Debate aborda crise hídrica de 2021 e relação com a matriz energética brasileira

softelec
Debate aborda crise hídrica de 2021 e relação com a matriz energética brasileira

Imagem: Tony Winston, Agência Brasília – Nova edição de Ciência UFSCar acontece nesta segunda-feira (5/7), às 17 horas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Brasil vive em 2021 uma crise hídrica em que os reservatórios de água para produção de energia elétrica encontram-se, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nos menores níveis dos últimos 91 anos. Com estados que abrigam os principais desses reservatórios em alerta de emergência hídrica e a chegada da estação mais seca na maior parte do País, a partir deste mês a tarifa de energia sofre reajuste de 52% e não está afastado o risco de racionamento ou, até mesmo, interrupção no fornecimento de energia.

  • Como chegamos a essa situação?
  • Qual é o impacto das mudanças climáticas?
  • Esta era uma situação previsível que poderia ter sido evitada?
  • Como o desmatamento na Amazônia se relaciona com as chuvas no Sul e Sudeste e, consequentemente, com o aumento no custo da energia elétrica?
  • Como diversificar a matriz energética brasileira pode evitar a situação no futuro, e que alternativas existem?

Estas são algumas das questões que serão abordadas na quarta edição de Ciência UFSCar, série de eventos promovida pela Assessoria de Comunicação Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).]

Participam do debate Frederico Yuri Hanai, docente do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da UFSCar, com atuação em pesquisas e projetos de extensão em gestão da água e de bacias hidrográficas; e Frederico Fábio Mauad, docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), vinculado ao Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA). Também integrará a conversa Homel Pedroso Marques, mestrando no PPGCAm com experiência em projetos e políticas públicas na área ambiental. A mediação é da jornalista Mariana Pezzo.

SERVIÇOS

Webinar: “Crise hídrica e matriz energética – Brasil em 2001, 2014, 2021, 2022…”,
Quando? Segunda-feira (5/7), a partir das 17 horas
Onde? Transmissão nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube e cobertura ao vivo no Twitter @ciencia_ufscar.

Sugestões de temas para próximos encontros e solicitações de apoio na divulgação de resultados de pesquisa podem ser encaminhadas ao e-mail culturacientifica@ufscar.br

Crédito:
Imprensa | Ciência UFSCar

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5029 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!