Últimas notícias

Ministro de Minas e Energia participa da abertura do 1º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde

Publicado pelo MME no dia 05/10/2020.

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou, nesta segunda-feira, 5/10, da abertura do Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e que contou com a participação de representantes dos governos, setores privados e comunidades científicas do Brasil e Alemanha.

“O Brasil tem o potencial de gerar hidrogênio verde de forma altamente competitiva e eficaz, tanto para consumo doméstico quanto para exportação. Essa solução permitiria o máximo e mais eficaz aproveitamento dos recursos de geração de nosso sistema elétrico”, afirmou o Ministro.

Albuquerque destacou, também, que o Brasil está avançando, no momento, no estudo do potencial da regulamentação e dos mercados de hidrogênio, com uma perspectiva realista e que contribua para o desenvolvimento tecnológico e industrial do país.

Nesse contexto, o Ministro recordou que o etanol combustível é uma molécula riquíssima em hidrogênio, produzida de forma sustentável no Brasil. As energias renováveis têm sido, há décadas, um dos pilares do Programa de Cooperação Técnica e Financeira Brasil-Alemanha, um dos maiores programas de cooperação do mundo, e são também tema central no diálogo político entre os dois países no setor de energia.

Confira a íntegra da participação do Ministro no evento.

Sobre o 1º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde

Como a principal aposta para a descarbonização da economia mundial, o hidrogênio deverá atrair bilhões de investimentos na próxima década. Ainda que se trate de um produto caro, o H2 é muito versátil e pode ser aplicado em diversos setores, como químico, petroquímico e siderúrgico, tendo viabilidade econômica de geração e uso fortemente atrelada à disponibilidade de energias renováveis, o que demonstra o grande potencial do Brasil como fornecedor global.

Considerando este contexto e a recente implementação da estratégia nacional alemã para o hidrogênio, a Câmara Brasil-Alemanha teve o prazer de anunciar seu primeiro Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde.

Através de apresentações e painéis de discussão com representantes de governo, empresas, comunidade científica e sociedade civil, o congresso online tem como intuito apresentar questões técnicas, fomentar o networking, identificar oportunidades e estabelecer cooperações. Como resultado, esperamos obter um compromisso entre os principais stakeholders para um melhor aproveitamento local das oportunidades oriundas do Hidrogênio Verde e da relação Brasil-Alemanha.

Crédito:
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia