Saiba qual é a vida útil de uma usina de energia solar

softelec

Imagem: Divulgação | No Brasil, há sistemas em operação há quase dez anos, mantendo nível de desempenho inalterado desde que foram adquiridos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – Cada vez mais os brasileiros estão investindo em sua própria usina de energia solar para fugir do aumento constante nas tarifas e apagões que comprometem os negócios. Em março, a geração própria de energia superou a marca dos 1,73 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados, segundo levantamento da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Mas antes de decidir pela instalação, muitos ‘prosumidores’ (consumidores que produzem e gerenciam a eletricidade que produz) perguntam: qual é a vida útil de um sistema fotovoltaico?

“De fato, conhecer a vida útil dos equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico (FV) é de extrema importância, pois isso está diretamente ligado ao investimento que o cliente final terá que fazer, a economia gerada e o tempo de retorno do que foi investido”, observa Ariel Martins, da unidade Solar Energy, da Fronius do Brasil, subsidiária da companhia austríaca e um dos maiores fabricantes mundiais de inversores para energia solar.

Os módulos solares, que captam a luz solar e transformam em corrente contínua, têm durabilidade média de em torno de 25 anos, com perda de eficiência durante esse período, segundo os fabricantes. Mas muitos podem continuar funcionando por mais de 30 anos, se estiverem bem instalados, em locais adequados, além de todos os cuidados e a manutenção necessários para preservar o produto.

Segundo Martins, o mesmo acontece com os inversores, equipamentos que transformam a corrente contínua dos módulos para corrente alternada e distribuem a eletricidade por toda a instalação. O tempo médio entre falhas (MTBF) apontado pelos testes em laboratório dos fabricantes, em condições adversas de temperaturas, umidade e outras condições ambientais, é de em média 20 anos. Porém, esse tempo pode ser bem maior dependendo do cuidado, as condições climáticas locais e a robustez do equipamento.

Experiência real dos usuários – Na Alemanha, a Fronius tem registro de sistema fotovoltaico com inversores Sunrise, instalado na residência do engenheiro Frans Ammersdofer, operando há quase 30 anos. Atualmente, a energia gerada pela usina de energia solar também é usada para abastecer o carro elétrico.

Já a Fronius do Brasil conta com “prosumidores” que estão com seus inversores funcionando plenamente há quase dez. É o caso Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Marau e Tapejara, no Rio Grande do Sul, o primeiro projeto de usina solar no estado com o inversor da marca. O sistema conta com usina solar equipada com inversor Fronius IG Plus 50V de 4 k W e 16 módulos solares de 255W, desde 2015.

“As concessionárias não aceitavam. Não sabiam da tecnologia fotovoltaica, tive que explicar o que era energia solar”, conta Ricardo Rizzotto, diretor executivo da EOS Solar, empresa instaladora responsável pelo projeto do sindicato. Segundo Rizzotto, na época, os integradores enfrentavam diversos desafios para conseguir aprovar os projetos. “Era um mês para obter retorno. Sempre tinha um problema, aí corrigiam e no mês seguinte achavam outro problema”.

O projeto foi finalmente aprovado sete meses depois que a EOS Solar protocolou uma reclamação na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Segundo o executivo, desde que a usina fotovoltaica iniciou as operações, em fevereiro de 2015, já foram gerados 45 MWh de energia, gerando uma economia total de 33 mil reais ao Sindicato dos Metalúrgicos.

“Com o valor economizado, os recursos estão sendo utilizados para melhorias na infraestrutura. O sindicato tem sede campestre, e o valor é abatido em três unidades consumidoras”, ressalta.

Entre os projetos pioneiros de sistema de energia solar com tecnologia da Fronius estão as instalações feitas em 2014 em residência de Manoel Gutemberg, em Natal (Rio Grande do Norte), que até hoje utiliza IG50V1 Plus, de 4.080 kW de potência, o primeiro modelo da fabricante austríaca a desembarcar no Brasil.

Outro projeto é do engenheiro mecânico, Henrique Mendonça, equipado com inversor Fronius Galvo 3.1, de 4.05 kWp. A casa de Mendonça foi uma das seis primeiras a ter energia solar da capital catarinense, 17ª de Santa Catarina a ser conectada na rede da distribuidora Celesc e 370ª do Brasil, segundo os registros da Aneel. Segundo os “prosumidores”, os inversores estão operando com a mesma performance de quando foram instalados e até agora não apresentaram falhas.

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.
Saiba mais no site da empresa.

Solar Energy

Operando há 10 anos no Brasil, a terceira e mais jovem das três unidades de negócios da Fronius se dedica a soluções inovadoras para o mercado fotovoltaico, com produtos e serviços voltados para geração, armazenamento, distribuição e consumo de energia solar, que, combinados em um sistema holístico, abrem novas oportunidades para abraçar a transição energética. Por meio da força do sol, a Solar Energy Fronius trabalha para um futuro sustentável e livre de emissões, tornando o ambiente ainda mais habitável para as gerações futuras. Somos 24 horas de sol.

Site oficial: https://www.fronius.com/pt-br/brasil/energia-solar/proprietarios-de-casas

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!