Cartão Eco-SIM da Thales: primeiro SIM de plástico pós-consumo

©Thales – eco-SIM card

Em parceria com empresa francesa Veolia, Thales apresenta cartão SIM com design ecológico produzido a partir de poliestireno oriundo de refrigeradores. Cartão Eco SIM ajudará a atender objetivos de desenvolvimento sustentável da Thales e das operadoras de telefonia móvel que utilizam os seus produtos.

Com quase 4,5 bilhões de cartões SIM produzidos no mundo inteiro em 2020 o equivalente a duas Torre Eiffel, a Thales e a Veolia, líder global em gestão otimizada de recursos, se uniram para ajudar este mercado de telefonia móvel a atender suas credenciais ecológicas e lançaram o “Cartão eco-SIM”, feito a partir da reciclagem de poliestireno originado de eletrodoméstico descartados.

O plástico polimerizado encontrado em altas concentrações em resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos  é processado na unidade de reciclagem da Veolia, na França. Os engenheiros da Thales trabalharam com os especialistas da Veolia para desenvolver um processo especial que utiliza este material reciclado para fabricar cartões SIM com os requisitos exigidos pelo setor de tecnologia móvel.

Este produto inovador apoiará as operadoras de telefonia móvel em sua transformação sustentável e ajudará as empresas do setor a enfrentar as questões ambientais de seus assinantes. A operadora Orange, da Bélgica, é a primeira a utilizar o Eco-SIM.

O cartão Eco-SIM tem uma pegada zero de carbono, já que as emissões de CO2 do processo de fabricação e de componentes eletrônicos, que não podem ser reciclados, são neutralizadas por completo pelo abrangente programa de compensação de carbono da Thales.

“Todos os nossos objetos cotidianos poderão em breve ser feitos de materiais reciclados, graças a empresas visionárias e responsáveis como a Thales. O exemplo do cartão SIM oferece uma visão rápida do amplo campo de possibilidades aberto pelo design ecológico”, disse Anne le Guennec, diretora de Atividades de Resíduos da Veolia na França.

“Este projeto de inovação com a Veolia apoiará os nossos clientes de telecomunicações em sua transição ecológica ao transformar resíduos em cartões SIM ambientalmente responsáveis. A inovação faz parte da ambiciosa política de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social de nossa empresa e oferece às operadoras de telefonia móvel uma nova oportunidade de aprimorar a sua proposta de valor para os consumidores em termos de sustentabilidade“, disse Emmanuel Unguran, vice-presidente de Soluções de Conectividade Móvel na Thales.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais e tecnologias essenciais –conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica – para construir um futuro em que todos possamos confiar e que é vital para o desenvolvimento de nossa sociedade. A empresa oferece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes – empresas, organizações e nações – a superar seus desafios nos mercados de defesa, aeronáutica, transporte e identidade digital e segurança, tendo sempre pessoas à frete do processo de tomada de decisão.

Com 81.000 colaboradores em 68 países, a Thales teve um faturamento de € 17 bilhões em 2020.

Crédito:
Imprensa | Thales

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 838 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.