Empresas do setor afirmam que, mesmo com alterações através da Lei 14.300, investir em energia solar fotovoltaica continua sendo um negócio altamente rentável

softelec
Arquivo Fort3 Solar
Arquivo Fort3 Solar

Imagem: Divulgação | Redação por Eliana Cavalcanti, CEO da Fort3 Solar, Presidente da AL Solar, Vice Presidente da ANNESOLAR e Líder do Movimento Brasil Solar; edição por Simone Horvatin (MTB 0092611/SP), colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

  • O programa PADIS foi criado em 2007 e oferece reduções a 0% de alíquotas de Imposto de Importação, IPI e PIS-COFINS, entre outros benefícios. O PADIS objetiva fomentar a implantação e a manutenção no País de pessoas jurídicas que exerçam as atividades de concepção, desenvolvimento, projeto e fabricação de dispositivos semicondutores ou displays.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 11.456, publicado na quarta-feira (dia 29/3), no Diário Oficial da União (DOU), que atualiza e expande o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS), ao incluir o segmento de módulos fotovoltaicos, voltado para a produção de energia solar.  

A isenção passa a beneficiar os componentes produzidos no Brasil.

Logo o KIT Solar Nacional ficará mais competitivo, o que é positivo. No entanto, precisamos de tempo para observar o comportamento do mercado, para saber quanto realmente ficará o preço final dos módulos solares de fabricação nacional. Atualmente, os módulos solares nacionais ainda tem seus preços mais elevados (em torno de 15%-20%) frente aos módulos internacionais. No momento, empresários e instituições do setor acreditam que o preço final ainda não será competitivo o bastante, em relação aos importados.

O Brasil ainda tem poucos fabricantes no país.

Desde que a Lei 14.300 entrou em vigor, foi sentida uma retração no mercado por todas as empresas atuantes do setor: fabricantes, distribuidores e integradores. Os distribuidores de kits fotovoltaicos sentiram uma diminuição de 50% na venda.

Particularmente, no estado de Alagoas, as empresas do setor relataram a retração do mercado de energia solar: isto porque o número de novas adesões de clientes interessados em investir e gerar sua própria energia diminuiu em comparação ao período anterior a Lei 14.300.

As empresas que comercializam e realizam a integração dos sistemas solares fotovoltaicos alegam os fatores que acreditam influenciar nesta retração do mercado:

  1. Taxação: Percebeu-se que a diminuição das adesões está diretamente relacionada ao artigo que determina as cobranças da rede, fio B (distribuição) e em alguns tipos de projetos, outros componentes tarifários que também são cobrados (Fio A – transmissão, por exemplo);
  2. Mudança de governo: Período de adaptação;
  3. Financiamento: Altas taxas de juros;
  4. Linhas de créditos de financiamento: Mais exigentes, devido a alta inadimplência no momento; entre outros motivos.

O principal desafio das empresas do setor de solar após a Lei 14.300 entrar em vigor

Como já descrito, o maior desafio deste momento pelas empresas que atuam no setor de energia solar fotovoltaica é demonstrar e comprovar aos consumidores que querem gerar sua própria energia limpa e renovável, que investir em energia solar continua sendo viável e rentável. Entretanto, os consumidores devem buscar empresas experientes e qualificadas tecnicamente, que conheçam as legislações e os trâmites do mercado, pois além de fornecer os módulos solares e fazer instalações, devem ter o compromisso de oferecer serviços de qualidade e todas as vantagens possíveis aos clientes. O retorno real do investimento do consumidor deve ser garantido de forma clara e segura, após a Lei 14.300.

Ewerton Francisco Ferreira Rodrigues, CEO da Evolt Engenharia Elétrica e Solar, comenta:

Pode-se considerar que esse decreto não só favorece o setor de renováveis, como também o setor de microeletrônica, responsável pela fabricação de chips inteligentes para a inovação tecnológica da indústria 4.0, por exemplo associada à internet e ações tecnológicas, que vieram para ficar. Uma realidade no Brasil que cresce a cada dia.

Investir em energia solar fotovoltaica ainda é um excelente negócio para aqueles que buscam economizar na sua conta de energia

Mesmo sentindo a retração do mercado em Alagoas, há empresas aderindo e querendo gerar sua própria energia. Isto porque entenderam que investir em energia solar fotovoltaica ainda é um excelente negócio. Antes da Lei 14.300, quem investiu em energia solar fotovoltaica tinha uma economia de energia na conta entre 80%- 90% ; após a lei entrar em vigor, quem gera sua própria energia consegue uma economia na conta de energia entre 70%-80%.

Mesmo com uma diferença menor em rentabilidade (entre 10%-20%), investir em energia solar é viável e lucrativo.

Arquivo: Fort3 Solar
Arquivo: Fort3 Solar

As empresas do setor de energia solar fotovoltaica consideram que a partir da segunda quinzena de abril haverá um maior volume de adesões de novos clientes. Levam em consideração que as regras e condições sobre cobranças, leis e normativas estão agora estabelecidas e mais claras, por isso se sentem mais confiantes e seguros para assistir novos clientes com relação aos cálculos e retorno do investimento.

Infelizmente, na perspectiva de quem atua diretamente no fornecimento e prestação de serviços do setor de energia solar fotovoltaica e geração distribuída, a Aneel soltou, de forma desconexa, uma resolução normativa sobre alguns pontos da Lei 14.300. Por isso, foi protocolado o PL 1292/2023 em caráter de urgência, que visa corrigir e ajustar alguns dispositivos da Lei 14.300/2021, que estabelece o Marco Legal da Geração Distribuída no Brasil. 

As associações do setor (MSL, AL Solar, Annesolar, Absolar, Inel, ABGD, APBSolar, Assessolar, entre outras) se uniram e estão trabalhando juntas aos representantes eleitos de Brasília para a aprovação do projeto de lei PL 1292/2023.  O PL foi protocolado em caráter de urgência pelo deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos/MG) no dia (21/3), em Brasília (DF). As alterações propostas pelo projeto de lei podem ainda gerar discussões e debates entre os diversos setores envolvidos na geração distribuída no Brasil.

Sobre o PL 1292/2023 – leia na íntegra os detalhes requeridos.
Sobre Geração Distribuída no Brasil – dados atualizados do setor pela ANEEL

Sobre a autora

Eliana Cavalcanti, CEO da Fort3 Solar, Presidente da AL Solar (Associação Alagoana de Energia Solar) e Vice Presidente da ANNESOLAR (Associação Norte e Nordeste de Energia Solar) e Líder do Movimento Brasil Solar.

::: Eliana Cavalcanti está no LINKEDIN

Sites:

Crédito:
Editorial Ambiental Mercantil Energias

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!