Brasil ultrapassa a marca de 1 milhão de usinas solares de Geração Distribuída (GD)

softelec

Imagem: Divulgação – Faturas Metha Energia | Metha Energia, energytech mineira atuante em 400 cidades, distribui energia limpa e fornece até 15% de desconto na conta de luz

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de pequenas usinas de energia solar. De acordo com mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) a partir de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 1,26 milhão produz energia elétrica limpa e renovável. O aumento de usinas se deve, principalmente, a dois pontos importantes: alternativas para diminuir os custos com a conta de luz e também o marco legal da geração distribuída (GD), sancionado em janeiro de 2022, que traz mais segurança jurídica para o setor.

A GD consiste em gerar a própria energia de fontes renováveis e compartilhar a produção excedente com outros consumidores, e era regulamentada por uma resolução normativa da Aneel, instituída em 2012, mas sem uma lei própria. O avanço da regulação do setor impulsiona negócios como o da Metha Energia (www.methaenergia.com.br), energytech que conecta produtores de energia limpa ao consumidor final, oferecendo um desconto de até 15% na conta de luz. Presente em 400 cidades de Minas Gerais, em 2022 a Metha Energia ampliará sua atuação nacionalmente.

A GD vem evoluindo consideravelmente no Brasil. O crescimento foi de 316% nos últimos dois anos, chegando à produção de 8.550 megawatts ao final de 2021, mas isso representa cerca de 5% da capacidade instalada do país. Em 2021, a Metha Energia cresceu dez vezes, finalizando o ano com 75 mil clientes cadastrados e gerando grande impacto social, com economia para os usuários do serviço.

Victor Soares e Diego Fraga_Fundadores Metha
Crédito: Divulgação

No atual cenário, em que a conta de energia está cada vez mais cara e sem perspectiva de redução, o marco legal da GD é extremamente importante para dar mais autonomia aos brasileiros, facilitando a produção da própria energia e no recebimento de créditos pela energia excedente inserida na rede.

“O marco regulatório da GD traz um status de maturidade e segurança jurídica ao segmento. A Metha Energia está preparada para liderar essa oportunidade de inovação no setor elétrico que está se abrindo para a nova realidade da economia compartilhada, na qual a tecnologia é determinante. Esse é um mercado que busca desenhar experiências mais focadas no consumidor final. Nós queremos modificar a maneira com que os brasileiros consomem e se relacionam com o serviço de energia elétrica, por isso trazemos mais transparência na conta de luz e criamos uma experiência mais intuitiva, econômica e sustentável de utilizar esse serviço tão essencial”, comenta Victor Soares, cofundador e CEO da Metha Energia.

Por utilizar fontes renováveissolar, eólica, hídrica (pequenas centrais hidrelétricas que aproveitam cursos d’água), biomassa e biogás – a GD é uma solução para complementar os combustíveis fósseis e as usinas hidrelétricas em todo o mundo, que são grandes causadores de poluição e aceleração do aquecimento global. Segundo o estudo da International Renewable Energy Agency (Irena) publicado em janeiro, para limitar o aumento da temperatura do planeta em 1,5°C – tendo em vista que a temperatura média do planeta já subiu 1,1°C desde a segunda metade do século 19 – é necessário que as energias renováveis alcancem uma participação de 90% no mix elétrico mundial até 2050.

O serviço da Metha Energia também gera grande impacto positivo ambiental. Só em 2021, a energytech evitou a emissão de 1.200 toneladas de CO2 na atmosfera.

“Observando o contexto mundial, é imperativo que todas as instituições ligadas ao desenvolvimento econômico do país coloquem a sustentabilidade como prioridade. Não é possível continuarmos com os olhos vendados frente a tantas tragédias ambientais, que atingem a população de modo direto e indireto, e que têm como causa uma exploração sem regras. Em definitivo, precisamos colocar em prática o que vem sendo discutido há anos nas Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas para que as ações da humanidade não se virem contra ela. A missão da Metha Energia é revolucionar o setor elétrico do Brasil, diversificando a matriz energética e garantindo ao maior número possível de pessoas o acesso à energia limpa”, afirma Diego Fraga, cofundador da Metha Energia.

Sobre a Metha Energia

Criada para revolucionar o setor elétrico do Brasil, a energytech, fundada em 2018, criou um modelo pioneiro de atuação no sistema de geração distribuída (GD) para o mercado B2C, conectando produtores de energia limpa ao consumidor final, oferecendo um desconto de até 15% no valor da conta de luz. Com atuação em Minas Gerais, em 2021 a Metha Energia viu a quantidade de cadastrados em sua plataforma crescer dez vezes, superando 75 mil clientes, que economizaram e evitaram a emissão de 1.200 toneladas de CO2. O número de cidades atendidas passou de 250 para 400, e o de usinas de energia limpa, de 11 para 27.

Para mais informações, acesse: https://www.methaenergia.com.br/

Crédito:
Imprensa | Metha Energia

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!