ENGIE reporta crescimento expressivo de produtos verdes em 2021

softelec
A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono.
A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono.

Imagem: Divulgação | Relatório de Sustentabilidade da Companhia registra volume 10 vezes maior de venda de certificados de energia renovável, além da comercialização de 644 mil tCO2 em créditos de carbono, 4,5 vezes mais que em 2020.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Diante de um aumento exponencial dos compromissos públicos e corporativos de combate às mudanças climáticas, a ENGIE Brasil Energia registrou um crescimento expressivo na comercialização de produtos verdes. Em 2021, de acordo com o Relatório de Sustentabilidade divulgado recentemente pela empresa, foram comercializados 644 mil tCO2 (total de dióxido de carbono) em créditos de carbono, um acréscimo de 450% frente a 2020, quando foram vendidos 117 mil tCO2.

Quanto aos Certificados de Energia Renovável, o crescimento foi ainda maior. A comercialização saltou de 716 GWh (Gigawatts-hora) em 2020 para 8 mil GWh em 2021, o que representa 1017,3% a mais.

Um dos diferenciais para os clientes do Mercado Livre de Energia é contratar a compra de certificados de energia renovável de maneira digital. A maior parte do volume comercializado é voltada a contratos de curto prazo, para os próximos dois a três anos.

O produto atende empresas que desejam compensar suas emissões de escopo 2, ou seja, geradas pela compra de energia elétrica da rede, oferecendo previsibilidade de volume e preço.

O certificado é entregue após o consumo, porém, a vantagem de contratar antecipadamente é garantir o valor acordado, uma vez que a oferta e a demanda podem variar. A prática mais comum no mercado é contratar o que já foi consumido.

“Reconhecemos a dimensão do nosso papel como impulsionadores de mudanças positivas e do fortalecimento da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) no Brasil. Pautados nos três pilares Pessoas, Planeta e Performance, continuamos fomentando alto desempenho dos nossos negócios e garantindo que o nosso crescimento seja também positivo para as comunidades e o ecossistema presente no entorno das nossas operações e projetos”, destaca Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

Projetos geram 3 milhões de créditos ao ano

Apesar das incertezas em torno da pandemia, 2021 foi marcado pela retomada econômica e o amadurecimento do setor privado para uma agenda de crescimento pautado nas temáticas ESG (Environmental, Social & Governance). Para atender à necessidade das empresas de diversos portes que buscam soluções para a descarbonização das suas operações, a ENGIE se preparou para oferecer produtos ao mercado.

A ENGIE Brasil Energia conta com 10 projetos de energias renováveis, registrados no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da ONU, habilitados a emitir créditos de carbono. Somados, esses projetos geram cerca de 3 milhões de créditos ao ano, que podem ser comercializados.

Transição energética em curso para economia neutra em carbono

E 2021, a participação das fontes renováveis no parque gerador da Companhia alcançou 95,8%. Além do incremento em geração eólica e solar, outro fator que contribuiu foi o processo de saída da ENGIE da operação de ativos a carvão.

As iniciativas para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono está em linha com a meta assumida pelo Grupo, em âmbito global, de atingir a neutralidade de carbono até 2045, com base na ciência (Science Based Targets – SBTi), e que prevê metas intermediárias a serem cumpridas em 2025 e 2030.

Entenda o Relatório de Sustentabilidade

O Relatório de Sustentabilidade reúne as principais informações relativas ao desempenho financeiro, operacional, ambiental e social da Companhia. O reporte elaborado pela ENGIE Brasil Energia segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), o que garante o maior nível de relevância e transparência em relação aos impactos para a economia, o meio ambiente e as pessoas.

O relatório divulgado no ano passado foi considerado pela GRI como um dos 14 mais transparentes do Brasil. Além disso, conquistou o segundo lugar geral no 23º Prêmio Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas) de Relatórios Anuais, no qual também ganhou menção honrosa na categoria Governança Corporativa.

Além do GRI, a publicação passa por asseguração externa independente pela Bureau Veritas e segue referências de outras organizações globais, como Sustainability Accounting Standards Board (SASB), Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD), International Integrated Reporting Council (IIRC), Pacto Global das Nações Unidas e Fórum Econômico Mundial.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.

No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10 GW em 69 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 97% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020. Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 3.500 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2021 um faturamento de R$ 13,5 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Já o Grupo teve em 2021 uma receita de 57,9 bilhões de Euros e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe, Euronext Vigeo Eiris – Eurozone 120/Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI Europe ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG, e Stoxx Global 1800 ESG).

Crédito: Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4937 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!