TOMRA Recycling celebra 10º aniversário de atividade no mercado brasileiro com os olhos para o futuro

softelec
TOMRA Recycling celebra 10º aniversário de atividade no mercado brasileiro com os olhos para o futuro.

Imagem: Divulgação TOMRA – AUTOSORT®

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A TOMRA Recycling, fabricante líder global de sistemas de seleção baseados em sensores, está celebrando esse ano o 10º aniversário no mercado brasileiro. A data celebra as muitas conquistas obtidas no mercado brasileiro, que permitiu a abertura do mercado local, no entanto objetivo passa por olhar para o futuro e continuar crescendo no mercado com as tecnologias da TOMRA em mais plantas de reciclagem.

Para Carina Arita, Diretora Comercial da TOMRA Recycling Brasil:

Carina Arita, Diretora Comercial da TOMRA Recycling Brasil

“São 10 anos realmente de um desenvolvimento de mercado completamente novo, período de divulgação das soluções e eficiências possíveis com as tecnologias de ponta para a Triagem e Seleção de Recicláveis baseada em sensores que a TOMRA desenvolve”.

Carina Arita recorda os tempos quando a TOMRA Recycling chegou pela primeira vez ao mercado brasileiro:

“Quando iniciamos muitos nunca tinham ouvido e muitos se surpreendiam com o que a nossa tecnologia é capaz, nós fizemos um grande trabalho com os diversos envolvidos no nosso segmento e hoje já vemos o conceito sendo mais amplamente conhecido e discutido. Os projetos também foram evoluindo de soluções bem simples para mais completas e mais complexas”.

10 anos depois

10 anos depois da chegada, a TOMRA Recycling já se instalou totalmente no mercado brasileiro e é hoje um key-player no mercado nacional.

Prova disso são as máquinas já instaladas e em operação nas plantas.

“Nós realmente mergulhamos na realidade Brasileira, seja nas questões sociais, econômias e culturais e desenvolvemos para o mercado brasileiro soluções que consideram as tecnologias mais avançadas como a seleção baseadas em sensores combinadas com processos manuais importantes completando um ao outro, visando o equilibrio entre eles e a eficiência que o segmento necessita”, explica a responsável da TOMRA.

Dentro do portfólio da TOMRA, no Brasil as máquinas mais vendidas estão totalmente identificadas.

AUTOSORT®

AUTOSORT®
AUTOSORT®

Para a seleção de garrafas e embalagens recicláveis como PET, PEAD, PP, PVC, garrafa acartonada de bebida, papel, papelão e todos os tipos de plásticos:

AUTOSORT® FLAKE e INNOSORT FLAKE

AUTOSORT® FLAKE e INNOSORT FLAKE
AUTOSORT® FLAKE e INNOSORT FLAKE

Para a purificação de flakes de plásticos (PET e PO) durante o processo da reciclagem. No Brasil, marcamos presença em 25 plantas que realizam valorização de materiais recicláveis ou instalações que efetivamente realizam a reciclagem dos plásticos.

Com um mercado cada vez mais exigente, a demanda interna e externa procura cada vez mais a qualidade e a pureza, e é isso que a TOMRA tem para oferecer, de forma a posicionar os nossos clientes com uma qualidade superior.

Carina Arita sublinha:

“Além da nossa atuação direta, temos um papel consultivo importante e somos sempre procurados por aqueles que buscam entender a percepção holística das questões relacionadas aos resíduos, seja por associações de indústrias que utilizam o plástico buscando a visão macro do mercado de resíduos, seja a situação inversa, bem como muitos desenvolvendo o olhar da Economia Circular, observando de forma completa as etapas de toda a cadeia. Muitos buscando parcerias e realmente se envolvendo para promover resultados consistentes de valorização dos materiais descartados que devem retornar para a cadeia reduzindo impactos e reduzindo a pegada de carbono.”

Próximos 10 anos com o objetivo muito definido

A filial brasileira da TOMRA Recycling destaca-se pela forte presença que tem no mercado, mas acima de tudo pelo papel preponderante que tem nos clientes e nos seus potenciais. Carina Arita, responsável da filial brasileira explica:

“Enquanto os nossos concorrentes trabalham com agentes/representantes comerciais, a TOMRA conta com toda a infraestrutura de atendimento, desde etapa conceitual, projeto, venda e pós venda com especialistas técnicos experientes e peças de reposição, que facilita muito o dia a dias dos nossos clientes, dado que conseguimos mitigar rapidamente qualquer problema”.

