Mobilidade sustentável e logística a favor da natureza

Foto: Tomáš Malík |Pexels – Como grande vilão na batalha contra a natureza, o transporte vem passando por muitas mudanças, desde a mobilidade sustentável urbana até soluções efetivas para grandes frotas.

Os veículos estão na lista dos maiores poluentes do planeta com o processo de queima e evaporação de combustível. De acordo com os dados do SEEG, os transportes de cargas e passageiros, foram responsáveis pela emissão de cerca de 196,5 Mt de CO², em 2019.

Algumas mudanças já foram adotadas, como o uso de biocombustíveis (livres de CO²) e os veículos elétricos, e outras estão a caminho como o programa de controle da poluição do ar para veículos pesados (Proconve). No entanto, quando falamos em empresas com grandes frotas é preciso tempo para reestruturação econômica e adaptação, o que não significa continuar poluindo.

Embora frotas sustentáveis sejam uma demanda essencial e muito desejada, nem todas empresas conseguirão fazer a transição, principalmente em meio à crise. Trocar dezenas de milhares de veículos de alto custo para suas versões elétricas de uma única vez é inviável. Isso requer tempo e muito investimentoMas não por isso a sustentabilidade deve ser uma premissa descartada, pelo contrário. É possível inclui-la no planejamento de redução de custos.” – Daniel Schnaider, CEO Pointer by PowerFleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT.

Segundo Daniel Schnaider, especialista em tecnologias disruptivas, soluções como a Pointer SmartSaver foram desenvolvidas para que a redução de combustível atingisse o equilíbrio em todos os seus pilares: social, econômico e ecológico. Com o uso da IoT, a solução é capaz de economizar cerca de 26% de combustível por mês, em uma frota de 8 mil veículos. A redução de poluentes segue o mesmo número.

Ainda, no conceito de sustentabilidade o uso da tecnologia prevê manutenções preventivas aos veículos e rotas otimizadas. A inteligência artificial do driver feedback, em tempo real identifica padrões não desejados como ultrapassagem em faixa contínua, alta velocidade, direção com celular, falta de respeito ao pedestre e até mesmo distância segura do veículo da frente, evitando freadas bruscas e desgaste desnecessário dos pneus.

“Não é necessário esperar pelo elétrico para ajudar o meio ambiente. Podemos revolucionar a gestão de frotas e veículos sustentáveis no mundo agora mesmo”. Ressalta Schnaider.

Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil

Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 unidade de Inteligência Israelense. Especialista em logística, tecnologias disruptivas, economista e autor da obra “Pense com calma, aja rápido”.

Sobre a Pointer by PowerFleet BrasilA multinacional de origem israelense iniciou operações em 1994 e está presente no Brasil desde 2010. Em 2019, foi adquirida pela norte-americana PowerFleet®. A companhia é especializada no desenvolvimento de ferramentas, serviços e tecnologias para gestão inteligente de frotas de empresas e locadoras, com foco em soluções de telemetria. Além de possibilitarem uma redução de custos em torno de 20%, seus produtos proporcionam o monitoramento remoto dos veículos, diminuindo a incidência de fraudes, desvios de conduta e roubo de cargas. Com mais de 3 milhões de produtos de telemetria vendidos reúne mais de 50 mil carros, motocicletas, caminhões e implementos rodoviários rastreados no Brasil e 600 mil no mundo.

Crédito:
Imprensa|Pointer by Powerfleet Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1131 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.