Prêmio InovaCidade elege as melhores iniciativas do ecossistema de cidades inteligentes do país

Prêmio InovaCidade elege as melhores iniciativas do ecossistema de cidades inteligentes do país

Imagem: Divulgação | O troféu da mais importante premiação de Smart City da América Latina será entregue em São Paulo durante o SCB-Br Congress

Os vencedores da 9ª edição do Prêmio InovaCidade foram divulgados pelo júri da mais importante premiação de Smart City da América Latina e reconhece iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil.

Foram 96 inscritos e 24 projetos escolhidos, os ganhadores serão homenageados no primeiro dia do Smart City Business Brazil Congress 2022, 24/05.

“Em sua 9ª edição, o prêmio já se consolidou como um dos maiores destaques de reconhecimentos às iniciativas para as cidades. Com problemas cada vez mais complexos, as inovações tecnológicas, de costumes ou estilo de vida vêm assumindo um papel decisivo para solucionar demandas de pequenos municípios e em grandes centros urbanos. Para isso, é preciso divulgar e valorizar iniciativas que já apresentaram resultados positivos e que podem servir de inspiração”, comenta o presidente do Instituto Smart City Business, Leopoldo de Albuquerque.

Crédito: Divulgação

Conheça os projetos vencedores do Prêmio InovaCidade 2022

Organização: Lemobs
Cidade: Niterói – Estado: RJ
Alimentação Escolar Inteligente: 
A solução da Lemobs consiste em software e aplicativo integrados que permitem a gestão da alimentação escolar de acordo com as diretrizes do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Hoje, já está presente em mais de 60 escolas, impactando mais de 30 mil alunos, o que resulta em uma diminuição de 20% de erro nas solicitações, evitando o desperdício dos alimentos.

Organização: Prefeitura de Assaí
Cidade: Assaí – Estado: PR
Ecossistema Regional de Inovação SUNTECH: 
O município de Assaí/PR conta com uma instituição pública de ensino técnico profissionalizante que atende toda a demanda por ensino técnico da região. A partir deste modelo, Assaí buscou constituir um sistema de governança pública, abarcado em ciência, tecnologia e inovação. Deste novo propósito, nasceu o Ecossistema Regional de Inovação SUNTECH, que vem capacitando os munícipes para a inovação.

Organização: Prefeitura de Barueri – CIT – Centro de Inovação e Tecnologia
Cidade: Barueri – Estado: SP
Inovação Barueri: 
Iniciativa do município de Barueri – SP integra e oferece um conjunto de mecanismos e ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. O espaço também realiza a interação empresarial/acadêmica para o desenvolvimento de soluções. Algumas destas parcerias, inclusive, têm o objetivo de gerar empregabilidade para os participantes com os melhores resultados.

Organização: Prefeitura de Barueri – CIT – Centro de Inovação e Tecnologia
Cidade: Barueri – Estado: SP
Barueri Cidade Inteligente e Sustentável: 
O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT́) do município também foi reconhecido pela utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos. O projeto congrega mais de 20 iniciativas para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais por meios digitais.

Organização: Prefeitura de Campos do Jordão
Cidade: Campos do Jordão – Estado: São Paulo
Place Branding Campos do Jordão: 
O projeto está reposicionando a marca do município de Campos do Jordão baseado no seu DNA. O trabalho inovador no Brasil, o Place Branding vai além de uma proposta de marca, uma vez que tem por objetivo impactar de forma positiva toda a cadeia produtiva de uma cidade com foco no cidadão. Além de aumentar o PIB da cidade, tem o propósito de contribuir para elevar o senso de pertencimento do cidadão.

Organização: Prefeitura de Candeias
Cidade: Candeiras – Estado: BA
Restart Candeias: 
A Plataforma do Restart Candeias busca construir o sistema de governança pública do município baiano, abarcando ciência, tecnologia e inovação, reposicionando os eixos de gestão de “Governar para o cidadão” para “Governar com o cidadão”. Todo o Plano de Decolagem de Recuperação já foi concluído, colocando Candeias como a segunda melhor Gestão Fiscal do Estado, de acordo com a FIRJAN.                        

Organização: Prefeitura de Caraguatatuba
Cidade: Caraguatatuba – Estado: SP
Tecnologia de satélites orbitais aplicados no monitoramento de ocupações irregulares e controle dos impactos ambientais
Caraguatatuba vem sofrendo com um intenso processo de crescimento urbano. Por isso, a prefeitura implantou uma solução de monitoramento com imagens de satélite de altíssima resolução que identificam o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e degradação da vegetação no município, alertando sobre alterações no território.

