Ibitu passa a comercializar I-RECs

Ibitu passa a comercializar I-RECs
Ibitu passa a comercializar I-RECs

Imagem: Pexels Pixibay | Certificados de energia renovável garantem a rastreabilidade da energia de origem limpa e renovável

A Usina Hidrelétrica de Quebra Queixo, controlada pela Ibitu Energia e BMPI, foi registrada para a emissão dos certificados de energia renovável I-RECs.

Os títulos garantem o rastreamento de atributos ambientais de energia facilitando a contabilidade confiável de carbono, para Escopo 2, compatível com padrões internacionais.

Com base na geração de energia da usina, localizada na cidade de Ipuaçu em Santa Catarina, os certificados correspondem à energia gerada a partir de 1 de julho de 2020 até 30 de junho de 2021, totalizando cerca de 347 mil títulos. O suficiente para uma empresa consumidora que declarou a emissão de 34.700 toneladas de CO2, relatar emissões zero no Escopo 2. O mercado brasileiro de I-RECs passa por um crescimento substancial, em 2019 foram aproximadamente 2,5 milhões de transações I-REC, já em 2020, chegamos a 4 milhões. De acordo com o Instituto Totum, emissor dos certificados no Brasil, a estimativa é chegar ao final deste ano com 8 milhões de I-RECs.

I-REC permite que as empresas façam uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo. A Ibitu, com portfólio 100% renovável, está em negociações avançadas para a comercialização e transferência dos certificados da usina.

“Nosso crescimento é pautado pela energia renovável, este é um importante passo para a diversificação do nosso portfólio e em linha com as expectativas de nossos clientes que tem altas metas de ESG. Queremos ser referência no setor e contribuir para o processo global de descarbonização“, comenta Gustavo Ribeiro, Presidente da Ibitu.

Sobre A Ibitu Energia 

A Ibitu, cujo nome tem origem do tupi-guarani e significa vento, é uma das maiores empresas de geração e comercialização de energia 100% renovável.  O desenvolvimento sustentável focado nas premissas ambientais, impacto social positivo e de governança estão no DNA da companhia que possui 832 megawatts (MW) em operação distribuídos entre cinco complexos eólicos localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, além de três usinas hidrelétricas, em Minas Gerais, Mato Grosso e Santa Catarina.

Com um pipeline de novos projetos em desenvolvimento de energia eólica, solar e híbridos que somam 1,7 gigawatts (GW) ao portfólio, a Ibitu emprega mais de 170 profissionais, está entre as cinco maiores geradoras de energia eólica em operação comercial no mercado livre de energia e busca tornar-se um dos mais importantes protagonistas do mercado brasileiro de energia.

Site oficial: https://ibituenergia.com/

Sobre a BMPI Infra

A BMPI Infra é uma holding de investimentos e participações de capital privado, fundada em maio de 2013 para atuar de forma proativa na busca de novas oportunidades no setor de infraestrutura. Possui uma estratégia de investimentos focada na criação de valor por meio de investimentos de longo prazo, juntamente com uma gestão ativa de seus investimentos. Entre seus setores-alvo, destacam-se resíduos sólidos, água e esgoto, energia, infraestrutura social e real estate.

O modelo de negócios da empresa abrange aquisição de participação acionária em empresas de capital fechado, participação em concessões e parcerias público-privadas e desenvolvimento de novos projetos. Como filosofia de investimento, a BMPI possui uma abordagem proativa e disciplinada na busca e seleção de novas oportunidades. Os investimentos são orientados a setores da economia nos quais a empresa detém amplo conhecimento. Como filosofia de gestão, a BMPI possui papel ativo em cada uma de suas companhias investidas, e se posiciona como agente transformador durante todo o ciclo do negócio, compartilhando conhecimentos de gestão, planejamento financeiro, estratégia empresarial e governança corporativa, por meio da participação em conselhos de administração e comitês de gestão.

Site oficial: http://www.bmpi.com.br/investimentos/

Crédito:
Imprensa | Ibitu Energia 

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1332 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.