Caso de sucesso: Klüber Lubrication ajuda CGN Brazil Energy a obter aumento de 2,5% em Eficiência Energética e payback de 5 meses com solução para turbinas eólicas

softelec

Imagem: Divulgação | Projeto da empresa é o primeiro de EE e Sustentabilidade aplicado ao mercado de energia eólica no mundo. Aplicação do óleo de alta performance Klübersynth GEM 4 320 N gera retorno estimado de R$ 42 mil por turbina/ano

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio, 2022 – A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg e líder global em lubrificantes de alto desempenho, ajudou a CGN Brazil Energy, que atua no desenvolvimento, implantação e operação de projetos de energia renovável, a obter resultados expressivos e benefícios na operação de suas turbinas eólicas do Complexo Eólico Morrinhos, em Campo Formoso (BA).

Com a aplicação da solução Klübersynth GEM 4 320 N, um óleo de alta performance para engrenagens e múltiplas aplicações à base de polialfaolefina, a empresa obteve um aumento de 2,5% em Eficiência Energética (EE) das turbinas, além de um retorno estimado de R$ 42 mil por turbina/ano e payback em até 5 meses.

O desafio da CGNBE era resolver os problemas de vazamento e desgaste nas multiplicadoras das turbinas eólicas Gamesa G97 com a utilização de óleo mineral comum de mercado. Com a aplicação do Klübersynth GEM 4 320 N, além da resolução desses pontos críticos, a empresa conseguiu o aumento nos indicadores de eficiência energética.

Para a execução das várias etapas e conclusão do caso, as visitas realizadas na planta envolveram a avaliação da multiplicadora, troca do óleo lubrificante, aplicação da nova solução na caixa de engrenagens, medição da eficiência energética e avaliação. A apresentação de resultados foi feita no início de 2022.

“Este é o nosso primeiro projeto de EE e Sustentabilidade aplicado ao mercado de energia eólica no mundo e serve como base confiável para outras empresas que possuem os mesmos componentes ou atuam no setor”, comenta Irajá Ribeiro Jr, gerente técnico global de Eficiência Energética da Klüber Lubrication.

A avaliação dos índices de Eficiência Energética foi feita a partir da comparação da eficiência de uma multiplicadora com óleo mineral com outro equipamento do mesmo modelo utilizando a solução da Klüber Lubrication, levando em consideração o mesmo período de funcionamento e os mesmos inputs de entrada. Os dados foram disponibilizados pela CGNBE e tratados no software específico de processamento de dados desenvolvido pela Klüber Lubrication. Outros benefícios obtidos com a aplicação incluem o menor custo de manutenção e reparos e a prevenção à formação de espumas e contaminação.

Sobre a Klüber Lubrication

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento.

Presente no Brasil há mais de 50 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa possui unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 21469, ISO 14001, IATF 16949, ISO 9001, OHSAS 18001, Kosher e Halal.

Site oficial: https://www.klueber.com/br/pt/

Crédito:
Imprensa | Klüber Lubrication

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!