Biofilia no Currículo da Educação Infantil

softelec
Crédito da Foto: Iasmine Lopes/Divulgação CSI
Crédito da Foto: Iasmine Lopes/Divulgação CSI

Imagem: Divulgação | Em sala de aula, as crianças cultivam mudas diversas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Desde 2018, o Colégio Santa Inês vem investindo no conceito de ‘salas verdes’ na Educação Infantil, agregando, de vez, a biofilia ao currículo do segmento.

“A inserção das plantas em sala de aula traz benefícios concretos para as crianças, promovendo tanto a saúde física como a mental, além de proporcionar vivências únicas e memoráveis”, explica a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil Inesiana, Rosana Rego Cairuga.

A educadora também lembra que, assim como as crianças cuidam da natureza, a natureza cuida das crianças. Mais do que ‘decorar’ as salas com vasos de plantas de diferentes espécies ornamentais ou comestíveis, as crianças são ensinadas a plantar, estimuladas a cultivar e a acompanhar o ciclo de vida de cada muda. É um aprendizado constante!

“A atmosfera natural proporciona conexões inimagináveis e bem-estar”, complementa Rosana. Além disso, apoiar e estimular as crianças em suas descobertas e aprendizagens, principalmente no que se refere à natureza, amplia o repertório dos pequenos em diversas áreas.

A definição do termo “Biofilia“, de forma breve, é “amor à vida; instinto de preservação, de conservação”. Inserir mais verde no dia a dia dos pequenos, agregando os princípios biofílicos na proposta pedagógica da Educação Infantil, estimula a sinergia das crianças com o aprendizado, fomenta saúde e concentração.

“Mais do que nunca, é necessário encontrarmos formas de conectar as crianças com o meio natural. Precisamos da natureza em nossas vidas, e elas, também!”, conclui a educadora ao ressaltar que, quando pensamos em educação, uma mudança possível é reconfigurarmos os espaços escolares, dando vez à natureza e à sustentabilidade.

Site oficial: http://www.santainesrs.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!