Sesc Mogi Promove Educação Ambiental através de uma ação contínua com seus visitantes

softelec

Imagem: Lúcio Cunha | Vista parcial do CEA-Sesc Mogi

Quem vem visitar o novo Sesc Mogi das Cruzes, além de ser impactado com as reformas e adaptações feitas no antigo Clube do Socorro, também é atraído pela imensa área verde e fica curioso com um espaço muito especial, com bancos diferenciados e plantações diversas.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Por aqui o visitante vê pé de couve, alface, rúcula, manjericão, cebolinha, pimentão e uma grande variedade de outras hortaliças e verduras. É para colher? Não, somente, é para aprender. Isso mesmo, a horta agroecológica, além dos demais espaços aqui, foram concebidos com tecnologias sustentáveis e formam o 3º Centro de Educação Ambiental do SESC SP. Os outros dois estão em Bertioga e Guarulhos.

Aqui em Mogi é o agente de Educação Ambiental, Gustavo Faria, que nos explica o que é o CEA, seu foco em Permacultura, para a cidade de Mogi das Cruzes, e todo o programa de Educação para a Sustentabilidade no qual ele está inserido. Isso porque o meio ambiente vai além das boas práticas de reduzir o consumo e reciclar.

Para que a vida seja garantida no planeta, é preciso reaprender como a natureza se comporta frente a todo esse desgaste ambiental, e com ela refazer o caminho em busca de equilíbrio e melhores tempos para todos.

O que é o CEA?

O tema proposto para o Centro de Educação Ambiental (CEA) do SESC Mogi das Cruzes abrange as “relações campo e cidade”.

O enfoque está na interação habitante e habitat, em decorrência do município de Mogi das Cruzes possuir dois perfis principais de habitantes: moradores que ocupam a zona rural e vivem em chácaras, sítios, unidades produtivas e que possuem a agricultura como profissão, conhecimento e ou subsistência e os moradores da zona urbana, os quais ocupam os espaços centrais e periféricos. Dessa forma, esses dois perfis de habitantes compartilham do mesmo território de modo a manter uma relação constante entre si, num cenário onde o urbano e o rural dialogam de maneira próxima.

Como trabalha

O CEA tem três linhas temáticas, contempladas por estruturas e tecnologias implantadas de maneira didática e sempre abrangidas pela permacultura. São elas:

  • “Conservação e Cultivo” (sistema agroflorestal, canteiro de adubação verde, horta agroecológica, canteiros elevados);
  • “Manejo de Água e Resíduos” (tratamento de água por zona de raízes, captação de água da chuva, jardim de chuva, composteira, minhocário);
  • e “Bioconstrução” (taipa de pilão, pau-a-pique, adobe, cob, cordwood, taipa leve).

Todas as estruturas são mediadas pela cenografia e podem ser visitadas de maneira autoguiada.

O que é a Permacultura

A oportunidade de ter um espaço educador pautado no design Permacultural oferece um didatismo ímpar e corrobora na promoção da mudança de visão sobre o ambiente, as pessoas e suas relações. Num município como Mogi das Cruzes isso é especialmente interessante em razão da convivência próxima das relações campo e cidade. Um novo olhar sobre o ambiente permite ressignificar essas relações e mudar a perspectiva sobre a produção de alimentos, pois é possível preservar a diversidade de alimentos – soberania alimentar e segurança alimentar – por meio de tecnologias e recursos didáticos como a vitrine de sementes, horta urbana, roça, composteira.

Esses são alguns objetivos da Permacultura, a cultura da permanência, uma maneira de estar e pensar no ambiente de maneira menos impactante e mais responsável para com os demais seres que nele habitam.

O que é Bioconstrução

Outro tema bastante abordado pelo design permacultural são as técnicas de bioconstrução, também ilustradas no CEA. Elas consistem no uso eficiente dos recursos locais aplicados na construção de estruturas totalmente funcionais e duradouras. A maioria resgata técnicas seculares, que caíram em desuso conforme a construção civil se modernizou, mas que ainda sobrevivem na lembrança e no imaginário de muitos. Um dos recursos mais utilizados e presentes no ambiente é a própria terra, que pode ser moldada em diversos tipos de estruturas e apresenta grande durabilidade e beleza. O CEA apresenta alguns exemplos de técnicas que a utilizam de maneira criativa e que resgatam esse conhecimento tradicional.

Quais elementos pode-se adotar no dia-dia

A proposta do CEA é apresentar a filosofia da Permacultura, através de suas tecnologias implantadas de maneira pedagógica no espaço, para que cada pessoa possa identificar as interfaces dessas técnicas com as próprias realidades. Tendo contato com essas tecnologias, podemos avaliar o que faz sentido em nosso dia a dia, o que podemos mudar em nosso comportamento para adotar atitudes mais responsáveis e menos impactantes para nosso ambiente.

Seja no uso racional da água, no cultivo de alimentos sem uso de venenos ou em pequenos espaços, dentro de casa, ou até no manejo de nosso resíduo orgânico através da compostagem, podemos adotar pequenas mudanças que, somadas, podem fazer grande diferença.

Como você pode conhecer?

Além da visitação espontânea ao espaço durante o horário de funcionamento da Unidade, ele receberá visitas guiadas, oficinas, cursos, bate-papos e vivências para crianças e famílias, sempre discutindo temas socioambientais, com inscrição prévia ou agendamento. É o caso do Veredas Urbanas, projeto socioambiental em andamento que pode ser agendado pelo app Credencial Sesc SP. Através dele, você conhece mais profundamente o seu próprio meio rodeado de natureza para ser curtida e preservada agora e para as futuras gerações. Inclusive, todas as ações promovidas pelo CEA são abertas à comunidade. Além da visita espontânea, acompanhando o site www.sescsp.org.br/mogidasgruzes, as redes sociais: @sescmogidascruzes (Instagram) e @sesc_mogidascruzes (Facebook) e o app Credencial Sesc SP, você se atualiza da agenda com as atividades programadas.

Sesc Mogi das Cruzes

Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 13h às 22h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Site oficial: https://www.sescsp.org.br/unidades/mogi-das-cruzes/

Crédito:
Imprensa | Sesc Mogi das Cruzes

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!