Energia elétrica no Brasil poderia custar metade do preço se não fossem encargos – brasileiros buscam por opções para reduzir gastos na conta de luz

softelec
Fatura Metha Energia
Fatura Metha Energia

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) divulgou uma preliminar de sua pesquisa sobre os impactos da energia elétrica e do gás natural no desenvolvimento econômico em Workshop realizado esta semana pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). De acordo com a avaliação do Diretor de Energia Elétrica da Abrace, Victor Iocca, os encargos e subsídios que compõem o preço da energia são maiores que o próprio preço da geração, transmissão e distribuição da energia e elevam o preço ao dobro do que deveria ser cobrado.

Buscando diminuir o gasto com energia elétrica, cada vez mais pessoas descobrem o serviço gratuito da Metha Energia, energytech que atua no sistema de geração distribuída (GD) – conecta produtores de energia limpa ao consumidor final oferecendo um desconto de até 15% na conta de luz.

A energytech cresceu dez vezes em 2021, alcançando 75 mil clientes cadastrados em Minas Gerais.

“Toda vez que ocorre algum aumento no custo da energia, a curva de procura pelo serviço da Metha também cresce”, conta Victor Soares, cofundador e CEO da Metha Energia. “As pessoas descobrem que, com a Metha, economizar e consumir uma energia mais limpa é muito fácil.”

Uma pesquisa do Instituto Clima e Sociedade (iCS), realizada em Novembro de 2021, aponta que apenas 10% da população brasileira teve a renda familiar pouco ou nada afetada pelo preço da energia elétrica. Do total de entrevistados, 9% estão deixando de pagar a conta de luz ou estão com o pagamento atrasado. Para conseguir arcar com os custos de energia, os brasileiros vêm reduzindo gastos com bens de consumo, como roupas e eletroeletrônicos (40%), alimentos básicos (22%), produtos de limpeza (16%), produtos de higiene e beleza (14%) e remédios (13%).

Cliente da Metha Energia desde 2019, a empresária Gemile Ferrara conta a satisfação ao utilizar o serviço da energytech: “Eu sou cliente desde outubro de 2019. No ano em que me cadastrei, economizei cerca de R$ 500, depois são cerca de R$ 800 ao ano. O boleto da Metha é fantástico, vem o que você gastou e quanto já economizou, é bem bacana para acompanhar.”

Como economizar na conta de luz

É muito simples aderir ao serviço da Metha Energia. O morador não precisa fazer nenhum tipo de obra ou alteração na instalação elétrica de sua residência: basta se cadastrar no site e o serviço passa a destinar créditos de energia para a instalação do cliente. Também não há nenhuma alteração no abastecimento de energia, que continua sendo feito pela concessionária local. O que muda é que o cliente passa a pagar apenas o boleto da Metha Energia, que substitui a conta de luz, é mais fácil de entender e sempre vem com desconto. O serviço é gratuito e 100% digital, desde o cadastro até o recebimento das faturas.

“Queremos modificar a maneira com que os brasileiros consomem e se relacionam com o serviço de energia elétrica, por isso trazemos mais transparência na conta de luz e criamos uma experiência mais intuitiva, econômica e sustentável de utilizar esse serviço tão essencial”, explica Victor Soares.

Impacto ambiental

Por utilizar fontes renováveissolar, eólica, hídrica (pequenas centrais hidrelétricas que aproveitam cursos d’água), biomassa e biogás –, a geração distribuída (GD) é uma solução complementar aos combustíveis fósseis e às usinas hidrelétricas em todo o mundo, que são grandes causadores de poluição e aceleração do aquecimento global. Só em 2021, a energytech evitou a emissão de 1.200 toneladas de CO2 na atmosfera.

“Observando o contexto mundial de tragédias ambientais, é imperativo que todas as instituições ligadas ao desenvolvimento econômico do país coloquem a sustentabilidade como prioridade. A missão da Metha Energia é revolucionar o setor elétrico do Brasil, diversificando a matriz energética e garantindo ao maior número possível de pessoas o acesso à energia limpa”, afirma Diego Fraga, cofundador da Metha Energia.

Sobre a Metha Energia

Criada para revolucionar o setor elétrico do Brasil, a energytech, fundada em 2018, criou um modelo pioneiro de atuação no sistema de geração distribuída (GD) para o mercado B2C, conectando produtores de energia limpa ao consumidor final, oferecendo um desconto de até 15% no valor da conta de luz. Com atuação em Minas Gerais, em 2021 a Metha Energia viu a quantidade de cadastrados em sua plataforma crescer dez vezes, superando 75 mil clientes, que economizaram e evitaram a emissão de 1.200 toneladas de CO2. O número de cidades atendidas passou de 250 para 400, e o de usinas de energia limpa, de 11 para 27.

Para mais informações, acesse: www.methaenergia.com.br.

Crédito: Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!