Petlove lança o primeiro tapete higiênico biodegradável e zero plástico do Brasil

softelec
Divulgação Ecoa - Estúdio Criativo Otrös
Divulgação Ecoa - Estúdio Criativo Otrös

Imagem: Divulgação | Ao contrário de um tapete higiênico comum que leva 400 anos para se decompor, o produto da marca Ecoa dura apenas seis meses no meio ambiente

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – Estima-se que em 2022 o consumo de tapetes higiênicos no Brasil foi de aproximadamente 2 milhões unidades, o equivalente a área de 115 Maracanãs de resíduo plástico. Esse cenário tem gerado um intenso debate na cadeia produtiva sobre como amenizar o impacto ambiental.

Pensando nisso, e em linha com a estratégia da Petlove em ser uma empresa que gera impacto positivo no mundo, a companhia traz com exclusividade para o portfólio a Ecoa, marca nacional dedicada a produtos sustentáveis para pets, com uma inovação pioneira: o primeiro tapete biodegradável e zero plástico do Brasil.

O novo tapete, assim como a marca Ecoa, nasce para atender a demanda do público que deseja diminuir sua pegada ambiental, substituindo itens do cuidado diário com os animais por alternativas mais sustentáveis que gerem um menor impacto na natureza – pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) feita em 2022, revela que cerca de 74% dos consumidores brasileiros afirmaram adotar hábitos ambientalmente sustentáveis. Além disso, a nova marca tem como objetivo começar um trabalho de conscientização sobre a sustentabilidade dentro do mercado pet, mobilizando consumidores e o setor como um todo em direção à uma consciência ambiental coletiva.

“Aqui na Petlove buscamos oferecer para os tutores soluções em produtos e serviços que sejam de alta qualidade, ajudam na rotina de cuidados do pet e que geram um impacto positivo para a sociedade e meio ambiente. A pauta é urgente e sabemos que o setor pet ainda tem muito a crescer e inovar com produtos mais sustentáveis, percebemos essa tendência do próprio consumidor por escolhas mais positivas e cuidadosas com o planeta. Incluir a Ecoa em nosso portfólio de produtos é um passo importante dentro da Petlove e do segmento pet. Queremos incentivar o nosso consumidor a fazer escolhas mais assertivas, assim como a indústria, para que busquem inovação e desenvolvimento de mais alternativas com impacto positivo.”, explica Talita Lacerda, CEO da Petlove.

A executiva comenta ainda que, com a demanda crescente dos consumidores por soluções sustentáveis e alto potencial de escala do novo produto biodegradável e zero plástico, a expectativa é que a novidade alcance 20% das vendas de todos os tapetes higiênicos dentro do Grupo Petlove até 2025.

O novo produto conta com uma composição especial, na qual os insumos plásticos foram substituídos por papel e celulose provenientes de manejo florestal sustentável – materiais renováveis e biodegradáveis que auxiliam na rápida decomposição, sem afetar o tempo de vida útil e funcionalidade do produto. Com isso, após o descarte, o tapete leva apenas seis meses para se decompor, enquanto um similar convencional pode durar até 400 anos em um aterro sanitário.

Além disso, o tapete Ecoa reduz em mais de 30% a emissão de gases de efeito estufa (CO²) em relação aos produtos semelhantes. Em relação ao restante emitido, há uma compensação com créditos de carbono (REDD+) no que diz respeito à promoção de iniciativas de proteção do desmatamento florestal, se tornando o primeiro tapete higiênico carbono neutro do Brasil. O produto também possui uma alta absorção e performance, barreira impermeável antivazamento e ainda uma solução não poluente que combate o mau cheiro.

A nova investida sustentável da Petlove se estende não apenas a nova marca em si, mas também às embalagens, uma vez que são utilizados papel reciclado e, no caso dos produtos Ecoa adquiridos de forma virtual, os pacotes contam com materiais recicláveis que podem ser reaproveitadas, como caixas de papelão, enchimentos de proteção e plástico 100% reciclado (ou seja, fabricado a partir do material já utilizado e descartado em diferentes aplicações). Hoje, o Grupo Petlove é detentor do selo EU RECICLO, que assegura que todo o volume de embalagens utilizadas nas entregas seja reciclado junto às cooperativas parceiras.

Sobre o Grupo Petlove

Fundada em 1999, a Petlove iniciou suas atividades como um e-commerce, pioneiro no setor no país, e hoje se consolida como o primeiro ecossistema pet no Brasil. Atualmente, a companhia engloba outras frentes de negócios, como saúde, hospedagem e serviços, sempre focada em oferecer soluções completas para tutores e pets, seja no mundo virtual ou presencial. Com as marcas DogHero, PortoPet e Nofaro – que estão sendo integradas à Petlove, em uma marca única — a companhia conecta a jornada do cliente, que pode resolver todas as questões relativas ao pet em um só lugar. A empresa também tem forte atuação no segmento B2B e busca a valorização dos profissionais do setor, com soluções voltadas a médicos veterinários e petshops, empreendedores e pet sitters, fortalecendo todo o ecossistema pet por meio das plataformas de conteúdos técnicos e auxílio ao médico veterinário e de gestão de negócios com as marcas Vet Smart e Vetus, respectivamente.

Site oficial: https://petlove.gupy.io

Sobre a Ecoa

A Ecoa é uma marca nacional e sustentável de produtos para pets. Como objetivo principal, visa liderar a transformação do consumo de produtos pet no Brasil, desenvolvendo inovações que geram impacto ambiental positivo no planeta. Em seu lançamento, apresenta uma proposta inovadora, o primeiro tapete higiênico biodegradável e zero plástico do Brasil. O tapete Ecoa oferece uma performance excelente e ainda, ao ser descartado, leva apenas 6 meses para sua total decomposição, em contraponto com tapetes convencionais que podem se decompor em até 400 anos. A Ecoa utiliza matérias-primas renováveis e sustentáveis, além de ter redução da emissão de carbono (CO²) e práticas de compensação de créditos. Os produtos estão disponíveis para venda exclusiva nos canais online e offline da Petlove.

Site oficial: https://www.ecoapet.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5027 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!