Statkraft Brasil investirá parte da renda líquida da venda de certificados de energia renovável em projetos socioambientais

softelec

Imagem: Divulgação – Projeto Abrigo Sustentável | 10% da renda líquida será revertida para projetos como “Abrigo Sustentável”, do Engenheiros Sem Fronteiras

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Statkraft é a primeira geradora a oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil e na Índia. O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) tem como objetivo comprovar que a energia é proveniente de fontes limpas, garantindo que a operação é sustentável.

Atualmente, a empresa tem quatro empreendimentos eólicos no Nordeste gerando RECs, Barra dos Coqueiros (Sergipe – SE), Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra (Bahia – BA), somando 400.000 megawatt-hora (MWh)/ano.

Parque Eólico Barra dos Coqueiros – Sergipe (Statkraft)
Crédito: José Somensi

Por acreditar que combater as mudanças climáticas é o único caminho para a sobrevivência do planeta, e que uma ação integrada pode viabilizar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas, (ONU), especialmente os ODS 7 Energia Limpa e Acessível; ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13 Ação contra a Mudança Global do Clima; e ODS 15 Vida Terrestre, a Statkraft decidiu destinar o investimento de 10% da renda líquida da venda de certificados de energia renovável (RECs) para projetos socioambientais.

“Fica claro que os RECs são essenciais para o desenvolvimento do mercado de energia renovável, pois além de auxiliarem no cumprimento de metas de redução de emissões por parte dos compradores, fomentam novos projetos de geração de energia proveniente de iniciativas com baixa emissão de carbono. O uso estratégico de RECs é fundamental para que tenhamos uma economia sustentável e um planeta melhor para as futuras gerações”, afirma Pablo Becker, VP Comercial na Statkraft Brasil.

Projetos

Um dos projetos em desenvolvimento proveniente dos recursos obtidos com a venda de Certificados de Energia Renovável é o projeto Abrigo Sustentável. O projeto consiste em disponibilizar o acesso à energia solar fotovoltaica e captação de água da chuva em uma ONG localizada em Aracajú (SE), contribuindo assim com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Com a implantação do projeto, será possível gerar uma economia de energia e água, beneficiando mais de 80 pessoas diretamente, sendo boa parte composta por crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos.

De acordo com Aline Ohira, gerente de Sustentabilidade da Statkraft Brasil, com intuito de atuar de maneira proativa e sustentável, as empresas estão cada vez mais comprometidas em contribuir com a sociedade e o meio ambiente, muitas delas já engajando com ações ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“A Statkraft reconhece esse compromisso e agrega ainda mais valor às empresas que adquirem seus I-RECs. É uma iniciativa que cria um ciclo virtuoso onde todos somos beneficiados: empresas, sociedade e meio ambiente”, destaca.

Sobre a Statkraft

A Statkraft é uma empresa global, líder em energia hidrelétrica internacionalmente, e a maior geradora de energia renovável da Europa. A companhia acumula mais de 125 anos de experiência no mercado e está presente em 19 países.

Com ações pautadas pela ética e a transparência, a empresa está presente no Brasil desde 2012. Sua sede está sediada Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 18 ativos de geração renovável no país, com cerca de 450 megawatts (MW) de potência instalada. A Statkraft está construindo o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia. A usina será a maior da companhia na América Latina. O projeto deve gerar quase 2,3 Terawatt-hora (TWh) de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras.

A empresa é a primeira geradora a oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil e na Índia. O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) ajuda a empresa a certificar a origem da energia e garante que a operação é sustentável, com respeito às regras e aos procedimentos da International REC Standard. Essa é uma instituição que certifica rastreamento de atributos de eletricidade (RECs) internacionalmente reconhecidos, comercializáveis e confiáveis.

Além de gerar energia limpa por meio de fontes renováveis, a Statkraft tem uma comercializadora, localizada no Rio de Janeiro, que atende a clientes de diversos segmentos, situados em todo o Brasil.

Contribuir para um mundo mais verde, ao prover energia pura, pautada pelos valores de segurança e respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente, são os objetivos da companhia.

Sites oficiais: https://www.statkraft.com/; https://www.statkraft.com.br/

Crédito:
Imprensa | Statkraft Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!