Organização: Prefeitura de Carapicuíba
Cidade: Carapicuíba – Estado: SP
Juntos – Tecnologia salvando vidas, melhorando a qualidade de vida da população e reduzindo perdas materiais: 
Carapicuíba tem um complexo histórico de ocupação e um território marcado por áreas de relevo.  Nesse contexto, são recorrentes os eventos de alagamentos, enchentes e movimentos de massa que impactam os cidadãos. Agora, a tecnologia está monitorando e informando à população, por diversos meios, inclusive dispositivo móvel, sobre a ocorrência e magnitude de riscos iminentes de desastres.

Organização: Prefeitura de Caxias do Sul
Cidade: Caxias do Sul – Estado: RS
ODS como norteador da Gestão Pública por Indicadores: 
O objetivo do projeto da prefeitura de Caxias do Sul é instrumentalizar a gestão pública com um dashboard de indicadores, elaborados a partir das políticas públicas existentes, alinhando-as aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O resultado servirá para fomentar a captação de recursos e a elaboração, atualização e manutenção de projetos de transformação e desenvolvimento da cidade.

Organização: Prefeitura de Dores do Rio Preto
Cidade: Dores do Rio Preto – Estado: ES
Compras Inteligentes: 
A Prefeitura de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, tem trabalhado para que os agricultores familiares tenham melhores condições de trabalho e consigam escoar suas colheitas mais facilmente. Por meio do projeto Compras Inteligentes objetiva proporcionar novos negócios, bem como incentivar a sucessão familiar e o sentimento de pertencimento, levando alimentos de boa qualidade para a alimentação escolar e famílias em situação de vulnerabilidade.

Organização: Prefeitura de Itapira
Cidade: Itapira – Estado: SP
Tecnologia facilitando a vida do munícipe, promovendo o desenvolvimento econômico e a empregabilidade: 
A prefeitura de Itapira tem como um dos seus objetivos estratégicos fomentar o desenvolvimento econômico, reduzir a burocracia e atrair novos investimentos para o município. Dessa forma, investiu em uma solução para desburocratizar e digitalizar todo o processo de emissão de alvarás de funcionamento do município, gerando economia de tempo e transparência.

Organização: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Cidade: Jaboatão dos Guararapes – Estado: PE
Sistema de Monitoramento – Painel de Gestão: 
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, desenvolveu um modelo de gestão que possibilita o planejamento, execução, monitoramento e avaliação de suas ações e projetos de forma sistemática, através do “Sistema de Monitoramento (Plataforma Target) – Painel de Gestão”. A implantação proporcionou uma ferramenta confiável, simples e ágil, capaz de integrar-se ao processo de acompanhamento de projetos e torná-lo mais dinâmico e eficiente. 

Organização: Prefeitura de Jundiaí
Cidade: Jundiaí – Estado: SP
Teleinterconsulta como estratégia para ampliar acesso às especialidades médicas e qualificar a Atenção Primária de Jundiaí: 
O município de Jundiaí foi premiado pelo projeto de teleinterconsulta das especialidades de neurologia e cardiologia como forma de alcançar uma maior resolutividade na APS, a fim de cuidar dos usuários que se encontravam em filas de espera para especialidades médicas, bem como dar acesso, em tempo oportuno, a exames e tratamentos adequados, mitigando a possibilidade de agravos.

Organização: Prefeitura de Londrina
Cidade: Londrina – Estado: PR
Programa Compra Londrina – Estratégia de Retomada Econômica de Londrina Pós-Covid19: 
Uma Smart City é aquela que aplica inteligência em compras públicas.  Por meio do Compra Londrina, a Prefeitura ensina qualquer empresa disposta a encarar as disputas licitatórias. Sem atalhos ou jeitinhos, é possível aprender tudo de forma clara, o que atrai os pequenos negócios da cidade para negociações de produtos e serviços.

Organização: Prefeitura de Ribeirão Preto
Cidade: Ribeirão Preto – Estado: SP
Programa Ribeirão Mobilidade: 
O programa é a maior obra viária da história da cidade. A Prefeitura conta com cerca de 90% das obras licitadas e em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto. 11 delas já foram concluídas e o investimento total se aproxima de R$ 500 milhões.

>>>CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA>>>

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2910 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!