Brechó de roupas aquece economia circular em Paraisópolis

softelec

Imagem: Nego Junior – Morador(a) de Paraisópolis que compra no bazar com frequência | Bazar de roupas do Pró-Saber SP leva peças de diversas marcas para a população da comunidade. Em esquema sustentável, valor é revertido para ação social

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – Cada vez mais popular, os brechós estão sendo mais procurados no Brasil. Segundo dados da ferramenta de buscas do Google, as pesquisas por peças de segunda mão cresceram 572% no país entre os primeiros semestres de 2019 e 2022.

O aumento da demanda tem diversas razões. Além do preço mais barato, a questão da sustentabilidade também entra em cena. Para alguns clientes, adquirir peças usadas é uma forma de reutilizar mercadorias e colaborar para um consumo consciente, evitando desperdício e lixo.

Em Paraisópolis, um brechó do Pró-Saber SP, organização social que leva leitura e brincadeira para a comunidade, vem atraindo moradores a comprar roupas por preços bastante acessíveis.

Com menos de R$20,00 é possível adquirir peças de segunda mão de marcas variadas. As roupas chegam ao local por meio de doações de empresas e parceiros e os valores da compra são revertidos em materiais e infraestrutura para a biblioteca infantojuvenil oferecida pelo Pró para toda a comunidade.

“Nós poderíamos fazer esse bazar em um bairro de classe média alta e cobrar altos valores pelas peças para ter mais caixa, mas essa não é nossa intenção. Nosso projeto é em Paraisópolis, portanto, nós queremos que a própria comunidade ajude a financiar o que fazemos aqui, e de quebra, possa ter acesso à produtos de alta qualidade. É uma forma de economia circular pensada para esse território”, conta Maria Cecilia Lins, fundadora do Pró.

Sobre o Pró-Saber SP

O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Fundada em 2003, tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades.

Inserido no leque educacional como um complemento da escola regular, conta com cinco programas para crianças e jovens de 4 a 19 anos, além de suas famílias e responsáveis. Desde 2019, estão de portas abertas com uma biblioteca infanto juvenil gratuita.

Em 18 anos de atuação, a organização impactou mais de 10.600 crianças e jovens diretamente e mais de 42.000 pessoas indiretamente, ao levarmos em consideração que os programas acabam invadindo as casas das crianças e jovens; e é detentora dos prêmios Melhores ONGs, Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Cidade de São Paulo, VOA Ambev, Selo DOAR e semifinalista Prêmio Itaú Unicef.

Rede social oficial: https://www.instagram.com/prosabersp/

Crédito:
Imprensa | Pró-Saber SP

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!