.

Diego Molinet é graduado em Engenharia Química pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Começou a trabalhar na Cetric em 2010, como estagiário do departamento técnico. Atualmente trabalha como engenheiro químico.

Crédito:
Entrevista feita com exclusividade para o canal
Notícias Ambiental Mercantil, por Ângela Schreiber.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!