Crise ambiental reconfigura mercado de trabalho na área de Ciências da Natureza

softelec

Imagem: Divulgação | Legislação ambiental e transição para economia de baixo carbono geram oportunidades, enquanto empregos públicos decrescem

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A crise ambiental planetária está reconfigurando o mercado de trabalho ao abrir oportunidades para profissionais com formação em Ciências da Natureza, como os Biólogos. A demanda pelos serviços desses profissionais cresceu nas últimas décadas com o estabelecimento da legislação ambiental no país, tendência que se acentuará com o esforço global de transição para uma economia de baixo carbono.

As novas oportunidades de trabalho vislumbram-se principalmente para aqueles dispostos a empreender.

Na mão contrária, os empregos para profissionais com esse perfil no setor público, tanto na Academia quanto em instituições de pesquisa, estão em declínio desde 2015.

Essas e outras tendências do mercado de trabalho serão debatidas no 25º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (25º ConBio), evento virtual de 25 a 28 de novembro, organizado pelo Conselho Regional de Biologia da 1ª Região.

O tema do 25º ConBio é “Empreendedorismo e oportunidades na crise: o presente e o futuro da Biologia”.

De acordo com estimativas do estudo Uma Nova Economia para Uma Nova Era, da WRI Brasil, braço nacional da ONG mundial World Resources Institute, a expansão da economia de baixo carbono pode gerar mais de 2 milhões de vagas de trabalho no Brasil e adicionar 2,8 trilhões de reais ao PIB até 2030.

(Link para o estudo: https://wribrasil.org.br/pt/publicacoes/nova-economia-brasil-eficiente-resiliente-retomada-verde)

A transição demandará profissionais que dominem as abordagens e tecnologias verdes para inovação industrial e geração de energia renovável e planejem e conduzam projetos de agricultura sustentável e agroecologia, de recuperação de pastagens, de reflorestamento (inclusive urbano) e de aumento da produtividade agropecuária, entre muitos outros.

Dra. Letícia Lotufo, professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e uma das palestrantes do 25º ConBio, afirma que a emergência das questões ambientais ampliou a área de atuação dos biólogos.

“O mercado de trabalho cresceu, com oportunidades no terceiro setor, em ONGs e Oscips, e consultorias ambientais. Há demandas por estudos de impacto ambiental, planos de manejo etc.”, destaca Letícia Lotufo.

A partir do início desse século, houve também um crescimento acentuado nas vagas de empregos públicos, acessadas por meio de concursos, principalmente para instituições de ensino e pesquisa, aponta Letícia Lotufo. No entanto, esse processo foi interrompido a partir de 2015 e atualmente as oportunidades no setor público são muito limitadas.

Outro palestrante do 25º ConBio, dr. José Milton Longo, que é responsável pela Delegacia Regional de Mato Grosso do Sul do CRBio-01, recomenda que os formandos de Biologia e outros cursos de Ciências da Natureza se preparem para empreender.

A empregabilidade nos dias de hoje exige conhecimento científico aliado a ousadia para abrir seu próprio negócio e domínio de técnicas de gestão para administrá-lo adequadamente.

Foi o caminho seguido por José Milton, mestre e doutor em Ecologia e Conservação, que é proprietário de uma empresa de consultoria ambiental e resgate e manejo de fauna e flora.

“A consultoria ambiental é um campo diversificado, que abre possibilidades de você aplicar aqui fora o que aprendeu na academia. O empreendedor que trabalha com o meio ambiente e presta um serviço qualificado vai ter sempre trabalho”, afirma José Milton.

25º ConBio

As inscrições para o 25º ConBio estão abertas até 24 de novembro pelo site 25conbio.com.br, onde os interessados podem obter todas as informações sobre o evento. Biólogos registrados no CRBio-01 ou nos conselhos de outras regiões e estudantes de Ciências Biológicas podem se inscrever gratuitamente. Aos demais, é cobrada uma taxa de R$ 270. 

Site oficial: http://25conbio.com.br

Crédito:
Imprensa | CRBio-01

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!