Governador de Minas gerais, Romeu Zema lança primeira etapa do Plano Estadual de Saneamento Básico

softelec

Secretário Germano Vieira destacou a universalização do saneamento básico como investimento na qualidade de vida da população mineira.

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

O governador Romeu Zema lançou no último dia 16 de junho, na Cidade Administrativa, por meio de videoconferência, a primeira etapa do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB), que é o Plano de Trabalho. A elaboração do documento representa grande avanço na ampliação do saneamento básico no Estado. O plano vai nortear as políticas e programas voltados para o setor em Minas Gerais.

Na construção do PESB serão apresentados mais cinco produtos: Diagnóstico Situacional Preliminar, Pré-Conferências Regionais, Diagnóstico Situacional Consolidado e Prognóstico, Conferência Estadual e Versão Preliminar do PESB. A expectativa é que o Plano seja concluído no segundo semestre de 2021.

Durante seu pronunciamento, Romeu Zema destacou que é comum escutar no campo político a máxima de que as obras de saneamento básico são relegadas a segundo plano porque são consideradas obras ocultas, diferentes de estádio, viaduto e demais obras públicas.

“No entanto, essas intervenções proporcionam uma série de benefícios para a população. Eu tenho estudado muito sobre a Covid-19. Os estados onde o saneamento é mais desenvolvido apresentam as menores taxas de óbito. Basta observar os números da região Sul e compará-los com os estados do Norte e Nordeste, onde existe uma carência deste serviço essencial”, lembrou.

O governador ressaltou que o planejamento vai ao encontro do futuro que queremos, que é o da universalização do saneamento.

“Se o Brasil continuar no mesmo ritmo dos últimos 10 anos, levaremos de 30 anos a 40 anos para alcançarmos os resultados almejados. Por meio do PESB estamos dando um passo importante para que nos próximos anos venhamos a ser um estado exemplo também no saneamento”, afirmou.

NOVA REALIDADE

O Plano de Saneamento Básico está previsto na Lei Federal 11.445/2007. Em Minas Gerais o Plano foi instituído pela Lei 11.720/1994, publicada em 29 de dezembro. No entanto, 25 anos após a publicação da lei, o Estado ainda não conta com seu plano de saneamento. Hoje, o PESB começa a se tornar realidade em Minas Gerais.

Em 2019, com a reforma administrativa promovida pela Lei 23.304/2019, a competência para tratar das questões relativas ao saneamento foi transferida para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Para isso, foi criada uma subsecretaria específica para tratar o tema: a Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges).

“Recebemos um grande desafio. Diversos problemas ambientais estão associados à falta ou à precariedade do saneamento, como a poluição ou contaminação de cursos d’água, o que afeta, inclusive, a qualidade da água captada para o abastecimento humano. A precariedade resulta em doenças, erosão acelerada, assoreamento de cursos d’água, inundações e a consequente perda de vidas humanas”, alertou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira.

Segundo o secretário Germano, incorporar o saneamento na pasta do Meio Ambiente dá oportunidade de tratar também as causas, minimizando seus efeitos.

“O que se espera é caminhar no sentido de universalizar o acesso aos serviços de saneamento, pois o assunto está intimamente ligado com a saúde pública e com o meio ambiente. Investir em saneamento é investir na qualidade de vida da população”, enfatizou.

A construção do PESB será feita por um Grupo de Trabalho Intergovernamental (GTI), coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Também integram o grupo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), a Fundação João Pinheiro (FJP), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Todas as atividades serão desenvolvidas pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape). A Cobrape venceu uma licitação realizada em 2017 para contratação de empresa para elaborar o plano. Em 2018 o contrato foi assinado junto ao Governo de Minas, por meio da extinta Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir). No entanto, à época, não foi dada ordem de serviço para iniciar o Plano.

O contrato foi retomado em 2019 pela Semad ao assumir a competência do saneamento básico. A secretaria emitiu, em 13 de março de 2020, a ordem de serviço para iniciar a elaboração do PESB. Será investido cerca de R$ 1,6 milhão para concluir o trabalho.

“É um marco na história de Minas Gerais. A pauta do saneamento é plural e capilar, pois há um aquecimento da economia com o setor da construção civil, retorno socioeconômico com a geração de emprego e renda e, também na melhoria da qualidade de vida da população”, frisou o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

A diretora-geral do Igam, Marília Melo, participou do lançamento e destacou a importância da universalização do saneamento básico em Minas Gerais para a segurança hídrica no Estado.

“A segurança hídrica é um tema muito caro e que não vai ser alcançada sem a universalização do saneamento. Preocupamos muito com a quantidade de água, mas os maiores fatores de indisponibilidade é a qualidade da água e isso se dá pela carência do saneamento”, pontuou Marília.

Diretor-geral da Arsae, Antônio Claret destacou que, em Minas, para que se alcance a oferta de saneamento básico em todos os municípios, contemplando o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, o tratamento de resíduos sólidos e a drenagem pluvial, será necessário um investimento de R$50 bilhões.

“O PESB vem justamente para nos dar um norte de como utilizar esse recurso. O GTI irá fazer esse acompanhamento de cada uma das etapas para que a gente alcance nos próximos anos a universalização do saneamento em Minas”, frisou.

A diretora-executiva da Cobrape, Raíssa Vitarelli, apresentou informações sobre o trabalho que será desenvolvido. A previsão é que a primeira versão do Plano Estadual de Saneamento Básico seja apresentado após a realização de todas as etapas previstas.

“É um processo longo que estamos dando o pontapé inicial. Essa primeira proposta vai consolidar todo o diagnóstico e panorama do Estado e vai estabelecer um mecanismo de monitoramento para avaliar possíveis mudanças”, destacou Raissa.

Crédito:
Simon Nascimento

Ascom/Sisema 

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!