Para os próximos 10 anos o objetivo está bem definido. Para Carina Arita, “considerando o potencial do mercado brasileiro, daqui a 10 anos a filial brasileira tem possibilidade de estar entre os 5 maiores mercados da TOMRA mundialmente”.

“Nosso principal objetivo é fornecer soluções de seleção baseada em sensores com tecnologia de ponta atualizada, eficiente e adequada para o mercado brasileiro promovendo a valorização dos recursos naturais contidos em materiais recicláveis e portanto gerando novos ciclos de vida para os materiais, mantendo-os produtivos e evitando novas extrações. Para isso, a visão de curto prazo é que continuaremos atuando ativamente para demonstrar para o mercado soluções possíveis e adequadas, analisando benefícios e impacto para a sociedade e as empresas, a fim de impulsionar o mercado brasileiro para que ele efetivamente cresça de acordo com o seu potencial. E a médio e longo prazo vamos investir e trabalhar com a ambição de liderar a revolução de recursos naturais, criando e fornecendo soluções baseadas em sensores para otimizar a produtividade dos recursos, desde obtenção, uso, gestão, recuperação, reciclagem e revitalização deles”, conclui Carina Arita.

Novo Diretor para as Américas

E para reforçar ainda mais o papel preponderante da TOMRA Recycling, foi nomeado recentemente um novo Diretor para as Américas, que vai trabalha em estreita colaboração com a filial brasileira para ajudar a atingir os objetivos propostos.

Ty Rhoad foi anunciado como o novo Diretor Regional para as Américas, substituindo Carlos Manchado Atienza.

Oferecendo significativa experiência em operações e vendas, Rhoad liderará as equipes comercial, serviços e gerenciamento de projetos na América do Sul e do Norte. Ele também se envolverá em atividades de desenvolvimento de negócios para as soluções de seleção ótica da empresa, ajudando os clientes a atingir as metas de pureza e produtividade, oferecendo soluções personalizadas em vários setores, incluindo resíduos, plásticos e metais.

Seu histórico na indústria de resíduos inclui trabalhar com ONM Environmental Products and Services – uma empresa líder em produtos, sistemas e serviços de qualidade do ar industrial – e Rehrig Pacific Company – a líder da indústria em contentores de resíduos e reciclagem e soluções de cadeia de abastecimento. Enquanto estava na Rehrig, ele se destacou em vendas e, mais recentemente, liderou a equipe comercial da empresa na América do Norte como diretor comercial.

A missão de Rhoad na TOMRA é ajudar a aprimorar as capacidades e a estrutura geral do sistema de reciclagem atual.

“Ao longo dos anos, desenvolvi uma paixão pela reciclagem e pelo negócio. O que torna esse setor tão especial são os contatos que vão além das relações empresariais para as amizades. A TOMRA está na vanguarda da economia circular trabalhando para fechar o ciclo e vejo um enorme potencial de crescimento para nossas tecnologias de seleção líderes do setor nas Américas ”, disse Rhoad.

“Nossa equipe comercial oferece ampla seleção de tecnologia de seleção e experiência em aplicações, o que permite à TOMRA fazer parceria com os clientes do início ao fim com o objetivo de atingir as metas de pureza e capacidade de processamento. Apoiando os clientes além da venda, nossa equipe de serviço trabalha diretamente com os clientes para garantir que os equipamentos estejam funcionando com eficiência otimizada.”

Sobre a TOMRA Recycling

A TOMRA Recycling desenvolve e fabrica tecnologias de seleção baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos. Cerca de 7.400 sistemas foram instalados em mais de 100 países em todo o mundo.

Responsável pelo desenvolvimento do primeiro sensor infravermelho próximo (NIR) de alta capacidade do mundo para aplicações de seleção de resíduos, a TOMRA Recycling continua sendo pioneira no setor, dedicando-se a recuperar frações de alta pureza que maximizam tanto a rentabilidade quanto o lucro.

A TOMRA Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para selecionar, descascar e processar análises para a indústria alimentícia, de mineração e outras. A TOMRA Sorting pertence à empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo. Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de 995 milhões de euros e emprega mais de 4.300 pessoas globalmente.

Para mais informações sobre a TOMRA Recycling, visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling e siga também as redes sociais LinkedInTwitter or Facebook.

Crédito:
Imprensa | TOMRA Recycling

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!