Fairtrade, saiba como esse movimento global pode impactar de forma positiva a vida das pessoas e o comércio

softelec

Imagem: Divulgação | O segredo da ação está em redefinir a noção de sucesso colocando o desenvolvimento social e ambiental como prioridade

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Ainda hoje somos surpreendidos com notícias sobre a exploração de mão de obra barata em diversos setores como o comércio, agricultura e serviços prestados. Na contramão dessa prática existe um movimento global chamado Fairtrade em prol do comércio mais justo, que prevê boas práticas entre trabalhador e empregador, com salários justos e condições de trabalho adequadas, ao mesmo tempo que impacta de forma positiva a economia, o social e o meio ambiente.

Os irmãos e sócios Rodrigo e Felipe Carvalho da Positive Brands, adotaram o sistema colocando no mercado a marca de snacks Nutco, apostando que a castanha de caju pode ter impacto positivo na economia e na vida de agricultores familiares das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

“Quando o consumidor escolher comprar Nutco, ele sabe que está contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar, auxiliando no combate à pobreza, igualdade de gênero e a sustentabilidade”, explica Felipe Carvalho.

Além da marca agregar valor ao campo, o movimento minimiza o impacto ambiental e dissemina as boas práticas para que os produtores parceiros tenham orgulho da sua produção.

A Positive Brands apoia agricultores familiares para que eles tenham a certificação orgânica e entreguem insumos livre de livre de resíduos de agrotóxicos, garantindo que o sabor seja o mais puro possível.

“Nosso objetivo é estimular o consumo mais sustentável, seguindo as tendências de comportamento e necessidades atuais. Para criar um snack há toda uma cadeia produtiva, que gera muitos impactos. O consumidor está muito ligado no comércio justo e acreditamos que esse é o caminho para um futuro melhor, incluindo o bem-estar do planeta e das pessoas”, diz Rodrigo Carvalho. 

Imagem: Divulgação

A prática funciona da seguinte forma: o fornecedor fomenta a agricultura local através do mapeamento e assistência técnica aos produtores. Uma equipe liderada por um engenheiro agrônomo promove treinamento e auxílio técnico para que os produtores melhorem suas práticas agrícolas, sem o uso de fertilizantes sintéticos e agrotóxicos, e fornecendo mudas de maior produtividade em parceria com a EMBRAPA responsável pelo melhoramento genético dos cajueiros. Os produtores passam a produzir mais castanhas e a empresa se compromete com a compra, a preço justo, da produção de cada propriedade familiar gerando consequentemente maior renda às famílias que vivem da cultura da castanha de caju.

Fazendo parte da Positive Brands, Nutco também herda os pilares de B Corp e Fresh Roast. Isso significa que a marca busca um modelo de negócio que não vislumbre apenas os lucros, mas também com retorno à sociedade e ao meio ambiente.

Sobre Positive Brands:

A Positive Brands é uma plataforma de marcas com propósito, ou seja, buscamos atingir lucros e ser referência em nossos nichos de mercado, que mantêm um forte compromisso de preservação do bem estar do planeta. Estamos alinhados com as novas maneiras de produção e somos convictos de que é possível crescer e se destacar sendo responsáveis, conscientes e comprometidos para diminuir ao máximo os danos causados na produção de nossos produtos. Acreditamos que empresas podem crescer com responsabilidade e ética, prezando pela sustentabilidade, pela valorização dos seus colaboradores e do meio ambiente, gerando um ciclo virtuoso de impacto positivo no mundo. Temos em nosso DNA o compromisso de levar ao consumidor produtos naturais, sem aditivos ou conservantes, e trabalhamos para reduzir ao máximo nossas emissões de carbono e lixo.

Site: https://www.positivebrands.pt/

Crédito:
Imprensa | Positive Brands

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!