IBAMA confirma invasão de estorninhos no Brasil

Ibama confirma invasão de estorninhos no Brasil

Imagem: Banco de imagens do Ibama | Ave é considerada invasora: Instituto preza pela proteção à biodiversidade nativa brasileira

Brasília – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) certifica a presença no Brasil do pássaro de espécie Sturnus vulgaris, conhecida por “estorninho”. O primeiro registro da ave no país, considerada de caráter invasor, ocorreu em 2014 – atualmente, sua presença está restrita aos municípios fronteiriços ao Uruguai.

Por se tratar de um processo em estágio inicial, o Ibama está reunindo informações sobre a biologia e extensão da espécie.

Sendo assim, foram iniciadas tratativas com instituições de pesquisa e demais setores do Poder Público que possuem competência na matéria, a fim de adotar medidas coordenadas para a detecção precoce de ocorrências, controle e comunicação social. Tais técnicas são baseadas na Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras, aprovada pela Resolução Conabio nº 07, de 29 de maio de 2018.

O combate às invasões biológicas é uma das principais medidas de proteção à biodiversidade nativa e é um compromisso assumido pelo Brasil a partir da ratificação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB).

Site oficial: https://www.gov.br/ibama/pt-br

Crédito: Divulgação

Crédito:
Imprensa | Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3422 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!