Tampinha Legal recebe mais de 2 toneladas de material reciclável em uma única doação

softelec

Imagem: Divulgação/Instituto SustenPlást | Material arrecadado pela APAE de Sapucaia do Sul foi entregue ao programa em 27/09. Ação contou com apoio de soldados do Exército, que atuaram na logística.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – O dia 27 de setembro representou um marco na história do programa Tampinha Legal, que recebeu, em uma única entrega, mais de duas toneladas de tampas plásticas.

O material foi recolhido pela APAE Sapucaia do Sul, uma das entidades assistenciais participantes e a que implantou o maior número de pontos de coleta do Tampinha Legal, mais de 300 estabelecimentos.

A ação contou com o apoio de 14 soldados do 18º Batalhão de Infantaria do Exército que atuaram na logística que envolveu os caminhões que transportaram o contingente e o material da Região Metropolitana até a sede do Tampinha Legal, em Porto Alegre.

Crédito: Divulgação/Instituto SustenPlást

Conforme a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, o objetivo da iniciativa se reafirma a cada entrega realizada: “Além de proporcionar sustentabilidade econômica às entidades assistenciais do terceiro setor participantes, é notória a mudança de comportamento de massa provocada pelo Tampinha Legal. A cada dia observamos maior aderência de pessoas e empresas contribuindo para a economia circular na prática. 100% dos plásticos são recicláveis e nossa missão é fazer com que todos os resíduos plásticos sejam destinados adequadamente para a coleta seletiva.”

A voluntária da APAE Sapucaia do Sul, Laline Fogaça, comenta que o Tampinha Legal contribuiu para resgatar a visibilidade da instituição, pois estimula que mais pessoas se engajem e colaborem.

“O Tampinha Legal contribui não apenas diretamente com os recursos obtidos, mas também indiretamente para que a instituição tenha melhor visibilidade, o que faz com que conquiste contribuições de outras fontes. É extremamente gratificante participar do processo”, finaliza.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos e faz com que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2021 ultrapassou R$ 1,7 milhão de reais destinados 100% para entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes.

O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!