Celesc anuncia construção de usina solar em Campos Novos

softelec

Imagem: Victor Vinícius de Santana Palmeira – Diretores da Celesc e representantes do consórcio DMS-FiberX 228, durante assinatura da ordem de serviço para a 2ª Usina Solar Fotovoltaica da Celesc Geração, que será construída em Campos Novos (SC) | Companhia pública investe em energia limpa, renovável e diversifica portfólio de atuação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – Os diretores da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc) assinaram a ordem de serviço para a 2ª Usina Solar Fotovoltaica da Celesc Geração, que será construída no município de Campos Novos (SC).

O valor da obra é de R$ 4.825.000,00 com prazo de execução de 150 dias e as atividades feitas pelo consórcio DMS-FiberX 228.

A catarinense FiberX irá fornecer todos os cabos, painéis solares, inversores e demais equipamentos e a construção será feita pela gaúcha DMS Engenharia.

Diversificação de portfólio

“O modelo de negócio adotado pela empresa foca na modalidade de fazenda solar“, diz o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins. Ele ressalta que o investimento em usinas fotovoltaicas é uma diretriz que consta no Plano Diretor da companhia e tem sido um dos principais focos dos esforços em direção aos novos negócios.

A Celesc sabe que a energia fotovoltaica é uma demanda consolidada no mercado. Por isso, dá início à construção dessas fazendas solares para diversificar seu portfólio de atuação e investir em energia renovável“, destaca o diretor de Geração Transmissão e Novos Negócios, José Carlos Ferreira Junior.

Geração limpa

A unidade de Campos Novos vai utilizar 2196 módulos fotovoltaicos, ocupará área equivalente a um campo de futebol, terá potência total de 1,00 MW e geração de energia para abastecer cerca de 500 residências.

“Essa usina evitará que 210 toneladas de CO2 sejam lançados na atmosfera por ano”, explica o diretor da Vertical de Renováveis, Infraestrutura e Utilities da FiberX, Paulo Andrade.

“Além disso, essa é uma fonte de energia realmente sustentável, pois não emite nenhum tipo de poluente na atmosfera e nem os gases que contribuem para o efeito estufa”, completa.

Expansão

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), essa é a fonte de energia que mais cresce no mundo e o Brasil tem a oportunidade de se tornar uma liderança global, graças ao seu tamanho continental e à ampla área ensolarada.

Em outubro deste ano, a entidade mostrou que o Brasil atingiu 21 gigawatts (GW) de capacidade de geração solar fotovoltaica instalada em solos, telhados de residências, comércios e indústrias, produtores rurais e prédios públicos. Com isso, mais de 29,9 milhões de toneladas de CO2 foram evitadas de serem lançadas na atmosfera e mais de 630 mil novos empregos foram gerados.

Ainda em outubro, um balanço da Absolar mostrou que quatro estados conquistaram importantes marcos de capacidade instalada em geração distribuída solar fotovoltaica. O Paraná aparece com 1,1 GW, seguido por Santa Catarina com 800 MW. Bahia e Rio de Janeiro aparecem com 600 MW cada.

Um estudo feito por uma consultoria especializada, encomendado pela Absolar, também revelou que nos próximos dez anos a geração própria de energia solar vai quadruplicar e contribuir com a redução de até 60% no acionamento das bandeiras tarifárias.

“A preocupação com a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta são grandes motivos para investir em alternativas energéticas. Nossa visão de mercado está bem alinhada com esses princípios e vamos atuar cada vez mais em parcerias estratégicas para construir usinas solares em todo Brasil”, enfatiza o diretor da FiberX, Paulo Andrade.

Sobre a FiberX

A FiberX é uma integradora de soluções em tecnologia, uma das grandes fornecedoras de produtos de telecomunicações do país e está entre as maiores distribuidoras da América Latina da multinacional chinesa Huawei. Com taxa de crescimento anual de 92% nos últimos quatro anos, é uma das corporações que mais se desenvolve neste mercado.

A FiberX fornece soluções tecnológicas estáveis e seguras para o Mercado ISP, agronegócio, empresas de pequeno, médio, grande porte, até multinacionais e órgãos governamentais do país.

A corporação também atende empreendimentos de energias renováveis, utilities, presta suporte, consultoria, treinamento, monitoramento e manutenção de redes ópticas, disponibiliza soluções em nuvem, internet das coisas e 5G.

Site oficial: https://www.fiberx.com.br/

Crédito:
Imprensa | FiberX

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!