Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente: assim como os mortos pelo corona vírus não são só números, os ambientalistas assassinados também não são

Ambientalistas assassinados em 2020

Por Simone Horvatin , Ambiental Mercantil

Assim como os mortos pela pandemia do corona vírus tinham história, família, amigos; assim é também para aqueles que morreram assassinados por defenderem os direitos humanos e as causas ambientais.

Muitos ativistas ambientais morrem por se confrontar com pecuaristas, com o desmatamento ilegal, a mineração ilegal dentre outros crimes. Os ativistas se posicionam normalmente pelos direitos humanos e contra o predadorismo ambiental, seja ele qual for. Mesmo quando há “aparente legalidade” de projetos de grandes corporações, que normalmente contam com o apoio de municípios e governos corruptos, os ativistas desafiam e pagam com suas próprias vidas.

Estes ambientalistas estão sempre numa luta desigual, desleal e singular; e no confrontamento de seus valores com a “oposição local”: são covardemente assassinados.

E mesmo que tenham provado e comprovado os impactos ambientais de tais ilegalidades ou projetos absurdos e seus prejuízos para a comunidade local; morrem, e tais ilegalidades e projetos perpetuam e seguem adiante, com aval da “gestão pública local” (isso independe do país, do continente).

Os indígenas, infelizmente, são a maioria. Defensores das terras, águas e biodiversidade.

Já foi comprovado que terras sob administração indígena têm menor desmatamento e melhores resultados de conservação e proteção.

Só em 2020, de acordo com o relatório Front Line Defenders de 2020, foram 331 assassinados pelos direitos humanos e ambientais no mundo. Relatórios em PDF para baixar:

Brasil

Nos últimos 17 anos, foram mais de 655 ambientalistas assassinados friamente no Brasil.

Em memória pelos que se foram… (2019-2020)

Celino Fernandes; Wanderson de Jesus Rodrigues Fernandes; Fernando Ferreira da Rocha; Raimundo Paulino da Silva Filho; Daniquel de Oliveira dos Santos; Anísio Souza; Zezico Rodrigues Guajajara; Ari Uru-Eu-Wau-Wau; Airton Luis Rodrigues da Silva; Adão do Prado; Antonio Correia dos Santos (Antonio do Barroso); Original Yanomami; Marcos Yanomami; Kwaxipuhu Ka’apor; Énio Pasqualin; Jane Beatriz Machado da Silva, Alexandre Coelho Furtado Neto, Luciano Ferreira dos , Carlos Alberto Oliveira de Souza, Claudinor Costa da Silva, Demilson Ovelar Mendes, Dilma Ferreira Silva, Edmar Valdinei Rodrigues Branco, Elizeu Queres de Jesus, Emyra Waiãpi, Firmino Guajajara, Francisco de Souza Pereira, Francisco Sales Costa de Sousa, Gustavo José Simoura, José Araújo dos Santos, Marciano dos Santos Fosalusa, Marcio Rodrigues dos Reis, Maxciel Pereira dos Santos, Milton Lopes, Nemis Machado de Oliveira, Paulo Paulino Guajajara, Raimundo Benício Guajajara, Romildo Martins Ramires, Rosane Santiago Silveira, Willames Machado Alencar…

…além de outros, pois este relatório foi feito entre 2019 e 2020 – sendo que 2021 não foi contabilizado ainda.

Alguns dos ambientalistas assassinados listados abaixo. Clique no LINK e obtenha informações:

LINK SOBRE ESTE ASSASSINATO
LINK SOBRE ESTE ASSASSINATO
LINK SOBRE ESTES ASSASSINATOS
LINK SOBRE ESTE ASSASSINATO
LINK SOBRE ESTE ASSASSINATO
LINK SOBRE ESTE ASSASSINATO
LINK SOBRE ESTE ASSASSINATO
LINK SOBRE ESTE ASSASSINATO
LINK SOBRE ESTE ASSASSINATO

Estes ambientalistas perderam suas vidas. Que não tenha sido em vão… Que possamos cada vez mais nos unir para um mundo melhor: respeitando o meio ambiente, os oceanos, os povos indígenas e as comunidades rurais que necessitam da terra e de água limpa para sua sobrevivência.

QUEM SÃO OS ‘DEFENDERS’

https://www.globalwitness.org/en/blog/how-land-and-environmental-defenders-protect-planet-and-how-we-can-protect-them/

A luta tem de ser de todos nós! Por menos corrupção, menos ganância e mais justiça: a responsabilidade ambiental e social é de todos nós!

Os canais integrados AMBIENTAL MERCANTIL são plataformas comerciais primeiramente. No entanto, também nos reservamos o direito de publicar temas urgentes e polêmicos sobre meio ambiente, direitos humanos e justiça social. Compreendemos que nosso papel como empresa responsável, é também contribuir para um futuro melhor, e isso também inclui a luta por justiça social e ambiental.

Crédito:
Ambiental Mercantil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1332 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.