OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Novo Marco Legal – estruturação de qualidade e a sustentabilidade do saneamento básico

softelec
O Grupo Krominox é certificado pela SGS, pois atende os requisitos da norma ISO 9001:2015. Fabricante de tubos com costura em aço inoxidável desde 1996.
O Grupo Krominox é certificado pela SGS, pois atende os requisitos da norma ISO 9001:2015. Fabricante de tubos com costura em aço inoxidável desde 1996.

Imagem: Divulgação | Por Marcos Ledo, CEO da Krominox, líder nacional na produção de tubos de aço inoxidável para Opinião de Especialista AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – Considerado um direito constitucional, essencial para o desenvolvimento das cidades de todos os portes e localidades, o saneamento básico envolve toda a estrutura e serviços voltados à distribuição de água tratada, bem como a coleta e tratamento das águas residuais.

Fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes, especialmente em termos de saúde, redução da mortalidade infantil, valorização dos imóveis, preservação dos recursos naturais e meio ambiente, as projeções de cumprimento desse direito ganharam novas perspectivas a partir do novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado há pouco mais de dois anos, e que segue avançando pelo país.

De acordo com um relatório do Instituto Trata Brasil (ITB), publicado em abril deste ano, mais de 100 milhões de pessoas não possuem serviço de coleta de esgoto e outras 35 milhões ainda não têm acesso à água tratada.

Uma realidade que promete ser transformada a partir da nova medida legal, cujo objetivo é garantir que 99% dos brasileiros tenham a água em suas residências e que 90% tenham seus resíduos coletados e tratados até o final de 2033.

Embora o prazo para o cumprimento da legislação seja curto, a boa notícia é que as novas possibilidades previstas em lei têm permitido que novos investimentos sejam captados, tanto de ordem pública quanto privada. E mais do que isso, para que esses projetos sejam validados, programados e implementados, temos visto uma grande movimentação no setor, desde as empresas de engenharia — aptas a participar dos leilões de concessão e com grande expertise para gerenciar tais iniciativas — até os fornecedores das soluções capazes de trazer eficiência, agilidade e durabilidade em termos estruturais, como é o caso dos tubos de aço inoxidável.

A premissa sustentável

Nesse sentido, quando falamos em grandes obras de magnitude pública, a resistência e durabilidade das matérias-primas são essenciais. Primeiramente, por estarmos falando de projetos que envolvem e impactam a vida de milhares de pessoas de determinada localidade, o que é motivo de transtorno qualquer necessidade de reparo e cuja segurança e integridade da água tratada devem ser mantidas. Segundo, pelo fato da disponibilidade dos recursos públicos, que como cidadãos sabemos a importância de sua boa empregabilidade. Premissas que podem ser cumpridas a partir da escolha de materiais de qualidade e alto custo-benefício como o aço, que além de tudo isso, apresenta um dos substratos mais resistentes à corrosão e ainda atende aos aspectos de sustentabilidade de qualquer projeto, por se tratar de uma solução totalmente reciclável.

Hoje vemos, em muitas cidades, até mesmo nas que já contam com uma estrutura implementada de saneamento, tubulações que merecem igual atenção. Antigamente era corriqueiro o uso de soluções como o plástico e metais de liga simples, como o ferro.

Sabemos que longe de ser uma escolha sustentável, trata-se de materiais com vida útil muito menor, quando comparados ao aço inox. Não à toa, são recorrentes a interrupção de fornecimento da água potável por motivo de manutenção dessas estruturas. Passamos do tempo de inovar nessas plantas urbanas, reduzindo, consequentemente, episódios como esses, que além do transtorno faz com que milhões de litros de água limpa sejam escoados a perder de vista — bastante injusto diante de tantas pessoas que ainda lutam pela dignidade da água potável em suas residências.

Investindo prontamente em soluções efetivas e eficazes, veremos, em longo prazo, um ecossistema completamente limpo e de legado positivo às populações.

Outro ponto importante a se atentar, quando falamos do emprego de tubos de aço inoxidável nestes projetos que seguem em andamento, é a escolha por fornecedores que ofereçam alguns diferenciais, como a personalização. Este atributo permite atender a necessidade de cada obra em específico, cuja extensão de tubulações apresenta variáveis importantes.

Aportando inteligência nessa fase do projeto, optando por soluções que possam ser customizadas dentro dos parâmetros de medida e comprimento exatos — considerando fatores naturais e externos, como a variação de temperatura de cada região, assim como o tipo de solo e infraestrutura urbana —, é possível reduzir perdas das matérias-primas, trazer economia e otimizar o tempo de obra de cada município em questão.

Sobre o autor

Foto: Marcos Ledo Arcello

Marcos Ledo Arcello é o Diretor Geral e CEO da Krominox Group, fabricante de Tubos Inoxidáveis.

Site oficial: https://krominox.com.br

Sobre a Krominox

O Grupo Krominox atua nos principais segmentos industriais nacionais e internacionais entendendo o DNA de cada negócio, imprimindo resultados com qualidade. São fabricantes de tubos com costura em aço inoxidável desde 1996, certificado pela SGS, pois atende os requisitos da norma ISO 9001:2015.
Uma empresa consolidada entre os principais players do segmento, com o diferencial: fabricam a linha completa, do menor ao maior diâmetro. Além disso, fornecem assessoria técnica e comercial, apresentando soluções ajustadas a projetos e necessidades. Atuam no conceito do pós-venda, disponibiliza assistência técnica em todo país através de renomados colaboradores.

Site oficial: https://krominox.com.br

Informamos que os conteúdos publicados para seção Opinião de Especialistas AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS são independentes e de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, na opinião editorial do nosso canal.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!