AB Brasil investe R$ 150 mi em tratamento de efluentes e geração de energia elétrica e térmica com biogás

softelec
AB Brasil é um dos principais produtores de ingredientes de panificação e confeitaria, atuando nos segmentos Industrial, Food Service e Consumo.
AB Brasil é um dos principais produtores de ingredientes de panificação e confeitaria, atuando nos segmentos Industrial, Food Service e Consumo.

Imagem: Divulgação | Detentora das marcas Fleischmann, Gran Finale, Mauri, Ovomaltine, Twinings, Jordarns e Sohovos anuncia a produção de energia renovável para abastecer 25% do consumo de sua planta de Pederneiras (SP)

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2022 – A AB Brasil, líder nacional na categoria de fermentos, anuncia o investimento de R$ 150 mi na ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de sua fábrica em Pederneiras, no interior de São Paulo, que passará a produzir biogás a partir de resíduos do melaço, principal matéria-prima do fermento.

O biogás produzido na ETE será responsável pela geração de 25% da energia elétrica e térmica (vapor e água quente) consumida na planta, o que acontecerá a partir do segundo semestre deste ano.

Para Danilo Nogueira, diretor-geral da AB Brasil, esse investimento faz parte do compromisso da empresa com o meio ambiente.

“Temos consciência de que é preciso respeitar o planeta pelo bem da nossa sobrevivência e de nossos negócios. A AB Brasil está avançando cada vez mais em projetos sustentáveis que exigem não apenas investimentos, mas iniciativa e vontade verdadeira de contribuir com o futuro de todos nós”, enfatiza Nogueira.

Ele lembra que o respeito a todas as formas de vida sempre foi premissa da Companhia, que também está alinhada, dentre outros projetos, com o movimento cage-free (galinhas livres de gaiolas).

“Em 2020 oficializamos nosso compromisso púbico de fazer a conversão para o sistema cage-free até 2025 de todos os produtos da Companhia que levam ovos em sua formulação e, até 2028, dos produtos à base de ovos pasteurizados (ovos, gemas, claras e sobremesas) para o segmento industrial, fornecidos pela Sohovos”, informa o diretor-geral.

Nogueira finaliza dizendo que “estamos ampliando nossa atenção ao meio ambiente e atuando no que podemos fazer por ele”.

Da cana-de-açúcar ao biogás

O avanço das pesquisas e da tecnologia no setor agropecuário permitiram desenvolver diversos produtos a partir da cana-de-açúcar, usando como base seus subprodutos, como o melaço, por exemplo.

Principal matéria-prima para a fabricação do fermento biológico, o melaço é o caldo da cana-de-açúcar altamente concentrado. Seus resíduos possibilitam a produção do biogás, gerando energia elétrica e térmica limpa e renovável, uma alternativa aos combustíveis fósseis do ponto de vista ambiental e da sua provável escassez.

A produção do biogás também gera resíduos e na ETE da AB Brasil eles serão tratados e lançados no Rio Tietê, seguindo rigorosamente os padrões de lançamento estabelecidos pelos órgãos ambientais.

O infográfico abaixo ilustra o processo desde o campo até a geração de energia:

Crédito: Divulgação

AB Brasil sustentável

O uso e a atenção ao fomento de um novo modelo de geração de energia eficiente e responsável já fazem parte da estratégia da AB Brasil desde 2007, como explica o biólogo e gerente dos projetos de responsabilidade socioambiental da Companhia, José Luiz Theodoro: “Toda a geração de vapor de nossa planta de Pederneiras provém de fonte renovável e sustenta a produção de leveduras e ingredientes para panificação e confeitaria”.

Theodoro informa ainda que desde 2010 a fábrica de Sorocaba (SP) usa 100% de energia com fonte renovável na planta.

Sobre a AB Brasil

A AB Brasil é subsidiária brasileira do grupo internacional ABF (Associated British Foods), com sede na Inglaterra. AB Brasil é um dos principais produtores de ingredientes de panificação e confeitaria, atuando nos segmentos Industrial, Food Service e Consumo.

No Brasil, atua com as marcas Fleischmann, Mauri, Twinings, Ovomaltine e Jordans, possuindo fábricas em Pederneiras-SP (fermentos, misturas para pães e bolos, recheios e coberturas incluindo cremes vegetais) e Sorocaba – SP (ovos e derivados de ovos pasteurizados).

Site oficial: https://www.abbrasil.com.br/

Sobre a ABF

De origem inglesa, a Associated British Foods, com sede em Londres, possui mais de 128 mil funcionários e operação diversificada em 53 países, incluindo varejo de moda (Primark), refinarias de açúcar (AB Sugar), tecnologia para alimentação (AB Agri e AB Vista), alimentos (Twinings, Ovomaltine e Jordans) e ingredientes (AB Mauri – confeitaria e panificação).

A ABF fatura anualmente U$ 22 bi, sendo o quarto maior grupo de alimentos da Europa e um dos 10 maiores do mundo.

Site oficial: https://www.abf.co.uk/

Crédito:
Imprensa | AB Brasil 

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!