Ternium Brasil e Gás Verde anunciam novo contrato de fornecimento de biometano

softelec
Sentados ao centro, CEOs da Ternium Brasil (esquerda), Marcelo Chara, e da Gás Verde (direita), Marcel Jorand, reuniram os times para formalização do novo contrato (crédito: Divulgação Ternium/ Marco Antônio Teixeira)

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2023 – A Ternium Brasil, uma das líderes na produção de aços planos na América Latina, e a Gás Verde, maior produtora de biometano na região, anunciam um novo acordo de fornecimento do biocombustível para utilização no processo produtivo. Com o contrato divulgado pelas companhias, em reunião no centro industrial de Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O biometano é uma fonte de energia 100% renovável e reduz em 99,9% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Produzido a partir de biogás de resíduos de aterros sanitários, o biometano pode ser utilizado no processo produtivo de indústrias e para abastecer veículos, em substituição a todo tipo de combustível fóssil, como o diesel, GLP, óleo combustível, gás natural e gasolina, por exemplo.

“A Ternium acredita que a sustentabilidade é o motor para o desenvolvimento e inovação. Em 2019, fomos a primeira empresa a utilizar o biometano na produção do aço. Agora, com o novo acordo, reforçamos o compromisso de usar o gás do lixo que beneficia empresas, sociedade, meio ambiente e a comunidade no entorno”, comenta o presidente da Ternium Brasil, Marcelo Chara.

O biometano fornecido pela Gás Verde à Ternium Brasil é produzido no Aterro Sanitário de Seropédica (RJ), considerado o maior da América Latina e é utilizado com eficácia no processo produtivo da siderúrgica.

A Ternium é a primeira companhia do setor na América Latina a utilizar o biometano no processo produtivo.

“Nossa missão é ajudar as empresas a avançarem em suas jornadas NetZero. Temos um compromisso com a transição energética e temos a certeza de que o biometano é a opção mais eficiente, que elimina a necessidade de compensação, uma vez que reduz, de fato, as emissões das empresas”, avalia o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand.

Sobre a Ternium Brasil

A Ternium Brasil é uma das líderes na produção de aços planos da América Latina. A usina, no distrito Industrial de Santa Cruz, operada pela Ternium desde 2017, tem capacidade de produção de cinco milhões de toneladas de placas de aço por ano, com alto nível de sofisticação que atende indústrias nos EUA, México, Brasil e Europa. A empresa possui cerca de 8 mil funcionários, sendo que mais de 60% são moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A Ternium investe mais de R$ 10 milhões por ano no desenvolvimento socioeconômico de Santa Cruz e região, por meio de projetos sociais, com foco em educação, que atendem a mais de 9 mil pessoas diretamente.

Sobre a Gás Verde

Maior produtora da América Latina, a Gás Verde produz e comercializa o biometano proveniente do biogás de aterros sanitários e, a partir de 2024 irá produzir o CO2 verde. Além disso, emite o CBIO, o crédito de descarbonização de acordo com as especificações da ANP e o BIORec, o certificado de rastreabilidade do biometano adquirido.

A Gás Verde oferece soluções para um mundo sustentável ao apoiar o tratamento de resíduos e a transição efetiva das empresas para uma matriz energética mais limpa. A companhia faz parte do Grupo Urca Energia é uma holding de investimentos em energia inteligente e sustentável, formado também pelas empresas Eva Energia, Urca Trading e Urca Gás.

Site oficial: https://gasverde.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!