Microsoft, Planet e The Nature Conservancy lançam o Global Renewables Watch

O GRW tem como objetivo rastrear projetos de energia solar e eólica globalmente e fornecer esses dados, acoplando IA com imagens de satélite de alta resolução e apresentando-os em uma série temporal atualizada dinamicamente.
O GRW tem como objetivo rastrear projetos de energia solar e eólica globalmente e fornecer esses dados, acoplando IA com imagens de satélite de alta resolução e apresentando-os em uma série temporal atualizada dinamicamente.

Imagem: Divulgação | Usando IA e imagens de satélite, o Global Renewables Watch mapeia instalações de energia renovável a partir do espaço

Nova York (USA) | Outubro de 2022 – A Microsoft Corp., a Planet Labs PBC e a The Nature Conservancy anunciaram em setembro, seus planos para o lançamento do Global Renewables Watch (GRW), um atlas vivo inédito destinado a mapear e medir todas as instalações solares e eólicas em escala de utilitários na Terra usando inteligência artificial (IA) e imagens de satélite, permitindo que os usuários avaliem o progresso da transição para energia limpa e rastreiem tendências ao longo do tempo.

Com o mapeamento inicial das instalações de energia solar e eólica na Alemanha e na Índia, além das instalações solares no Brasil e no Egito concluídas, o GRW está sendo construído para servir como um atlas de energia renovável disponível publicamente, com insights sobre cada país, relacionados ao progresso da produção e tendências de desenvolvimento. Com acesso a dados de satélite a partir de 2018, e planejando atualizar o atlas duas vezes por ano, o GRW tem como objetivo mostrar a capacidade de energia renovável dos países, ajudar a entender essa capacidade e reconhecer padrões do impacto potencial da energia renovável no cenário no longo prazo, e não como um momento no tempo.

O primeiro inventário global completo deverá ser concluído até o início de 2023, momento em que os resultados passarão por uma validação técnica e científica.

Para este programa conjunto, a Microsoft está fornecendo a tecnologia de IA e a plataforma, a Planet está contribuindo com as imagens de satélite subjacentes, e a The Nature Conservancy está fornecendo a expertise sobre o assunto para análise dos dados coletados.

O anúncio ocorreu em Nova York, que recebeu líderes internacionais do setor público e privado para a abertura da 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU e da 14ª Climate Week anual de Nova York.

“O tema da Climate Week NYC este ano é ‘Getting it done‘, e para isso, precisamos passar de promessas para o progresso”, disse a CEO da The Nature Conservancy, Jennifer Morris.” O Global Renewables Watch, resultado da colaboração entre a Microsoft, a Nature Conservancy e a Planet, são exatamente o tipo de ação que precisamos. Este será um recurso de acesso público para ajudar pesquisadores e formuladores de políticas a entender as capacidades e lacunas atuais para que os tomadores de decisão possam escalar os recursos de energia renovável tão necessários de uma maneira responsável e amigável à natureza.”

Os métodos atuais para rastrear projetos de energia solar e eólica globalmente são imensamente complexos, cortando inúmeras jurisdições e com grande parte dos dados mantidos por organizações privadas. O GRW tem como objetivo fornecer esses dados, acoplando IA com imagens de satélite de alta resolução e apresentando-os em uma série temporal atualizada dinamicamente.

“Cada um dos parceiros traz um conhecimento único e agrega muito valor a essa iniciativa”, disse o cofundador e CEO da Planet, Will Marshall. “Você não pode gerenciar o que não pode medir, então, combinando os recursos de IA e computação em nuvem da Microsoft, as imagens abrangentes e de alta resolução de satélites da Planet e a profunda experiência no assunto da The Nature Conservancy, esperamos construir uma plataforma poderosa para a superação — e democratização – do acesso aos dados sobre energia renovável.”

Os parceiros continuarão a mapear países adicionais e pretendem divulgar a ferramenta entre aqueles encarregados de gerenciar a transição para energética limpa do mundo nas semanas que antecederam e durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, que acontece em Sharm El-Sheik, Egito, de 6 a 18 de novembro de 2022.

“O mundo precisa de acesso a dados para tomar decisões ambientais responsáveis, e o Global Renewables Watch servirá como uma ferramenta crítica para entender o progresso da humanidade no cumprimento das metas do Acordo Climático de Paris e no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para garantir o acesso a energias acessíveis, confiáveis, sustentáveis e modernas para todos.”, comentou o Vice-presidente da Microsoft e Chied Data Scientist, Juan Lavista Ferres.

O GRW disponibilizará seus dados e resultados no endereço GlobalRenewablesWatch.org, para integração em análises mais amplas.

Sobre a Planet

A Planet Labs PBC (NYSE: PL) é uma provedora líder de imagens de satélite globais e diárias, além de soluções geoespaciais. A Planet é impulsionada por uma missão de criar imagens do mundo todos os dias, e tornar a mudança visível, acessível e acionável. Fundada em 2010 por três cientistas da NASA, a Planet projeta, constrói e opera a maior frota de observação da Terra a partir de imagens de satélites, capturando mais de 30 TB de dados por dia. A Planet fornece dados para missão crítica, insights avançados e soluções de software para mais de 800 clientes, compreendendo as principais empresas de agricultura, silvicultura, inteligência, educação e finanças, além de agências governamentais, permitindo que os usuários obtenham um valor efetivo de forma simples a partir de imagens de satélite. A Planet é uma corporação de utilidade pública negociada na Bolsa de Valores de Nova York, sob o código PL.

Para mais detalhes visite https://www.planet.com/ e siga-nos no Twitter.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das 122 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.

Site oficial: https://www.microsoft.com/pt-br

Crédito:
Imprensa | Microsoft

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3167 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!