Atrium Offices recebe certificação Leed Gold como edifício comercial mais sustentável de Santa Catarina

softelec
Atrium Offices se destaca por sustentabilidade em Santa Catarina
Atrium Offices se destaca por sustentabilidade em Santa Catarina

Imagem: divulgação | Soluções da Schneider Electric possibilitaram economia de mais de 30% de água potável e 14% de energia elétrica

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, maio de 2022 – Conhecido como o edifício comercial mais diferenciado da Grande Florianópolis (SC), o Atrium Offices decidiu honrar esse título adotando soluções sustentáveis a fim de melhorar o sistema de gerenciamento e proporcionar mais conforto aos seus ocupantes.

Para isso, a construção necessitava do controle total sobre suas instalações e tinha o desafio de torná-las sustentáveis, integrando todo o sistema de iluminação e instalando medição em tempo real de energia.

Após a adoção e implementação das soluções da Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, o edifício comercial alcançou resultados significativos em termos de uso racional de materiais e recursos naturais, estímulo da sustentabilidade e eficiência energética da edificação.

Os sistemas instalados pelo EcoXpert, parceiro da Schneider Electric, foram o EcoStruxure Building Operation, uma solução colaborativa de Internet das Coisas (IoT) que inclui arquitetura escalável, segura e global para tornar todos os tipos de edifício inteligentes, e o Building Management System (BMS), que tem a função de controlar e realizar rotinas pré-agendadas de acordo com as necessidades do cliente. O controle de iluminação está integrado ao sistema BMS e pode ser acessado via tela gráfica.

“Por meio do sistema de automação e controle predial, é possível monitorar bombas, acionar iluminação da área comum e supervisionar o sistema de Ar Condicionado Central tipo água gelada do empreendimento. Também avançamos nos custos operacionais e melhoramos os KPIs de sustentabilidade”, afirma Larissa Melo, Gestora do Atrium Offices.

Além disso, as tecnologias geram uma economia de mais de 30% de água potável de vasos sanitários, mictórios, torneiras e chuveiros economizadores. Em termos de energia elétrica, agora o edifício tem o potencial de economizar 14% ao ano, em virtude dos sistemas de ar-condicionado central de alta performance e melhor filtragem, que proporcionam maior qualidade do ar interno, recuperadores de calor, sistema de geração de energia solar fotovoltaico, iluminação eficiente, vidros de controle solar, entre outros.

Reconhecimento das boas práticas aplicadas no projeto

Depois de todo o investimento em melhorias e inovação no quesito sustentabilidade do Atrium Offices, o reconhecimento das boas práticas aplicadas no projeto pode ser concretizado com a certificação para construções sustentáveis, Leed Gold, na qual o empreendimento obteve a maior pontuação de um edifício comercial em Santa Catarina. Isso significa que toda a área comum do prédio e suas infraestruturas foram projetadas e concebidas seguindo rigorosos padrões de eficiência e sustentabilidade.

“Os resultados alcançados evidenciam toda a dedicação e o cuidado que tivemos com a execução do projeto para atender às necessidades do cliente a fim de proporcionar um trabalho mais simples, ágil e sustentável. Estamos muito satisfeitos com a devolutiva”, finaliza Sandra Haro, Chefe de Produto de Digital Buildings da Schneider Electric.

Sobre a Schneider Electric

O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade. Chamamos isso de “Life Is On”.

Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.

Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.

Somos as mais locais das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados com nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento.

Site oficial: https://www.se.com/pt/pt/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5029 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!