Crise hídrica e aumento na conta de luz elevam em sete vezes a busca por melhorias no sistema de climatização nas empresas brasileiras

Imagem: Divulgação | Contratação da plataforma de gestão da startup Diel Energia saltou neste primeiro semestre de 500 para 3,5 mil dispositivos instalados no setor privado   

A startup Diel Energia, desenvolvedora de plataforma de gestão de refrigeração para o mercado corporativo, acaba de registrar um crescimento de mais de sete vezes nos negócios no primeiro semestre deste ano, auge da crise hídrica e aumento na conta de luz no Brasil com a bandeira vermelha tipo 2.  

A empresa, que recebeu recentemente um investimento do Grupo Gera, companhia nacional que atua com comercialização e geração de energia renovável no Brasil, possuía até o final de 2020 cerca de 500 dispositivos instalados nas organizações brasileiras.

Somente no primeiro semestre deste ano, a startup atingiu a marca de 3,5 mil sistemas instalados no País, com o crescimento impulsionado pela busca por redução de custo na conta de luz e o consequente aumento de competividade no setor produtivo.

Na visão de Victor Arcuri, diretor da Diel Energia, a pandemia trouxe menor capacidade de investimento por parte das empresas no País, mas, por outro lado, estimulou a busca por redução de custos operacionais.

“Todas as empresas com operação crítica que depende do bom funcionamento do sistema de refrigeração possuem o desafio de aumentar a eficiência energética. Nesses casos, é necessário que os equipamentos estejam sempre funcionando para o sucesso da operação, como é o caso, por exemplo, de hospitais, clínicas e frigoríficos”, comenta.

“Um importante exemplo são unidades de medicina diagnóstica, onde equipamentos como a ressonância magnética são extremamente sensíveis à temperatura e umidade. A não conformidade da sua climatização pode levar a quebra da máquina e ao prejuízo no faturamento. Outro exemplo é a armazenagem correta de materiais coletados, como conservação de exames de sangue na temperatura entre 2°C e 8°C sendo vital para o resultado correto do paciente”, acrescenta Arcuri.


O executivo ressalta que, em grandes varejistas, a grande quantidade de equipamentos e uma operação ramificada tornam difícil a gestão e o controle do desempenho de cada unidade.

“Obter informações de forma isolada ou não ter acesso aos dados concretos podem levar a tomadas de decisão precipitadas, gerando maior consumo de energia e maior custo de manutenção”, explica.

Em média, a plataforma da Diel promove 15% de economia no consumo elétrico destinado à refrigeração. Em alguns segmentos, essa parcela pode corresponder de 60% a 80% do total da fatura, sendo este o maior alvo de atuação da startup.

Sobre a Diel Energia

A DIEL foi fundada em 2018, com o objetivo de digitalizar e simplificar a gestão de refrigeração por meio da nossa plataforma, a Devac®. Nossa equipe multidisciplinar, formada por engenheiros mecânicos, elétricos e desenvolvedores, nos dá uma perspectiva única, direcionando nossas ferramentas para uma só missão: resolver problemas práticos de gestão da refrigeração, fazendo com que sua empresa deixe de pagar desnecessariamente por consumo de energia e manutenção excessivos. Tudo isso de forma simples, para que qualquer pessoa da sua equipe seja capaz de utilizar a plataforma e entender as informações facilmente. É a nova era da gestão de refrigeração.

Sobre o Grupo Gera

Fundado em 2016, o Grupo Gera oferece às empresas soluções de geração por fontes renováveiseólica, solar, hídrica e biogás, pela Gera Energia, e soluções de contratação e eficiência energética, pela Gera Soluções. 

Crédito:
Imprensa | Diel

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1401 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.