Empresa especializada em granolas e shots funcionais potencializa a compensação dos resíduos gerados por suas embalagens

softelec

Imagem: Divulgação | Empresa plant-based, por uso da coleta seletiva e logística reversa, já recolheu mais de 597 quilos de resíduos do meio ambiente somente no ano passado

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – As embalagens são itens tão importantes quanto os produtos que compramos dentro delas e, seja do ponto de vista dos consumidores, das empresas que fabricam os produtos ou até mesmo da logística envolvida em todo o processo, as embalagens se tornam um assunto cada vez mais em alta, muito por causa da sustentabilidade

A MadeReal, empresa que oferece produtos focados na alimentação saudável que incluem granolas e crackers – tudo 100% plant-based, ou seja, sem o uso de ingredientes de origem animal, promove o uso de embalagens biodegradáveis em parte dos seus produtos e outras são comercializadas com embalagens com PE Verde, que utilizam o filme de polietileno, 51% da resina da cana de açúcar, selo I´m Green e aprovado pela Anvisa para contato direto com alimentos.

Outra ação promovida pela empresa é a logística reversa, em uma parceria com a empresa carioca Polén. Com esse processo, a MadeReal retirou do meio ambiente 597 quilos de resíduos sólidos do meio ambiente em 2021, além de 619 quilos de emissões de CO² que deixaram de ser emitidos no meio ambiente. Para realizar a compensação do impacto das embalagens, a MadeReal associa a massa total coletada e triada por operadores de logística reversa ao plano de compensação. Estes operadores são homologados e auditados periodicamente para garantir sempre as melhores práticas de qualidade, gestão e destinação de resíduos. 

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

“A MadeReal faz uso do sistema de logística reversa em prol da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Funciona assim: nós informamos à empresa responsável pela coleta dos resíduos, o quantitativo de produtos vendidos e quantas toneladas de lixo esse processo gerou no ano anterior. Com esses números multiplicados, chegamos à quantidade certa para a compensação, que é retirada do meio ambiente pela Polén. Essa empresa trabalha diretamente com cooperativas e ongs de coletores desse tipo de material, o que gera um sistema de ganha-ganha”, destaca a Anna Baptista, idealizadora e fundadora da MadeReal.

Como funciona o sistema de logística reversa

Hoje em dia é responsabilidade de todas as partes envolvidas o fim que as embalagens terão no meio ambiente, e é nesse ponto que a logística reversa mostra sua importância e faz toda a diferença. Dentro desse processo, o cliente final – pessoas físicas e atacadistas – precisam ser alvo de campanhas de coleta seletiva, pois é o principal sujeito da devolução das embalagens.

O segundo processo parte do centro de distribuição, que é o principal laço entre o cliente e a empresa ou fábrica. É no centro de distribuição que são utilizados os sistemas de logística para organizar todo o processo. Já no terceiro processo a indústria reutiliza a embalagem como matéria-prima, diminuindo custos de produção e também o impacto no meio ambiente.

A MadeReal está cada vez mais envolvida no acompanhamento do ciclo de vida dos seus produtos. Essa é uma tendência sustentável e baseada em logística reversa.

“Estamos conseguindo estabelecer uma cultura transversal de comprometimento com os grandes desafios globais, respondendo com uma visão de longo prazo, responsabilidade e respeito ao meio ambiente. Nosso processo de logística reversa está cada vez mais abrangente e estamos garantindo o uso cada vez mais consciente das embalagens na nossa produção”, completa Annaa Baptista.

Sobre a MadeReal

Criada em 2018, a MadeReal surgiu no mercado com a missão de oferecer aos consumidores produtos de qualidade e que são uma ótima opção para um lanche saudável. Tudo 100% plant-based, nada de origem animal. Atendendo as preferências do mercado, a MadeReal inova sempre, destacando o sabor, leveza e qualidade das suas criações.

Suas combinações incluem granolas, crackers e bombs (shots) que prometem se destacar na preferência daqueles que buscam uma alimentação equilibrada e nutritiva sem deixar de lado os lanchinhos durante o dia.

Os produtos da MadeReal podem ser encontrados em mercados de São Paulo e no site oficial da marca (madereal.com.br). Através do Clube de Assinatura, os consumidores podem comprar e receber de forma fácil os produtos naturalmente saudáveis da marca.

Site oficial: https://www.madereal.com.br/

Crédito:
Imprensa | MadeReal

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!