Lwart Soluções Ambientais investe em eficiência energética e reduz o consumo de combustíveis não renováveis

softelec

Imagem: Divulgação | Projetos para reaproveitamento de hidrogênio residual contribuem para eficiência energética e reduzem a emissão de gases de efeito estufa na rerrefinaria.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – A realização de investimentos em processos produtivos amigáveis ao meio ambiente e logística reversa é uma constante prática da Lwart Soluções Ambientais, referência mundial em rerrefino de óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC).

Em 2022, A Lwart divulga suas ações em números por meio do seu relatório de sustentabilidade com dados referentes a sua atuação em 2021, que destaca um avanço na redução do uso de combustíveis não renováveis no processo de rerrefino do OLUC por meio de investimentos em novas tecnologias.

O destaque em eficiência energética ocorreu pelo investimento no Projeto Purga de Hidrogênio (PH2), que possui o objetivo de reduzir o consumo de hidrogênio (H2) e consequentemente gás natural, insumo utilizado na produção de H2.

O projeto inovador da Lwart consistiu na instalação de um sistema de geração de energia térmica por meio do uso do gás hidrogênio residual no processo de hidrotratamento que era direcionado anteriormente para descarte no sistema de combustão de gases excedentes do processo.

O investimento garantiu a redução de aproximadamente 40% do consumo de gás natural.

Ainda em 2021 a Lwart investiu em melhorias de equipamentos, que permitiram reduzir perdas de energia ao longo do processo de rerrefino.

Atualmente a empresa realiza os inventários relacionados aos Escopos 1 e 2 de suas emissões de gases de efeito estufa por meio da ferramenta do Programa Brasileiro GHG Protocol.

De acordo com Aylla Kipper, gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais, a melhoria na eficiência energética está diretamente ligada aos investimentos em projetos que buscam a otimização dos agentes geradores de gases de efeito estufa e reduzem o consumo de gás natural e vapor.

“Nossos investimentos refletem em um importante avanço relacionado à transição energética que acarreta profundas alterações em nossa base tecnológica, nos padrões de consumo de energia influindo nas relações socioeconômicas e ambientais com redução e aproveitamento de resíduos, questões fundamentais que contribuem para a resolução do problema das mudanças climáticas, âmbito em que estamos comprometidos para além das legislações vigentes”, afirma.

A executiva também destaca a redução na emissão de gases de efeito estufa: “Em 2021, reduzimos aproximadamente 14% da intensidade de emissões de GEE, resultado das iniciativas de melhorias térmica e energética”, afirma.

A redução de 14% das emissões diretas de gases do efeito estufa (TCO2 equivalente) em 2021 foi significativa, sendo um total de 40.754,97 TCO2 equivalente em 2021 perante 41.595,95 em 2020.

Série histórica

A Lwart Soluções Ambientais segue como a empresa de maior participação no mercado nacional de coleta de OLUC, também com a maior abrangência no território brasileiro. Em 2021, de acordo com o relatório de sustentabilidade divulgado pela empresa, a Lwart superou sua marca histórica de coleta registrada em 2014, realizando a logística reversa de mais de 193 milhões de litros em cerca de 265 mil coletas em mais de 67 mil pontos geradores. Para se ter ideia do volume coletado, ele supera quase 4 vezes o volume da segunda empresa com maior participação na coleta.

Óleos Básicos

O relatório de sustentabilidade também aponta um volume de vendas de óleos básicos acima do planejado pela companhia, o que atribui em 43% a participação da Lwart no mercado brasileiro de óleos básicos provenientes de rerrefino e 12% no mercado nacional de óleos básicos total.

A Lwart produziu mais de 149 milhões de litros de óleos básicos oriundos do rerrefino do OLUC.

“Tal resultado foi possível devido ao volume coletado de OLUC e à boa performance da planta, o que contribuiu para alto rendimento no processo de rerrefino, e também pela alta demanda do mercado ao longo de todo o ano”, analisa Andreza Balielo, Gerente Comercial de Óleos Básicos da Lwart Soluções Ambientais.

Gestão de resíduos

Desde 2020, uma nova unidade de negócios foi adicionada ao escopo da Lwart, tratando-se de uma visão 360 da Gestão Total de Resíduos. Nela, a empresa realiza a coleta, transporte, beneficiamento, tratamento e valorização de resíduos pós-consumo de forma completa, eficiente e sustentável, promovendo a circularidade da economia.

O relatório de sustentabilidade destaca que a nova unidade de negócio em gestão de resíduos coletou 295 mil Kg de resíduos contaminados que foram encaminhados para coprocessamento (CDR) dentro do estado de São Paulo. Dentre os resíduos coletados e geridos pela empresa estão os sólidos contaminados, líquidos contaminados, filtros, embalagens e demais resíduos comerciais, industriais e pós consumo em geral.

A nova unidade de negócios alcançou em 2021 cerca de 402 contratos fechados com novos clientes, apresentando ao mercado soluções ambientais baseadas na circularidade.

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II), a partir do óleo lubrificante usado. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais. A Lwart Soluções Ambientais possui duas plantas, sendo uma para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), e outra especializada em resíduos sólidos, localizada em Piracicaba (SP), bem como 18 centros de coleta espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 45 mil clientes todos os anos.

Mais informações em https://www.lwart.com.br/

Crédito:
Imprensa | Lwart Soluções Ambientais

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!