Instituto de Geociências da UFPA oferece Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, modalidade EaD

softelec
UFPA oferece Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, modalidade EaD.

Imagem: Divulgação | Instituto Água Sustentável

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

As questões envolvendo a hidrogeologia sensu stricto e o ciclo da água, na natureza de modo geral, precisam ser mais bem estudados com o objetivo de se subsidiar respostas aos inúmeros problemas que a sociedade enfrenta atualmente, tais como: escassez de água, problemas de contaminação de lençóis subterrâneos rasos, interações negativas entre mananciais superficiais e as águas subterrâneas, falta de uma política eficiente no gerenciamento dos recursos hídricos regionais, entre muitos outro.

A formação de recursos humanos, sobretudo a formação profissional em nível de graduação e pós-graduação, bem como a reciclagem de profissionais é importante para atuar a favor do recurso hídrico, seja em órgãos do governo, instituições privadas, ONGs ou mesmo empreendendo na área.

No passado recente foram ofertados cerca de oito cursos de especialização na área de hidrogeologia e meio-ambiente no Instituto de Geociências da UFPA. Concluídos com absoluto sucesso, possibilitaram a interação com diversos órgãos do poder público e com instituições privadas, caracterizando-se como um importante gerador de conhecimentos na carente área da hidrogeologia e fomento para a proposição de importantes projetos técnico-científicos.

Que tal aproveitar o potencial do mercado obtendo todo esse conhecimento?

OBJETIVO

  • Especializar técnicos em gestão de recursos hídricos e em questões ambientais, por meio da modalidade de ensino a distância, como forma de democratizar o acesso a cursos de pós-graduação lato sensu;
  • Melhorar o desempenho da administração pública, no tocante à formulação, gestão, acompanhamento e avaliação de Planos, Programas e Projetos;
  • Favorecer a perspectiva do desenvolvimento regional sustentável;
  • Gerar impactos no desenvolvimento do Estado, através da expansão da pós-graduação na modalidade à distância;
  • Disseminar o ensino a distância como alternativa à expansão do ensino e à inclusão social;
  • Proporcionar os fundamentos para avaliação das condições de ocorrência, uso e proteção das águas;
  • Formar, capacitar e reciclar profissionais de diversas áreas na aplicação de novas metodologias de gestão de recursos hídricos e das questões ambientais;
  • Desenvolver e consolidar grupos multidisciplinares e interdisciplinares;
  • Fornecer subsídios para proporcionar uma maior interação entre o meio acadêmico-científico e os órgãos do poder público e privado que interagem na gestão dos recursos hídricos e do meio ambiente regionais.

PÚBLICO ALVO

O GRH será destinado a técnicos portadores de diploma de conclusão de curso superior, os quais ocupem ou desejam ocupar funções estratégicas de decisão, gerência, acompanhamento e avaliação de Planos, Programas e Projetos no âmbito da gestão de recursos naturais com ênfase na água e no meio ambiente em geral.

A proposta pedagógica do curso está fundamentada numa concepção crítica das relações existentes entre educação, sociedade e trabalho que envolve uma prática educativa transformadora e participativa.

O Curso, geograficamente, é aberto tendo como condição fundamental para o cursista, a possibilidade de comunicação online, tendo em vista que o mesmo será centralizado numa plataforma de trabalho em rede, a plataforma MOODLE, ou outra plataforma que venha a se mostrar mais conveniente, contendo os recursos necessários para favorecer a aprendizagem em ambiente virtual, de acordo com as novas tendências do e-learning.

O QUE O CURSO VAI TE POSSIBILITAR?

  • Aperfeiçoar a sua formação e ampliar seu conhecimento no âmbito do planejamento e gestão dos recursos hídricos, uso e proteção de recursos hídricos
  • Contribuir para o seu aperfeiçoamento e possibilitar a atuação em planejamento de projetos, gestão e avaliação de planos; 
  • Entender a distribuição das chuvas no Brasil e sua influência nas águas superficiais e de abastecimento; 
  • Conhecer os melhores procedimentos para uso racional das águas;
  • Conhecer as principais legislações aplicadas aos Recursos Hídricos.

MOMENTOS PRESENCIAIS

Possivelmente haverão quatro momentos presenciais: sendo três deles obrigatórios.

  • Seminário Formal de Abertura – haverá um encontro entre a equipe didático-pedagógica e os cursistas, oportunidade em que será distribuído material explicativo do funcionamento do curso e a metodologia do ensino a distância;
  • Seminário de Acompanhamento e Avaliação para a aferição de conteúdos, relativos aos MTs 1 e 2;
  • Seminário de Acompanhamento e Avaliação para a aferição de conteúdos, relativos ao MTs 3 e 4;
  • Seminário Final de Avaliação: nesse seminário será realizada a defesa oral da monografia.

Poderão ocorrer outros encontros além desses mencionados, considerando-se a conveniência dos cursistas, professores-tutores, bem como facilidades que venham a ser disponibilizadas por eventuais parceiros.

A realização de momentos presenciais em cidades-polo é uma possibilidade real, a exemplo do que já acontece com outros cursos. Essa possibilidade está diretamente relacionada ao número de inscritos e de suas regiões de residência ou trabalho.

PREVISÃO PARA INÍCIO DAS AULAS: 04/10/2021

SOBRE O IAS – INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL

Criado no dia 22 de Março de 2016, O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. Promove a defesa, preservação e conservação do meio ambiente hídrico, bem como o desenvolvimento sustentável, econômico e social relacionado ao seu uso.

Site: https://www.aguasustentavel.org.br

Crédito:
Comunicação | Instituto Água Sustentável

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!