BAIXAR PDF: Global Wind Report 2022 foi lançado em abril e destaca o crescimento da energia eólica a nível mundial

Global Wind Report 2022 GWEC
Global Wind Report 2022 GWEC

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

A indústria eólica desfrutou do seu segundo melhor ano, mesmo em meio a uma pandemia. O setor é promissor e espera-se que o número de novas instalações irá se quadruplicar até ao final da década. Gerando energia limpa e renovável, contribuindo para a descabornização.

A indústria eólica mundial teve o seu segundo melhor ano em 2021, cresceu quase 94 GW de capacidade a nível mundial, ficando atrás do crescimento recorde de 2020 em apenas 1,8%.

A Europa, América Latina e África & Médio Oriente tiveram anos recorde para novas instalações onshore, mas o total de instalações eólicas onshore em 2021 era ainda 18% inferior ao do ano anterior. O declínio foi impulsionado principalmente pelo abrandamento do vento nos dois maiores mercados mundiais de energia eólica, a China e os EUA.

Foi comissionado 21.1 GW de capacidade eólica offshore no ano passado, três vezes maior do que em 2020, tornando 2021 o melhor ano da história da eólica offshore, elevando a sua quota em novas instalações globais para 22,5% em 2021.

A China representou 80% da capacidade eólica offshore em todo o mundo em 2021, aumentando suas instalações eólicas offshore e totalizando 27,7 GW. Este é um nível de crescimento espantoso, uma vez que foram necessárias três décadas para que a Europa elevasse a sua capacidade eólica offshore total para um nível semelhante.

A capacidade global total de energia eólica atingiu agora 837 GW, evitando que mais de 1,2 mil milhões de toneladas de CO2 por ano – o equivalente às emissões de carbono anuais da América do Sul.

Em 2021 os leilões eólicos contribuíram globalmente para mais de 88 GW de potência eólica, 153% acima do que em 2020.

Após um ano em que os compromissos assumidos em termos net zero ganharam um impulso global, juntamente com uma urgência renovada para alcançar a segurança energética, as perspectivas de mercado para a indústria eólica global parecem ainda mais positivas.

Espera-se que 557 GW de capacidade nova sejam adicionados nos próximos cinco anos segundo as políticas correntes. Isto representa mais de 110 GW anuais de novas instalações até 2026.

Contudo, este crescimento terá de quadruplicar até ao final da década para que o mundo se mantenha na rota de 1,5C e neto zero até 2050.

Global Wind Report 2022

Caso leilões não se realizem de forma contínua, que são meios de expansão da energia eólica, atrasos poderão deixar um déficit energético até 2030

A energia eólica não tem crescido o suficiente ou rapidamente para se conseguir uma transição energética global segura e resiliente.

A energia eólica não tem crescido o suficiente ou rapidamente para se conseguir uma transição energética global segura e resiliente. Com as atuais condições de instalação, a GWEC Market Intelligence prevê que até 2030 teremos menos de dois terços da capacidade de energia eólica necessária para o percurso de 1,5°C e net zero estabelecido pela IRENA no seu plano para 2050, o que efetivamente condena a falta dos nossos objetivos climáticos.

Seis áreas em que a indústria eólica global enfrenta desafios a curto e longo prazo

Global Wind Report 2022

O papel da energia eólica como protagonista da transição energética dependerá de assegurar que o crescimento da indústria seja sustentável, justo e socialmente responsável, ao mesmo tempo que se baseie numa proposta econômica clara e viável. Há seis áreas em que a indústria enfrenta desafios tanto a curto como a longo prazo.

Global Wind Report 2022
Global Wind Report 2022

Para baixar gratuitamente o Relatório Global de Energia Eólica 2022 basta acessar o site da GWEC e preencher o formulário no rodapé da página.

Sobre a GWEC

O Global Wind Energy Council é a associação internacional de comércio para a indústria de energia eólica. A missão da GWEC é assegurar que a energia eólica se estabeleça como solução para os desafios energéticos atuais, proporcionando benefícios ambientais e econômicos substanciais.

A GWEC é uma organização baseada em membros que representa todo o setor da energia eólica. Os associados da GWEC representam mais de 1.500 empresas, organizações e instituições em mais de 80 países, incluindo fabricantes, construtores, fornecedores de componentes, instituições de pesquisa, associações nacionais de energia eólica e renovável, fornecedores de eletricidade, companhias financeiras e de seguros.

Site oficial: https://gwec.net/global-wind-report-2022/

Crédito:
Simone Horvatin (Jornalista, MTB 0092611/SP) para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2926 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!