BAIXAR PDF: ONU-Habitat Brasil lança Relatório Anual 2021

softelec

Imagem: ©Camila Nogueira/ONU-Habitat |

  • Relatório Anual 2021 do ONU-Habitat Brasil resume atuação da agência na promoção de um futuro urbano melhor ao longo do último ano, apresentando metodologias e ferramentas utilizados em prol do desenvolvimento urbano sustentável.

193,3 mil domicílios visitados, 38 mil famílias atendidas, 179 eventos, 20 parcerias, 10 publicações.

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Esses são alguns dos números que resumem a atuação do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat) no último ano. Eles estão compilados no Relatório Anual 2021, lançado pela agência em 26 de maio. 

O relatório apresenta o trabalho do ONU-Habitat Brasil com base nas metodologias e ferramentas aplicadas no país ao longo do último ano. Elas são divididas em quatro linhas temáticas: Dados e Informações, Espaços Públicos, Resiliência Urbana e Advocacy. Diversos e complementares, esses quatro caminhos apenas ressaltam o grande objetivo da agência: promover um futuro urbano melhor.

“Ainda em um ano de pandemia, 2021 foi cheio de desafios, mas também de conquistas. O ONU-Habitat trabalhou muito com o tema de espaços públicos a partir de metodologias participativas. Algumas delas, inclusive, são focadas em grupos específicos, como mulheres e meninas”, comenta o oficial sênior internacional do ONU-Habitat para Brasil e Cone Sul, Alain Grimard. “Também tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto com diversas agências, fundos e programas do Sistema ONU no Brasil, desenvolvendo e fortalecendo parcerias importantes para novas iniciativas”, complementa.

A oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes, ressalta que um dos pontos fortes de 2021 foi a produção e coleta de dados. “Foi um ano em que pudemos implementar e replicar metodologias que produzem informações urbanas e sociais no menor nível possível do território, algumas inclusive no nível das pessoas. A produção de dados e informações qualificadas foi uma grande linha de atuação”, afirma. 

A produção de dados e informações, forte linha de atuação do ONU-Habitat, é fundamental para o desenho de políticas públicas sob medida, qualificando a ação para enfrentar problemas urbanos e ampliando condições para reduzir desigualdades. 
Crédito: © Minne Santos/ONU-Habitat

Humanizando o trabalho

Além das metodologias, o relatório também apresenta histórias de beneficiários, colaboradores e outros personagens que fizeram parte do ano. Uma delas é Jacqueline Alexandre, moradora de uma das cem grotas de Maceió, cujo sonho é ter uma casa digna. A casa de Jacqueline é uma das muitas que vão receber melhorias por meio do Vida Nova nas Grotas — programa que, segundo ela, “mexe com a autoestima dos moradores e com o preconceito da humanidade em relação ao local”.

A iniciativa do Governo de Alagoas conta com o apoio do ONU-Habitat e já levava ações estruturantes da porta dos moradores para fora, mas agora também vem ajudando a transformar a vida dentro das casas dos assentamentos precários da capital. A parceria envolve a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL).

Jacqueline Alexandre mora em uma das cem grotas de Maceió. 
Crédito: © Minne Santos/ONU-Habitat

Em breve, os trabalhos devem chegar à casa de Jacqueline. “Quando esse projeto iniciar, vou me sentir enxergada. Vou sentir alívio, uma alegria de ver minha casa terminada e construída. É uma coisa que eu não consegui fazer. Eu trabalho, mas o dinheiro não rende. Como eu, muitas outras pessoas aqui estão nessa mesma luta, ou numa pior”, enfatiza.

Acesse – O Relatório Anual 2021 do ONU-Habitat Brasil está disponível no link: https://bit.ly/RelatorioONUHabitat2021.

Crédito:
Imprensa | Nações Unidas Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!