Webinar destaca importância das geomembranas para segurança e meio ambiente

softelec

Imagem: Divulgação | Evento organizado pelo Grupo Nortène, será realizado no próximo dia 8 de junho, a partir das 18h, com palestra do canadense Eric Blond, especialista e referência mundial no assunto

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

As geomembranas estão em uso hoje em diversos segmentos do mercado, como o agronegócio, mineração e gestão de resíduos urbanos. Quando falamos em sua utilização na disposição de resíduos ou rejeitos com potencial poluidor, logo nos vem à mente, a importância desses projetos com relação ao meio ambiente.

Com o objetivo de informar sobre o uso desses geossintéticos em situações com potencial poluidor em casos de vazamentos, o Grupo Nortène realiza a webinar gratuita “Geomembranas – Desempenho a longo prazo, projeto e propriedades mínimas”, no próximo dia 8 de junho, das 18h às 19h30. O palestrante do evento será Eric Blond, engenheiro geotécnico registrado em Quebec e Alberta no Canadá, reconhecido mundialmente como referência no assunto.  

Eric Blond, engenheiro geotécnico
Crédito: Divulgação

Buscando trazer o que há de mais relevante e conhecimento aplicado no tema, a empresa optou pela escolha deste profissional, que possui mestrado com foco em geossintéticos e tem mais de 25 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento em todo mundo. O treinamento contará com tradução simultânea em português e espanhol, além da emissão de um certificado de participação. Podem se inscrever representantes do setor, profissionais da área de engenharia civil e ambiental, projetistas de obras de proteção ambiental e interessados no assunto.

Mais detalhes

O subtema do evento é “Uma abordagem holística para o desempenho a longo prazo dos sistemas de revestimento com geomembranas: considerações de projeto e propriedades mínimas do material”. Em resumo, no evento serão abordados vários fatores que influenciam a atuação a longo prazo desse tipo de geossintético utilizado em sistemas de revestimento em obras de proteção ambiental, como mineração por exemplo.

“O palestrante também esclarecerá sobre os requisitos a serem observados na fase de projeto e as propriedades mínimas necessárias para garantir sua performance e segurança para evitarmos possíveis tragédias e acidentes ambientais”, ressalta Carolina Palomino, Engenheira de Polímeros do Grupo Nortene.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Pioneirismo

Uma das pioneiras no fornecimento de reservatórios de geomembrana, a Nortène estuda a fundo as necessidades desse mercado. Uma das principais características da linha de produtos da empresa é a longevidade, que está amparada em seus sete anos de garantia, dois anos a mais. A decisão da empresa em desenvolver um portfólio com materiais seguros também está relacionada aos problemas de qualidade e anomalias encontradas nas geomembranas tradicionais existentes no mercado. Pois projetos desenvolvidos com materiais inferiores ao padrão provocam atrasos na obra e retrabalhos que dão prejuízo a sociedade e ao meio ambiente, além do dano financeiro e chegam a causar fatalidades.

“Há ainda vários riscos em utilizar produtos fora do padrão de qualidade, que vão desde a degradação do material e riscos de vazamentos, perda de água, até rompimentos e danos à flora, fauna e comunidade próxima. Por isso são importantes iniciativas como essa a qual estamos oferecendo”, finaliza Carolina.

Grupo Nortène 

Fundada em 1981 e sediada em Barueri/SP, a Nortène é pioneira no fornecimento de: reservatórios de geomembrana, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termo-soldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção. A Nortène contribui também com sua tecnologia exclusiva em plásticos na fabricação e na comercialização dos produtos das empresas: Engepol Geossinteticos, Santeno Irrigação, Tecnofil Soluções em telas e Silox armazenagem.

Site oficial: https://nortene.com.br/

Crédito:
Imprensa | Grupo Nortène

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5029 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!